sábado, 22 de março de 2008

Vídeo: 'Antonio Gramsci, Dias do Cárcere'





Título original: Antonio Gramsci. I giorni del carcere.
Direção: Lino del Fra.
Roteiro: Pier Giovanni Anchisi y Lino del Fra.
Atores: Riccardo Cucciolla, Lea Massari, Mimsy Farmer y Jacques Herlin.
Música: Egisto Macchi.
Ano: 1977.
País: Italia.
Idioma: italiano, legendas em espanhol.
Duração: 127 minutos.

Sinopse: "Gramsci, los años de cárcel" es un riguroso drama biográfico que realiza un recorrido por el complejo devenir personal e ideológico de este líder y teórico político italiano. El filme se detiene concretamente en los años que Gramsci estuvo recluido en prisión a causa de su praxis política y en la intensa actividad teórica que desarrolló hasta su muerte en abril de 1937.

Nacido en 1891 en Cerdeña, Gramsci se adhirió en 1913 al Partido Socialista y acogió con entusiasmo la Revolución Bolchevique de 1917. Tras colaborar en el movimiento de ocupación de fábricas y en los consejos obreros de Turín, fundó junto con otros el Partido Comunista italiano en 1921 y fue miembro de su comité central.

Tras un breve periodo en la URSS, volvió a Italia en 1924 y en enero de 1926 fue elegido secretario general del PCI. Diez meses después fue detenido por la policía fascista y condenado a veinte años, cuatro meses y cinco días de reclusión. Desahuciado, fue internado en un centro sanitario en 1937, pocos días antes de morir enfermo.

Con el transcurrir de los años su pensamiento político se fue alejando cada vez más de las ideas autoritarias que empezaban a regir la Unión Soviética hacia una forma de pensar que apostaba por la disminución del poder del Estado a favor de la hegemonía expansiva y no represiva del proletariado.>

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Encontrei teu blog por acaso, procurando blogs temáticos em direitos humanos e indígenas.
    Trabalhar com direitos humanos não é fácil. Estou divulgando em meu blog a campanha da FIAN para os Guarani Kaiowá de Mato Grosso do Sul. Solicito que as pessoas enviem uma carta ao presidente da república pedindo a reparação das violaçoes de direitos humanos que esses povos vem sofrendo. Conseguir a adesão das pessoas para o envio das cartas não tem sido fácil. Queria solicitar teu apoio. Mais informações no meu blog. Obrigada e boa páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Mello, não consegui abrir o vídeo. abração, luzete

    ResponderExcluir
  3. João Aquino Batista24.3.08

    Guerrilha Intelectual Brasileira – A GIB

    Camaradas,

    Não é mais concebível que cruzemos os braços, enquanto esse desbragado modelo econômico, que faz da miséria sua moeda mais preciosa, marcha célere para o pensamento único, exatamente a acusação que era feita contra o comunismo.
    Não!! Chega!! É hora de tirar os ideais e as idéias progressistas do fundo das gavetas e levá-los para onde eles são mais úteis: as ruas, os bares, as salas de bate-papo, as páginas da rede mundial de computadores. Todos os espaços democráticos imagináveis.
    É retrógrado pensar-se em luta armada, quando o adversário conta com todas as vantagens possíveis, acumuladas pela pilhagem, pelo neocolonialismo, pelo apoio da indústria armamentista, pela corrupção e pela pura e simples invasão de nações.
    A luta agora é outra e precisa de novas armas, portanto, convido as cidadãs e cidadãos para a Guerrilha Intelectual Brasileira, que nasce agora e precisa de todos os que comungam da ética humana, que está acima das “éticas” artificiais, que apenas justificam a exploração e as mazelas sociais. Na GIB usaremos a mais poderosa munição: a palavra. Mas, não a poderemos usar para discussões estéreis e frívolas. Precisamos, sim, reunir as pessoas no combate aos falsos moralistas, hipócritas e mentirosos, que usam a desinformação do povo para continuar a oprimí-lo, a roubá-lo; seja através de tendências religiosas absurdas, seja pelo predomínio na divulgação da versão dos fatos que mais interessa aos dominadores.
    Faremos encontros programados para debates, entraremos na rede para desmascarar adversários, mandaremos milhares de mensagens eletrônicas para destruir conceitos tendenciosos, entraremos nas páginas de políticos, jornalistas, escritores, entidades, enfim, onde se travar qualquer embate de pensamentos; para apresentar os nossos pontos de vista. Tomaremos de assalto os grandes eventos dêem visibilidade aos nossos objetivos; sempre com o apoio de intelectuais ou cientistas que possam nos munir de bons argumentos.
    A Guerrilha Intelectual Brasileira está se organizando e é quase óbvio que não há uma coordenação e o assento das linhas básicas de sua organização estatutária, se é que ela terá estatutos.
    Essa será uma construção coletiva, como a nova sociedade que almejamos. Não terá, necessariamente, um rótulo ou uma certidão de nascimento, nem será baseada em sistemas fracassados.
    As lutas e as necessidades postas, certamente, trarão em si as melhores soluções, para que este trabalho empolgue, mobilize, provoque, espalhe, seja reconhecido e respeitado.
    Então, vamos ao que interessa e comecemos, como guerrilheiros responsáveis, a agir, pois a ação nos unirá.


    João Aquino Batista
    Comando Provisório

    Entrem em contato!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11.7.08

    Caro Mello, não sei bem usar o computador, por isso só consegui enviar a mensagem como anonimo.

    Estou à procura deste filme. Você saberia onde posso encontrá-lo. Gostei do seu blog. Grato. Luiz Guilherme

    ResponderExcluir
  5. Luis Carneiro1.5.10

    Bom dia Antonio e internautas.
    Acessei seu blog aós uma busca sobre o filme de Gramsci, mui valiosa sua contribução, parabens.
    Ocorre que estou cursando o primeiro ano de pedagogia, e alem disso estamos abrindo uma associaçao e na mesma queremos atuar com educaçao e cultura, tem como seder uma copia deste filme para trabalhos?
    sds
    luis Antonio Carneiro
    sp-sp

    ResponderExcluir
  6. É importante, hoje mais do que nunca, a valiosa lição contida no filme sobre a vida de Antonio Gramsci. Segundo ele, a verdadeira revolução não se conquista com ativismos explosivos imediatistas, sendo necessário ANTES educar o povo para o auto-governo futuro. É pena que o link não esteja mais ativo. Vou procurar para ver se o publico no meu blog. Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.