Sobre o tal apagão nos aeroportos brasileiros

Peralá. Esse negócio de chamar de "apagão" o que está acontecendo nos aeroportos brasileiros já passou do ponto. Não se pode comparar o que está acontecendo agora ao apagão que efetivamente aconteceu no governo de FHC. São coisas muito diferentes. O chamado apagão dos aeroportos atinge apenas os que se utilizam de avião. O apagão verdadeiro, aquele da energia elétrica no governo de Fernando Henrique, atingiu todos os brasileiros. Além escuridão, vieram os alimentos perdidos nas geladeiras e freezers, a paralisação das indústrias, do comércio, da iluminação das ruas, do controle de tráfego etc.

Com isso, não estou querendo livrar a cara do governo Lula. A situação dos controladores de vôo é absurda, e os riscos a que todos os que utilizamos os aeroportos nos submetemos é inadmissível. Mas daí a comparar uma coisa com a outra vai uma distância enorme. Inclusive porque - apenas para lembrar os esquecidinhos - , na ocasião do apagão elétrico, toda a população brasileira - e não apenas os que se utilizam de aviões - teve que controlar o consumo de energia. O tempo de tomar banho, de lavar roupas, de ver TV. Foram criadas taxas fixas de gasto para cada faixa de consumidor, aumento de tarifas e cobrança de multas para quem ultrapassasse as taxas delimitadas.

Portanto, peralá. Comparar o problema nos aeroportos com o que aconteceu no governo FHC é querer medir o mundo com sua régua particular.

Clique aqui e adicione o Blog do Mello aos seus Favoritos