A morte e a outra morte do pequeno João (2)

E a exploração da tragédia do menino João continua... Em sua edição de hoje, o jornal O Globo afirma que a morte da criança virou parte da trama de uma de suas novelas:

A notícia sobre a morte de João voltou ontem à noite à TV. Desta vez, foi na novela da Rede Globo "Páginas da vida".
No capítulo, escrito às pressas pelo autor Manoel Carlos, a freira Natércia (Bete Mendes) chega à sala da diretoria do hospital e mostra o jornal com a reportagem sobre o caso a outras duas freiras.
- Minha Virgem Maria, não dá para acreditar numa barbaridade dessas! - diz Natércia.
As três freiras choram em silêncio. "Aí, num mesmo gesto, elas se ajoelham, fazem o sinal da cruz, baixam suas cabeças e rezam", escreve Manoel Carlos.

Está aí escancarada a espetacularização da tragédia para aumentar a audiência. É a mistura de “conteúdo livre” com “faturamento publicitário”, tema da postagem Diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger queima a imagem da Globo.

É proposital essa busca de uma interseção entre ficção e realidade. O objetivo é buscar a alienação, a apatia, que levam ao consumo como única forma para alcançar a felicidade. Por isso também é fundamental mostrar que o país não tem jeito, nossos políticos são os piores, nosso povo é chinfrim (a esse respeito leia a postagem Mainardi e Bonner: Veja e Globo X Brasil).