Hipocrisia de O Globo é desmascarada pelo próprio jornal

Nota na página 2 de O Globo de hoje, no espaço conhecido como “Por dentro do Globo”, onde são publicadas notas sobre a redação do jornalão.

Fatos e Fotos

Desde o primeiro momento, O GLOBO evitou publicar as imagens de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina Isabella, assassinada no dia 29 de março. Nosso entendimento foi o de que sem acusação formal e sem laudos técnicos que dessem base para qualquer decisão, seria precipitado expor publicamente pessoas que, se posteriormente inocentadas, já poderiam ter sido “julgadas” pela imprensa e pela opinião pública.

Polícia e Ministério Público deram declarações desencontradas em vários momentos, a ponto de o Poder Judiciário ter relaxado a prisão dos dois por falta de provas que a justificassem.

Uma situação complexa para todos os envolvidos, inclusive a mídia. Desde ontem, porém, com o indiciamento do casal pela polícia, a partir das provas técnicas reunidas, a situação mudou, em nossa visão.

Por isso, pela primeira vez desde que o rumoroso caso começou, publicamos hoje as fotos de Alexandre e Anna Carolina.

Pode ter sido um cuidado excessivo, dirão alguns, pois pouco adiantou apenas um jornal agir assim, quando o rosto dos dois esteve exposto nos demais veículos do país.

São argumentos válidos. Mas, analisando as cenas de violência registradas neste últimos dias e ontem em São Paulo, estamos confortáveis com o zelo que adotamos.

Lindo, comovente, não? Agiram assim com um casal de brancos, de classe média, média-alta, de um bairro de classe idem de São Paulo.

Mas, por que então publicaram na página 26 da edição de 16 de abril, quarta-feira, a foto a seguir (clique nela para ampliá-la), mostrando pobres, todos eles negros, moradores do Complexo do Alemão, favelados, amarrados como réstias de cebola ou alho, humilhados e ameaçados com fuzis para que posassem para a foto?

Aguardo os fatos para a foto.


Reprodução de foto de O Globo com presos detidos

Reta final do Ibest: Clique aqui para votar no Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail