sábado, 22 de março de 2008

O IG não se explica e se complica


Finalmente, a montanha se moveu e o IG resolveu se manifestar a respeito da retirada do ar do site Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim. E o fez através de um editorial, assinado por seu diretor presidente.

Sobre a saída de Paulo Henrique Amorim do iG

Na tarde de terça-feira (18/3/08), o iG descontinuou o contrato com o jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada.

Com o passar do tempo, os custos do contrato e as condições de mercado tornaram inviável a sua manutenção. Tomada a decisão, todas as condições rescisórias foram atendidas e o jornalista devidamente indenizado.

Aos funcionários do Conversa Afiada, presentes na sede do iG no momento em que foi despachada a notificação de rescisão e retirado da rede o site, foi facultada a possibilidade de levar embora os materiais necessários, mas não o fizeram.

Paulo Henrique Amorim preferiu agir sob força de um mandado de busca e apreensão para retirar seus pertences e copiar o arquivo do seu site, o que poderia ter feito sem precisar de recurso judicial.

Descontinuar colaborações faz parte da vida das empresas e da vida dos jornalistas. O próprio Paulo Henrique já passou por empresas como a Editora Abril, Jornal do Brasil, TV Globo, TV Bandeirantes, TV Cultura e UOL. Suas colaborações, evidentemente, cessaram quando ele partiu. Não podia ser diferente no iG.

O iG não abre mão da sua independência e da necessidade de manter-se uma empresa equilibrada e saudável.

O iG segue firme na determinação de ser um portal que aposta na pluralidade de opiniões, no respeito à liberdade de expressão e no protagonismo dos internautas.

Caio Túlio Costa - Diretor Presidente do iG

Por que demoraram tanto para dar uma satisfação ao distinto público? Por que nem um pedido de desculpas por não terem dado a satisfação antes? Por que nos informaram apenas o que já sabíamos?

O que vocês acharam do terceiro parágrafo, especialmente da parte que afirma que aos funcionários “foi facultada a possibilidade de levar embora os materiais necessários, mas não o fizeram” ? “Materiais necessários” seriam os arquivos de quatro anos do Conversa Afiada?...

Na minha opinião, a emenda saiu pior do que o soneto. Ainda mais quando afirmam que PH não precisaria entrar na justiça para recuperar os arquivos. O que querem dizer com isso? Que ele jogou para a platéia? Mas, se ele o fez, a culpa é do IG, porque não foi transparente, porque não percebeu que a Internet é uma via de mão dupla.

Se o IG houvesse colocado, desde o primeiro dia, um aviso semelhante a esse editorial e um outro de redirecionamento para a nova página do PH, nada disso teria acontecido.

Mas, como preferiram o silêncio, alimentaram boatos e suspeitas, que se voltaram contra eles.

E vocês, o que acharam do editorial?

ATENÇÃO: Se você ler esta postagem em outro local que não este blog, sem o crédito para o Blog do Mello, é ROUBO.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. "O iG não abre mão da sua independência e da necessidade de manter-se uma empresa equilibrada e saudável."
    Achei esquisito esta frase "manter-se uma empresa equilibrada e saudável". O PHA desequilibrava a empresa? O PHA (seu blog)não era saudável? Tu tens razão, a emenda saiu pior que o soneto. Agora, cá pra nós, pior pro IG...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23.3.08

    Batom na cueca.

    Wilson Cunha junior

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23.3.08

    "Suas colaborações, evidentemente, cessaram quando ele partiu." É lindo! Fui às lágrimas!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23.3.08

    O "editorial" eh de uma hipocrisia alarmante. Me lembra outras coisas. Como os preparativos que fizeram aa sociedade brasileira antes do golpe de 64.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo Abreu23.3.08

    Caro Mello.
    Não é só "a emenda foi pior que o soneto", dizer que o Blog do PHA não era viável financeiramente é a maior mentira. Eles estão censurando a mídia verdadeira e pura e vão censurar os outros. Vamos pagar pra ver? Eu já abandonei o ig, passei pro msn e aos poucos vou deixar de lado meu e-mail.
    Abçs

    Ricardo Abreu

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23.3.08

    Caro Sr Caio Túlio Costa - Diretor Presidente do iG,
    Agradecido pelas explicações muito convincêntes e esclarecedoras, nossa !!!! genial!!!!!.
    JÁ COLOQUEI MEU NARIZ DE PALHAÇO.
    (p) IG NUNCA MAIS.
    Roberto
    Posto aqui o que gostaria de postar lá no ig,para o Tulio mas não me dou ao trabalho de entrar no site deles.

    ResponderExcluir
  7. Roberto Rosas24.3.08

    Os senadores e deputados da base aliada, inclusive os do PT são uma vergonha! O iG tirou o blog do Paulo HenriqueAmorim do Ar,mas eles estão caladinhos....Imagine se o site do NOBLAT fosse tirado do ar. Seria uma hecatombe de discursos contra a censura no COngresso! MAs os nossos parlamentares tem medo da midia, não querem ficar de mal com ela, então fazem silencio obsequioso, calando-se e cagando-se de medo para não atrairem a furia dos donos de jornais! Porque será deputados e senadores? RAbos presos com a mídia? Onde está seu compromisso com a democracia que tanto nos custou a conquistar? Hoje foi o PHA, amanhã pode ser a própria Voz do Brasil...E voces ? Vão ficar quietos, covardaços?Tem medo do que? A imprensa sabe alguma coisa da vida do deputado ou do senador? Então renunciem e deem a vaga para alguém sem rabo-preso e que possa cumprir o mandato,pois voces querem pelo jeito é só ficar numa boa! Covardes!

    ResponderExcluir
  8. Marcos Simões24.3.08

    O pior foi não deixar espaço para o acesso às matérias do PHA. A demissão da forma que aconteceu é problema deles. A falta de respeito para com o profissional é problemas deles e, creio, que será resolvido na justiça. Mas e o público/leitor? Essa é a visão dos meios de informação: não estão nem aí para o leitor. Gente estúpida!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo24.3.08

    Se PHA não se mexe, fica sem os arquivos.
    É possível que o IG tenha sido chantageado.

    ResponderExcluir
  10. Seria Caio Túlio Costa - Diretor Presidente do PiG?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo24.3.08

    Vale a pena ir ao site do Paulo Henrique Amorim hoje.

    http://www.paulohenriqueamorim.com.br/materias16.asp

    Está evidente a manipulação dos acionistas do iG e a razão da demissão do nobre jornalista. E a coisa está com jeito de CPI. A ladroagem é de BILHÃO DE DÓLARES. Outra coisa interessante. Fui ao www.yahoo.com.br e busquei pela chave PAULO HENRIQUE AMORIM. O site novo dele é o primeiro da lista.

    No GOOGLE, que é parceiro do IG, o site novo do Paulo Henrique Amorim NÃO EXISTE em qualquer chave! Isso é censura e das sérias! Pior, o presidente do GOOGLE chama-se Alexandre Hohagen. Ele foi funcionário do Presidente do iG,Caio Túlio Costa, quando os dois trabalhavam no UOL.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.