quinta-feira, 27 de março de 2008

Aloysio Biondi e a manipulação da mídia a favor de FHC


Mais uma do grande jornalista. Esta demonstra que a mídia defendia, sim, o governo FHC, e manipulava as notícias econômicas. Publicado na Folha de S. Paulo, em 21 de agosto de 1997:

O debate (torto) sobre abusos da imprensa

(...) Manipulação

A população (mais de 70%) já percebeu que a informação está sendo manipulada – mesmo que o leitor comum e o telespectador comum não saibam identificar com precisão as técnicas utilizadas para isso.

Em síntese, pode-se dizer que os meios de comunicação inverteram deliberadamente as regras que sempre valeram para informar corretamente. Isto é: os acontecimentos ou fatos que merecem destaque vão para as manchetes e têm “chamadas” na primeira página do jornal ou capas dos cadernos específicos (economia, política, artes etc). Da mesma forma – o que sempre foi óbvio –, cada reportagem deve “começar”, em seu primeiro parágrafo, com o fato “essencial” – sobre o qual, evidentemente, o título ou manchete se inspirarão.

A inversão

No Brasil de FHC passou a haver uma regra de ouro: leia sempre as últimas linhas das notícias ou reportagens. Não é piada, não é ironia. É verdade, sim: na esmagadora maioria das notícias e análises sobre a situação da economia, quando os dados são negativos, eles são jogados no “pé”, as últimas linhas da matéria. O começo da matéria – e, conseqüentemente, os títulos – procura um aspecto positivo qualquer, para esconder o todo (em resumo, escolhe-se um “bife” sadio para chamar a atenção e se esconde o “boi” doente).

A lavagem

A sociedade já percebeu, conforme a pesquisa da Grottera, que tem sido submetida a um processo de lavagem cerebral, no governo FHC, por um jornalismo “engajado”, “manipulador” e a “serviço de interesses que não os do povo”.

Realmente, a técnica adotada visa deixar, na cabeça e na memória dos cidadãos, apenas fatos favoráveis, impedindo a sociedade de formar uma opinião correta sobre todo e qualquer problema.

Essa manipulação explica a falta de reação da sociedade diante de descalabros cometidos na área econômica. A sociedade sabe que está sendo manipulada, mas não sabe como reagir. [Leia o artigo completo aqui, e aproveite para conhecer o site que preserva o trabalho do Biondi, que morreu em 2000]

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Anônimo27.3.08

    Sobre o lema do blog, não seria mais adequado "... contra a corrente"?

    ResponderExcluir
  2. Rogerio Goulart27.3.08

    Sugiro a leitura de "O Brasil Privatizado" de Aloysio Biondi. Um livro que todo brasileiro deveria ler e descobrir como FHC arrecadou R$ 85 bi e gastou R$ 87 bi com suas privadoações ! IMPERDÍVEL ! O livro está a venda na loja virtual no site da Caros Amigos. Boa leitura !

    ResponderExcluir
  3. Anônimo27.3.08

    O grande Aloysio Biondi era uma das raras vozes que denunciavam o modo servil que a mídia brasileira tratava o governo FHC. Mas, embora o PIG bata todo dia no presidente Lula, a pesquisa Ibope de hoje mostra que a popularidade de Lula está nas alturas, perdendo apenas para a avalição que tinha nos 3 primeiros meses de seu primeiro mandato. O PIG deve estar se contorcendo para descobrir por que o povo não acredita nas mentiras diárias que vomitam nos rádios, tvs e jornais.

    ResponderExcluir
  4. lukas28.3.08

    Biondi era o cara e faz falta. Apesar de duvidar que hoje a vendida (no mau sentido) folha de sampa o abrigaria em suas páginas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...