RGTV e RCTV: Uma manipula aqui, a outra manipulava lá

Assistindo outro dia a um programa Sem fronteiras sobre Chávez, na Globonews tive certeza de que a Globo, quando divulga notícias falsas sobre a Venezuela, não o faz por desinformação, mas por manipulação mesmo.

O programa tem três repórteres – Ari Peixoto, Jorge Pontual e Silio Boccanera. Peixoto fez sua reportagem na Venezuela. Pontual, nos EUA. E Boccanera, na Inglaterra.

Mesmo com uma tendência geral antichavista, o programa apresentou em alguns momentos dados e informações sobre a Venezuela atual que jamais são divulgados pela RGTV (Rede Globo de Televisão).

Da reportagem de Ari Peixoto:

. A pobreza geral da população caiu de 44% em 99 para 32% hoje
. Os gastos públicos com educação são 35% maiores com Chávez
. As missões (programas de educação), com a ajuda de técnicas cubanas, alfabetizaram 1,5 milhão de crianças, permitiram que 760 mil estudantes concluíssem o segundo grau e levaram 240 mil jovens à Universidade
. Chávez trouxe 13 mil médicos de Cuba, que moram em favelas, em cômodos cedidos pelos moradores, e realizam um atendimento preventivo e gratuito
. Chávez construiu 150 mil casas e deu direitos de propriedade a mais de 5 milhões de habitantes em bairros populares
. No campo, entregou 1,5 milhão de hectares de terra para 130 mil famílias de trabalhadores rurais

Na reportagem de Jorge Pontual há a informação (jamais transmitida pela RGTV de Kamel e William Homer) de que “em 2002 houve uma greve geral convocada pela maior rede de TV da Venezuela [sobre imagens de noticiário da RCTV], seguida de um golpe militar”.

Pontual entrevista uma editorialista do Wall Street Journal, Mary Anastasia, que ele apresenta como "uma das mais ferrenhas adversárias de Chávez". Ela desanca o presidente venezuelano, conforme a encomenda, mas deixa escapar no início da entrevista a informação de que a oposição a Chávez esteve no poder antes dele, e “a Venezuela viveu durante 40 anos numa democracia corrupta”.

Na reportagem de Silio Boccanera, há uma entrevista com Francis Dominguez (este um defensor de Chávez), que afirma que “foram [realizadas] 11 eleições na Venezuela num período de 8 anos. Os chavistas ganharam todas. Cada vez com vantagens mais significativas. Eleições reconhecidas e fiscalizadas por organizações independentes como o Centro Carter (do ex-presidente americano Jimmy Carter), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e observadores da União Européia”.

Por que nada disso passa na nossa RGTV?

A explicação talvez esteja neste fragmento de um poema de Affonso Romano de Sant’Anna, chamado A Implosão da mentira:

Mentiram-me. Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente. Mentem
de corpo e alma, completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.


Mentem, sobretudo, impune/mente.
Não mentem tristes. Alegremente
mentem. Mentem tão nacional/mente
que acham que mentindo história afora
vão enganar a morte eterna/mente.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail