Queda-de-braço tucana: Alckmin 2, Serra 0

O presidente eleito pela mídia, José Serra (leia Ato falho de Cristiana Lobo mostra que Globo já elegeu Serra), perde mais uma. Depois de tentar explicar o inexplicável, em relação aos cartões corporativos de SP, que agora (e por que não antes?) também estão à disposição na internet (mas sem a transparência do governo federal), Serra foi derrotado na escolha do líder do PSDB na Câmara.

Mais uma vez, na queda-de-braço de Serra com Alckmin, deu Alckmin. Como já acontecera na indicação do adversário de Lula. Novamente, Alckmin comeu o governador de São Paulo pela beirada e emplacou o deputado José Aníbal (SP) como novo líder tucano na Câmara dos Deputados.

Com isso, fica mais distante o sonho de Serra de ter Kassab como cabeça de chapa, numa aliança com o PSDB (que daria o vice) nas eleições para a prefeitura de São Paulo este ano. Aníbal defende candidatura própria (leia-se Alckmin) e já ridicularizou a proposta de Serra, dizendo que Kassab comandar a coligação seria como “o rabo balançar o cachorro”.

Serra não gostaria de Alckmin na disputa de jeito algum. Se Alckmin vence, volta a ficar forte. Se perde, pode jogar a conta nas costas de Serra, acusando-o de ter feito corpo mole na eleição. E para Serra não fazer corpo mole terá de entrar de cabeça na campanha de Alckmin. Se este ganha, sai forte e nada soma para Serra. Se perde, Serra perde mais ainda, pois mostrará fraqueza na maior cidade do país, no estado que governa.

É pouco? Tem mais. Em Minas, o governador tucano Aécio Neves não exonerou seu secretário Custódio Mattos. Se o tivesse feito, Mattos reassumiria o mandato e votaria no candidato de Serra, conforme havia adiantado. Por que será que Aécio fez isso? Heim? Heim?

Quem acha que Serra já está eleito novo presidente do Brasil vai quebrar a cara. Anotem aí: Serra não vai conseguir nem ser o candidato do PSDB em 2010.

Leia também:

» PSDB implode e Arthur Virgílio lança sua candidatura ao Planalto

» FHC, demos e tucanos derrubaram a CPMF obrigando o governo a cortar custos e aumentar impostos

» Autopromoção tucana em São Paulo, com verba pública

imagem RSSimagem e-mail