quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Jornalismo da Globo desce ladeira abaixo no Ibope


Hoje, na Folha, coluna do Daniel Castro:

Em crise no Ibope, o "Fantástico" perdeu em quatro anos o equivalente a toda a audiência do SBT no horário nobre. Foram 7,6 pontos - ou uma cidade de 420 mil domicílios com TV. Em 2004, o programa da Globo tinha 35,8 pontos na Grande São Paulo. Em 2007, fechou com 28,2 de média anual, uma redução de 21%.
A participação do "Fantástico" no total de televisores ligados caiu na mesma proporção, o que indica migração do público para outros programas.
A derrocada coincide com as estréias do "Pânico na TV" (Rede TV!), que atrai jovens, e com o "Domingo Espetacular" (Record), que o imita e compete com as mesmas reportagens, principalmente as policiais, e as exibe mais cedo. A média anual do programa da Record saltou de 6,5 pontos em 2004 para 11 no ano passado.
A saída da apresentadora Glória Maria, em dezembro, foi atribuída à crise de audiência do "Fantástico", o que a Globo nega. Sua substituição por Patrícia Poeta, no entanto, foi uma opção pelo rejuvenescimento do programa. A situação é tão aflitiva para os padrões da Globo que a emissora comemorou o fato de o dominical ter marcado 27 pontos nos dois últimos domingos de janeiro.
Todos os telejornais da Globo tiveram queda de audiência em 2007. Em relação a 2006, o "SP TV 2ª Edição" perdeu 14% da audiência e o "Jornal da Globo", 11%. O "JN" caiu 7%.

 

Leia também:

» Exposta a doses maciças de informações manipuladas, brasileiros vivem do ódio, do ressentimento e agora de overdose de vacina contra febre amarela

» A petista, o tucano e a mídia. Matilde e André Lara Resende. A negra, o branco

» Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. alexandre7.2.08

    E a vendagem de veja caiu 9% enquanto a da carta capital subiu 15%(aí no Rio a CC subiu108%!!).Conclusão:Se eles não ligam pra audiência e vendagem,o dindin deve estar vindo de algum lugar.Certamente.

    ResponderExcluir
  2. O texto deve ser corrigido.
    Explico:
    ________________________________
    o "Fantástico" perdeu em quatro anos o equivalente a toda a audiência do SBT no horário nobre. Foram 7,6 pontos - ou uma cidade de 420 mil domicílios com TV.
    ________________________________

    Na verdade, o "Fantástico" perdeu 420 mil domicílios SOMENTE em São Paulo.

    Se o mesmo índice se aplicar no Brasil inteiro, chutando que tenha 50 milhões de domicílios com TV, 7,6% significariam 3,8 milhões de domicílios.
    O equivalente a um Estado como o Rio de Janeiro inteiro.
    Trágico, não é, Mello?
    Abraço e sucesso prá vc, espero que essa "Epidemia" não atinja seu Blog.

    ResponderExcluir
  3. A propósito, Mello.

    Caso ainda não tenha tido acesso a essa notícia:

    http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/02/14/imprensa17136.shtml

    Título:
    "Domingão do Faustão" perde anunciantes e preocupa Rede Globo

    "Os números de audiência talvez possam explicar a falta de anúncios. No último domingo, o programa marcou 16,8 pontos de média de audiência, enquanto o SBT obteve 15,29 e a Record, 12,38 pontos. Apesar de ter ficado em primeiro lugar, o "Domingão" tem perdido audiência sistematicamente"

    Aconselho você a ler o texto, e quem sabe publique numa próxima oportunidade.

    Mais uma vez, parabéns pelo seu Blog, que conheci, graças ao Prêmio Ibest.
    Abraço.

    Mircon

    ResponderExcluir
  4. Mircon,
    a sua observação já está na postagem. Os valores apontados pelo Ibope referem-se apenas à Grande São Paulo. E isso está dito.
    Agora, não se pode projetar o Brasil a partir daí.
    Quanto à audiência baixa do Faustão. A perda de audiência da Globo não se explica apenas pelo mau jornalismo, mas também pelo surgimento de novas mídias, pelo maior volume de informação da população em geral e por fadiga de material.
    Um abraço, volte sempre,
    AM

    ResponderExcluir
  5. Anônimo27.7.08

    O fantastico esta apresentando uma materia sobre o jovem americano, esquecem que nossa realidade é totalmente diferente. É muito dificil procurar descrever a realidade de nossos jovens brasileiros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.