Lula e Obrador: semelhanças e diferenças

Obrador hackeadoO ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia, e outros alckmistas estão fazendo ligações entre o candidato das esquerdas no México, López Obrador, e o presidente Lula. Defendem que a campanha de Alckmin aqui deve ser igual à de Calderon lá.

Mas, será que essa aproximação é válida? Quais as principais semelhanças e diferenças? A estratégia mexicana pode ser transplantada para o Brasil sem risco de rejeição?

Comecemos pela semelhanças. Uma coisa Lula e Obrador têm em comum: o preconceito que sofrem. Obrador foi acusado de não poder governar o México por não saber... falar inglês(!?!)... Hackers invadiram sua página na internet e a direcionaram para uma outra onde ele aparecia como na foto que ilustra esta postagem (não é parecida com uma capa recente da Veja?).

Toda a campanha de Calderón teve o sentido de tentar mostrar à população que a eleição de Obrador levaria o México ao caos econômico (não vimos esse filme aqui em 2002?). O presidente Fox engajou-se de corpo e alma e grana na campanha, a ponto de, em uma única semana, Calderón ter mais de duas mil e cem inserções em rádios e TVs.

Em resumo, depois de contar com o apoio do governo, do presidente e dos empresários (e também - denuncia Obrador - de fraudes eleitorais) Calderón conseguiu vencer Obrador por uma diferença de apenas 0,5% dos votos. Pouco mais de 200 mil votos num universo de mais de 40 milhões de eleitores.

Agora, as diferenças: Lula não é oposição, é governo. Um governo - segundo a última pesquisa do Ibope - aprovado por 60% dos brasileiros. Aliás, segundo a mesma pesquisa, 77% dos brasileiros esperam que o restante do ano seja bom ou muito bom. Portanto, dizer que Lula vai desestabilizar a economia, soaria como piada.

O que resta então? Apenas a baixaria, o recurso dos hackers, a tentativa de desestabilização, de vender para a população que Lula pode tentar um golpe de estado no segundo mandato, apoiado por Fidel, Evo e Chávez, e pelo PCC(?)...

É isso o que aconselham esses alckmistas: a instalação da barbárie no país (atenção dondocas - by Lembo - é "barbárie" e não "Barbie"). Mas duvido que alguns tucanos de alta plumagem (e outros interesses), como Serra e Aécio, por exemplo, banquem esse jogo.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos