quarta-feira, 23 de maio de 2007

Maconha não faz mal, o que faz mal é fumá-la

Pelo menos é o que afirma um estudo, publicado domingo numa matéria do Portal Terra:

Vaporizar folhas da cannabis ao invés de queimá-las pode liberar os ingredientes eficazes da droga de forma mais efetiva, mostrou um estudo piloto realizado na Universidade da Califórnia. Segundo o trabalho, essa forma de consumo evita as toxinas prejudiciais da maconha inaladas por meio do fumo. O resultado pode beneficiar o uso medicinal da droga.

Segundo a revista Nature, o pesquisador Donald Abrams e sua equipe decidiram investigar os benefícios do "Vulcão", um vaporizador comercialmente disponível nos EUA. O aparelho esquenta as folhas de maconha a uma temperatura que fica entre 180ºC e 200ºC sem que aconteça combustão. Esse processo libera o THC (tetrahydrocannabinol), o princípio ativo da maconha, em forma de óleo na superfície das folhas.

Estudos anteriores mostraram que as toxinas maléficas liberadas quando a maconha é queimada, como o monóxido de carbono e substâncias cancerígenas, não são produzidas por esses aparelhos. O estudo de Abrams foi o primeiro a comparar em humanos os efeitos do ato de fumar e de vaporizar a cannabis. "A vaporização é capaz de entregar de forma mais rápida o THC no fluxo sanguíneo", disse.

A maconha é utilizada principalmente para aliviar as dores de pacientes de esclerose múltipla e no tratamento do glaucoma, além de estimular o apetite em pacientes com aids e diminuir as náuseas para pessoas em processo quimioterápico. No entanto, segundo os médicos, fumar não é um bom método de fornecimento da droga por causa dos seus efeitos maléficos - ela pode causar câncer de pulmão e doenças do coração.

Quem não estiver acreditando, basta ir ao site da Nature e pagar para ler o estudo na íntegra. Muito embora eu acredite que boa parte de meus leitores esteja mais interessada é no tal “Vulcão”, o vaporizador utilizado no experimento.

Como o Blog do Mello também é serviço, fiz a pesquisa pra vocês. O produto chama-se Volcano, e este é o site de seu fabricante. Se desejar comprá-lo na internet, é só ir a este endereço. Custa 398 euros. Ou seja: o barato sai caro.

Se está em dúvida, veja este pequeno tutorial sobre como utilizar o Volcano, retirado da página do fabricante.



1. Se coloca el material vegetal triturado en la cámara de relleno.

2. El globo se infla con los vapores de los aromas y de los principios activos.


3. El sistema "clic" del VOLCANO: simplemente se introduce la boquilla o la cámara de relleno en la válvula ¡y listo!

4. Gracias a la válvula del globo es posible inhalar cómodamente los vapores.

Para terminar, não custa lembrar: Maconha e desvio de dinheiro público continuam proibidos no Brasil.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

6 comentários:

  1. Anônimo12.3.09

    obrigado pela indicação do fabricante, poupou meu tempo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21.9.09

    mto loko essa parada... mas eu gosto de fumar!!! e já que não quero fumar cigarro e não posso fumar crack... vou continuar fumando minha maconha!!! Abraços...

    ResponderExcluir
  3. George11.4.10

    Acabei de encontrar um vaporizador digital de ervas por um preco mto mais acessivel no Mercado Livre...
    350 reais... uma caixinha de madeira q tem o mesmo sistema de aquecimento q o Volcano.
    Usei um do mesmo tipo nos EUA 4 anos atras... sempre quis um, mas nunca achei no Brasil... agora q estah disponivel, vou pegar um!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18.6.10

    Oloco, eu quero um vaporizador e nao consigo acha um com preço razoavel... se alguem souber onde q eu compro um... responde aqui por gentileza
    Heil Hemp o/

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21.7.10

    Fumar maconha é muito bom, para mim acalma, abre apetite, e ajuda a dormir, sono de bebe mesmo. Quero adquirir um vaporizador mas estou na duvida de muitos.

    Paz no mundo.

    Rodrigo Salfer.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20.6.11

    eu adoro vcs seus maconheiros que vivem na paz e não na nóia

    ResponderExcluir

Comentário que não tenha a ver com a postagem não será publicado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...