segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Todo cuidado é pouco com as pesquisas para a prefeitura de São Paulo


Sob título Kassab está firme, a coluna Panorama Político de O Globo hoje traz a seguinte (des)informação:

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) ficou animado com a pesquisa GPP, que ouviu mil paulistanos no fim de semana. Ele venceria o segundo turno contra Marta Suplicy (PT): 45% x 39%. O resultado, dizem os democratas, consolida sua candidatura. O cenário um do primeiro turno: Alckmin 30%, Marta 24%, Kassab 18% e Maluf 10%. O cenário dois, sem Alckmin: Kassab 31%, Marta 29% e Maluf 16%.

A pesquisa é do instituto GPP – não sem motivo o preferido do ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia, o Vaia, que também é demo.

Alguém pode levar a sério esta pesquisa? Está na cara que é uma nota plantada para inflar a candidatura de Kassab.

Há dez dias, o Datafolha publicou uma pesquisa que mostrava Alckmin com 29, Marta com 25 e Kassab com 12. Quando Alckmin não estava entre os pesquisados, a pesquisa mostrou Marta com 32 e Kassab com 19.

Agora, o que teria levado a essa inacreditável subida de Kassab nas pesquisas? O que ocorreu na capital paulista nesses dez dias que provocou a virada de Kassab? Será que Kassab subiu, como tudo que bóia, nas águas das enchentes que infernizam os paulistanos?

Parece que Kassab e seu demo estão investindo pesado em pesquisas. Não é a primeira vez que números contraditórios como esses aparecem. Em 21 de dezembro, a Folha (aqui, para assinantes) publicou uma outra [grifos meus]:

Duas pesquisas realizadas pelo Ibope em pouco mais de um mês, dois vencedores diferentes num eventual segundo turno entre a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) e o atual Gilberto Kassab (DEM).
Levantamento do instituto divulgado anteontem pela TV Globo - feito entre os dias 15 e 18 de dezembro- mostrou que a petista bateria o democrata por 46% a 35% numa eventual segunda votação, uma vantagem de 11 pontos percentuais. O resultado difere da pesquisa anterior do Ibope, realizada entre os dias 10 e 14 de novembro.
Naquele mês, o vencedor de um eventual segundo turno entre os dois era o atual prefeito, com 47%. Marta (38%) seria derrotada com uma desvantagem de 9 pontos percentuais.
A inversão dos resultados, diz o Ibope, é devido ao objetivo de cada pesquisa e à ordem em que foram feitas as perguntas para os entrevistados.
A pesquisa de novembro, como mostrou reportagem da Folha, foi encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que tem Kassab como um de seus vice-presidentes. A pedido da ACSP, o Ibope priorizou, em seu questionário, perguntas sobre a avaliação da prefeitura atual, feitas antes das sobre intenção de voto.
Então, antes de dizer em qual candidato votaria, o eleitor havia sido submetido a oito questões sobre a gestão de Kassab, em perguntas que apresentavam seu nome. O Ibope afirmou ontem, por meio de nota, que as questões iniciais "podem ter influenciado os resultados obtidos nas perguntas sobre intenção de voto, principalmente nas simulações de segundo turno, dado o caráter plebiscitário dessas questões". Segundo o instituto, o objetivo era comparar a avaliação da administração Kassab com uma pesquisa de julho, também feita a pedido da associação.
Na pesquisa do Ibope encomendada pela TV Globo, a intenção era a "avaliação eleitoral do município". Assim, as primeiras perguntas foram sobre intenção de voto, diz o Ibope.
O resultado obtido nesse último levantamento do Ibope se aproxima do que foi revelado pelo Datafolha, em pesquisa realizada entre os dias 26 e 29 de novembro. Segundo o Datafolha, a petista venceria Kassab com vantagem de dez pontos percentuais.

Para votar no Blog do Mello no Ibest clique aqui

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Ivan Moraes25.2.08

    Eh mentira sim. O candidato Opus Dei aa frente de Martha? Nao tem a menor logica. A pesquiza eh mentira sim.

    ResponderExcluir
  2. Teresinha Carpes25.2.08

    O Kassab passou na frente da Martha?Ora,esperar o que?depois que o Vampirão Serra e a imprensalona andaram mentindo em horário Nobre,que as prefeituras petistas contrataram a Findec?Èsta claro a intenção,só que esta mentira não pode ficar sem resposta em horario Nobre também!A Findecjá era contratada quando a Martha Suplicy (ministra do Turismo)foi administrar a prefeitura de São`Paulo,ela ao contrário rompeu o contrato!Fonte:Blog do Josias,que deu direito de resposta para a ex-secretária da atual Ministra do Turismo Marta Suplicy,e sta secetária é que teria feito o contrato?Porque será Mello,que precisou vir a Secretária da ex-Prefeita,porque não foi ela lá no Josias responder as mentiras,e espero ela e os outros prefeitos petistas,que desmentiram estes contratos,aqui no RS,foi o Fogaça,que contratou não foi ninguém do PT...Que desaforo!

    ResponderExcluir
  3. Sofista25.2.08

    Mello!

    Será que a "orquestra" está desafinada?
    Conforme o interesse/interessado na pesquisa a população escolhe uma nota musical?

    ResponderExcluir
  4. A população de São Paulo é conservadora e reacionária. A Marta só conseguiu se eleger porque a cidade vinha sendo desgovernada durante 8 anos por Paulo-Maluf e Pitta-Malufista. A catástrofe deixada por essa dupla fez a Marta tornar-se interessante aos olhos dos paulistanos, que são despolitizados e apáticos. Com a administração que fez, seria esperável que a Marta se reelegesse com larga vantagem. Porém, os paulistanos, que desprezam o bem comum, ficaram muito felizes em pensar que teriam um privatista neo-liberal à frente da cidade e o elegeram. Usando SP como trampolim, na primeira oportunidade, o tucano deixou a cidade nas mão do Demo-Kassab. Conclusão: os paulistanos foram passados para trás por J. Serra, que os abandonou da mesma forma que eles abandonaram Marta Suplicy. É um encontro perfeito, povo e político nascidos um para o outro, os paulistanos, arrogantes, são eleitores perfeitos para o desprezo que J. Serra sente por eles. Sobre a pesquisa recente?! Verdade ou mentira, é tudo possível nessa cidade que menosprezou uma prefeita do gabarito da Marta!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25.2.08

    Até você Melo!!!!

    Nao Sabe o que aconteceu com São Paulo na ultima semana que deixou os paulistanos felizes da vida?

    ôra!!! São Paulo virou Veneza, Terra chique de quem tem dinheiro era canais e lindo barcos do amor por tudo que era lado.

    Virou Cidade de 1º Mundo

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Luis Claudio25.2.08

    Você escreveu: Será que Kassab subiu, como tudo que bóia, nas águas das enchentes que infernizam os paulistanos?
    Tudo que bóia é aquilo que eu to pensando?

    ResponderExcluir
  7. Adriano7.4.08

    Mello,

    as pesquisas tem resultados bem parecidos no 1o turno, vc pediu para o datafolha dar resultados de segundo turno deles, para comparar e depois criticar? Os resultados de uma eleição em 1o turno mudam muito em relacao ao 2o turno.
    te dou um exemplo, bota o maluf no segundo turno e olha quanto qualquer dos outros terá...mais de 50%...e de onde vem estes votos? Logo kassab ganhar da marta no segundo turno não é improvavel não! não que ele seja bom, mas a rejeição da marta que faz isso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...