Na Copa da Maconha, jurado paga pra julgar

Amsterdã (Agência Reuters) - Milhares de aficionados da maconha invadiram a capital holandesa, Amsterdã, esta semana, para experimentar e selecionar os vencedores da 20ª competição anual Copa da Maconha.

“A concorrência este ano é boa”, disse “Herbal Santa”, fumante de maconha de longa data da Califórnia, que deu seu nome apenas como sendo “Jim”.

Com uma semana de duração, a Copa da Maconha acontece em várias “coffee shops” espalhadas pela cidade, mas os eventos principais são em um clube na periferia de Amsterdã, escondido atrás de um restaurante McDonald's e uma loja faça-você-mesmo.

A Copa da Maconha é a única em que os jurados não recebem para julgar. Ao contrário, eles pagam uma taxa de até 200 dólares para poder experimentar e julgar as diversas variedades em disputa.

Controversa, a maconha já esteve na boca dos ex-presidentes Bill Clinton (que disse que fumou, mas não tragou) e Fernando Henrique Cardoso (que disse que não gostou, mas também disse para que esquecêssemos tudo o que dissera antes...).

Por falar em esquecimento, é bom não esquecer (já que dizem que a maconha dá problemas de memória) que a maconha é tecnicamente ilegal, embora na Holanda ela tenha sido descriminada e é tolerada, sendo vendida em pequenas quantidades nas “coffee shops”.

É bom não esquecer também que fumar é prejudicial à saúde. Como eu mostro nessa outra postagem Maconha não faz mal, o que faz mal é fumá-la, onde você pode conhecer o Volcano, um vaporizador especial para a erva.

Clique aqui para ir ao Player de Vídeos do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail