CPI das ONGs e da Fundação Roberto Marinho

As Organizações Globo e o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) estão louquinhos para que seja instalada uma CPI das ONGs. Este blog é a favor da instalação desta CPI. E vai além: deve-se investigar também as Fundações dos grandes bancos e a Fundação Roberto Marinho.

Sobre esta última, a CPI poderia começar ouvindo o que tem a dizer Roméro da Costa Machado, autor do livro Afundação Roberto Marinho. Roméro foi controller da Fundação e declara no livro coisas como:
"As principais irregularidades encontradas nesta nova auditoria [realizada na Fundação Roberto Marinho, a pedido de Roméro] foram: Compra de Notas Fiscais; Notas Frias (Frias-Frias e Frias-"Quentes"); Notas de diferentes empresas (várias) escritas pela mesma pessoa; Notas Fiscais falsas (montadas a partir de cartões de visitas e impressos de empresas que sequer sabiam que estavam transacionando com a Fundação); Caixa Dois; Equipamentos comprados com notas de serviço; Despesas de viagens falsificadas; Funcionários da Globo (principalmente diretores) recebendo através de notas frias; Empresas da Globo faturando e cobrando "facilidades" da Fundação; Contratação de parentes; Sumiço de ativo fixo (principalmente fitas de vídeo). Isto, sem contar o "assalto" aos cofres do governo (Ministério da Educação) na obtenção de verbas a "fundo perdido" (dinheiro grátis, obtido na "bacia das almas") para fazer programas "educativos" medíocres da Fundação, que segundo opinião de um diretor da própria Fundação, o telecurso era o curso mais caro do mundo, pois se o dinheiro empregado pelo governo na Fundação fosse distribuído diretamente aos alunos necessitados praticamente acabaria o curso elementar no Brasil."

Quer saber mais? Leia uma entrevista com Roméro da Costa Machado clicando aqui.

Clique aqui e adicione o Blog do Mello aos seus Favoritos