segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Vídeo: Sargento, em quem estamos atirando?




O segundo vídeo do carnaval, conforme prometido. Este também é de guerra. Envolve novamente os americanos. Mas desta vez a guerra é a do Iraque.

O vídeo mostra a verdadeira paranóia em que vivem os soldados americanos (imagine então como vive a população do Iraque, que teve seu país invadido e destroçado e... mas esse não é o foco principal do filme), entre jogos de vídeo-game, carros que explodem a todo momento e a ameaça constante dos homens-bomba.

Documentário em espanhol, da TV Cuatro, exibido em dezembro passado na Espanha, mostra reportagem de Jon Sistiaga, que durante 10 dias esteve ao lado de uma companhia americana no Iraque, na frente de combate.

Jon Sistiaga, desde la óptica del ocupante pero desde su propia mirada, dibuja un retrato del día a día en Irak en un reportaje cuya banda sonora son las canciones preferidas de los soldados con los que han convivido. Green Day, Red Hot Chili Peppers, Beck o Prodigy suenan todos los días en los Ipods o en los MP3 de estos soldados. “¿La música de la guerra? Es una música de locos, es como esas canciones donde no entiendes la letra y solo escuchas gritos…”, dice uno de los soldados entrevistados… “Hoy es un buen día para morir” es una de las canciones preferidas de estos veinteañeros que siguen pensando que están en Irak para traer la democracia a ese país.
Leia também:

» Guerra contra Irã está definida por Bush. Só falta Tim Maia

» Veja a ‘frota’ iraniana que ameaçou a Marinha americana

» Bush defende a tortura. Bush defende a tortura

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Stanley Burburinho4.2.08

    DE AGORA EM DIANTE, TEMOS QUE FICAR ATENTOS PORQUE desde já milhões de dólares estarão sendo injetados pelos EUA e empresas americanas nas contas bancárias das empresas da mídia conservadora, jornalistas e, principalmente, nas contas dos partidos e políticos de oposição ao Lula.

    Isso explica o porquê da oposição e as mídias conservadoras terem feito de tudo para acabar com a CPMF que ajudaria a rastrear a origem e destino do dinheiro injetado pelos americanos.

    O objetivo é minar o governo para que a oposição obtenha vitórias nas eleições deste ano para prefeitos e em 2010 na eleição presidencial.

    A intenção imediata dos EUA é que a oposição chegue à presidência em 2010 para privatizar a Petrobrás para ganhar de mão beijada as enormes jazidas de petróleo fino (poço Tupy) e gás descobertas recentemente pela Petrobrás. De posse da Petrobrás, será mais fácil manter o controle sobre a produção de etanol no futuro.

    Os EUA estão sem petróleo e só têm arrumado brigas com o Afeganistão, Iraque, Venezuela, Irã, Bolívia, países que possuem enormes jazidas de petróleo e/ou gás. O Brasil é a bola da vez.

    As campanhas das mídias conservadoras contra o Lula já começaram -- a campanha irresponsável sobre a vacinação contra a febre amarela e as matérias sobre os cartões corporativos dos ministros -- e serão cada vez mais acirradas.

    ResponderExcluir
  2. Miltom4.2.08

    Esse negócio de que "milhões de dólares estão sendo injetados por empresas americanas" é uma conversa para boi dormir , eles querem sim é tirar dinheiro ou melhor fazer lucro como qualquer outra empresa.

    O problema reside no fato de que o narcotráfico protagonizado pelas FARCS tem patrocinado o crime organizado no Brasil e isso precisa ser combatido , pois quem defende e se solidariza com bandidos é cúmplice , não importa se é esquerda ou direita ou centro.

    O Brasil é aliado dos EUA , essa conversa de que os "EUA estão de olho no Brasil" é teoria conspiracionista que em nada contribui para o crescimento ecônomico do Brasil , pois quer queira ou não , os EUA serão sempre o melhor aliado , o Japão que o Diga , a Coréia do Sul que o diga.

    Não importa quem seja que cometa crimes contra a administração pública , tais precisam ser punidos , aquela conversa de que " se eles podem , nós podemos" , não justifica.

    O PT sempre se julgou como o portador da moral , acima do bem e do mal , aqui em Porto Alegre , o que os dirigentes do PT tem feito simplesmente mostrou a todos o quanto é mentiroso o partido que se dizia pelos trabalhadores.(Zé Dirceu que o diga)

    Tenho amigos petistas o qual tenho um profundo respeito , porém o partido e as ideologias que este partido defende , não serve para um país que tem por dever aplicar de forma responsável os recursos dos nossos impostos e tributos , coisa que não está acontecendo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5.2.08

    Concordo plenamente que quem comete um ilícito tem que ser responsabilizado e punido. Mas não precisa ser necessariamente um petista. Tem que ser "qualquer um que cometa um ilícito". Enquanto a punição não for geral e irrestrita continuaremos assistindo os espertinhos da vez meterem a mão no dinheiro público impunemente. seja de que partido forem. Quanto a ser aliado dos EUA, vale lembrar que o Iraque já o foi, assim como o Irã. No dicionário dos EUA não existe a palavra NÓS. Basta que o interresse fale mais alto e seremos a bola da vez, sim! Assim como já aconteceu em 1964.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5.2.08

    Quanto ao vídeo sobre a Guerra de ocupação do Iraque pelos EUA, eu deixo a seguinte sugestão: postar um outro que sirva de contraponto a este, gostaria muito de poder assistitr a outro mostrando a ótica da resistência, o que ela acha, quais as perspectivas de vitória, se esta será uma guerra prolongada, que denuncie o massacre feito melos marines à população iraquiana, as torturas e as execuções cometidas pelos diversos esquadrões da morte e quem está utilizando armas químicas, como fósforo branco etc.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...