Collor, Roberto Marinho, Brizola, CIAC, CIEP

O ex-governador Leonel Brizola morreu no dia 21 de junho de 2004. No dia 21 passado, amigos de Brizola se reuniram para relembrar o Velho, como era chamado. Dessa conversa me contaram uma parte muito interessante, que divido com vocês, envolvendo o ex-presidente e atual senador Fernando Collor e o ex-presidente das Organizações Globo Roberto Marinho.

O ainda presidente Collor estava sob intenso tiroteio, naquele período pré-impeachment. Resolveu vir ao Rio para uma conversa reservada com Roberto Marinho. Queria conseguir do “doutor Roberto” que a Globo não se engajasse na campanha pelo seu impeachment. Ou que pelo menos ficasse neutra. Ouviu do presidente das Organizações Globo que deveria abandonar a idéia dos CIACs, se quisesse seu apoio.

Para quem não se lembra, os CIACs eram a versão collorida dos CIEPs - projeto de escola popular em período integral, menina dos olhos de Brizola. Para quem não se lembra também, Brizola e Marinho eram inimigos declarados. Ainda mais depois do escândalo Proconsult (vou falar sobre ele numa outra postagem). E Brizola era o único governador de esquerda que defendia o mandato de Collor e acusava a direita, os “de sempre”, de conspirar contra o então presidente.

Collor teria respondido a Roberto Marinho que não poderia fazer aquilo. O projeto dos CIACs iria continuar. Depois, ao sair da sala, disse:

- Está tudo acabado. Vão me derrubar.

(Enviei e-mail para o atualmente senador Fernando Collor para que ele confirme ou não a história. Se ele responder, publico. E vou publicar também uma outra postagem, envolvendo Roberto Marinho, Brizola, CIEP e, dessa vez, o ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia. Você vai ficar sabendo por que o "doutor Roberto" não gostava do projeto dos CIEPs e, depois, dos CIACs)

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail