segunda-feira, 28 de abril de 2008

O poder das Organizações Globo é um risco para a democracia no Brasil (III)


A Rede Globo consegue mudar até o fuso horário do Brasil.

O Brasil inteiro dormia e acordava inocente da necessidade premente de o Acre, o Pará e mais algumas dezenas de municípios do Amazonas mudarem seu fuso horário. Mas foi só as emissoras de TV (à frente a hegemônica Rede Globo) terem que adequar sua programação aos fusos horários do país, respeitando a classificação indicativa, para que a necessidade de uma mudança geral acontecesse.

Veja bem, esse fuso horário foi adotado em 1913, mas só agora, quase cem anos depois, após ameaças da Rede Globo de apenas transmitir em VT os jogos de futebol para aqueles estados da região Norte, descobre-se que ele prejudica atividades econômicas, tem mau hálito e chulé.

O presidente Lula sancionou na última quinta-feira o projeto de lei do senador petista Tião Viana, lá do Acre, que diminui em uma hora o fuso daquela região, em relação a Brasília. Com isso, descobrimos que há quase cem anos eles são prejudicados, pois agora o novo fuso lhes vai proporcionar economia de energia, integração de transportes e facilitará as transações econômicas com os demais estados. Parece piada.

O Altino Machado, nosso blogueiro acreano, postou uma foto da capital, Rio Branco, no novo horário em que as crianças sairão para as escolas e os trabalhadores para o trabalho. Clique aqui para vê-la. É um breu. Mesmo assim o presidente assinou o projeto que entrará em vigor daqui a 60 dias, para alegria da Globo.

Por isso reproduzo a seguir trechos de uma postagem de junho do ano passado:

As Organizações Globo têm um peso descomunal no Brasil. Esse peso descomunal deve ser discutido no Congresso. É necessário que se criem mecanismos regulatórios para garantir a liberdade de expressão. E a liberdade só pode existir se for plural, se não houver uma instância - como as Organizações Globo - com o poder de influenciar mais de 70% da população. Mecanismos que proibissem – como acontece em outros países, inclusive os EUA - a concentração de veículos de comunicação nas mãos de um só grupo, numa mesma cidade ou estado. Aqui no Rio, por exemplo, as Organizações Globo têm a TV Globo (RGTV), os jornais mais vendidos - O Globo e Extra -, estações de rádio - Globo, CBN... - além da revista Época, do portal de notícias etc., etc.

(...)... Até quando se vai permitir a concentração de poder que as Organizações Globo têm no país? Isso não faz bem para a informação livre, muito menos para a democracia. Ao contrário: não permite uma e ameaça a outra.

Leia e assista também:

» 'Além do Cidadão Kane': Assista na íntegra o vídeo proibido pela Rede Globo

» Baixe o vídeo proibido pela Globo para seu computador

» Vídeo: Brizola detona Globo em 50 segundos

» Vale a pena ver de novo: Cid Moreira lê direito de resposta de Brizola no Jornal Nacional

» Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia

» Demitido, repórter da TV Globo acusa emissora e Ali Kamel de manipularem cobertura política

» Aniversário do Rio: O Globo chora lágrimas de crocodilo pela cidade

Reta final do Ibest: Clique aqui para votar no Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Mello

    Mas será que o povo do Acre vai aceitar? Não vai protestar?O governo não fez nenhuma consulta popular?

    ResponderExcluir
  2. Pois é nana, eu tava pensando nisso. Aqui quando inicia esse maldito horário de verão que a gente tem de madrugar eu maldigo até a última geração do infeliz que o criou e que aposto não de tem acordar às 5 da matina pra ganhar seu salário.
    Eu acho que no Acre e pará é capaz de ocorrer algo, o povo da Bahia sempre se opôs a aceitar o maledeto.
    Quero ver crianças sonolentas com queda de rendimento e professores reclamando, trabalhador idem e patrão reclamando, quem sabe algo de novo ocorra, por que do PT eu ando esperando muito pouco.

    ResponderExcluir
  3. Mello,

    depois do primo de Uribe ter prisão decretada semana passada, agora foii uma ex-deputada. Essa mulher Yidis Medina participou do "mensalão colombiano" em que congressistas são acusados de receber favores em troca de aprovar a releição de Uribe..

    Foi presa por vender votos..

    Agora imagina s fosse Chavez, ou Evo, Cristina???

    ResponderExcluir
  4. D.
    Mais uma vez vemos um poder como a "verdade" e nós não podemos falar nada, somos obrigados a ficar calados e aceitar o que é designado. Porque o povo não tem o acesso a justiça e fica subordinado a aceitar o que lhes é designado.

    ResponderExcluir
  5. David [Will] da Silva Junior14.5.08

    E onde está o CCS? Nunca funcionou direito e hoje não existe...

    Fez "puff"!

    Onde está a tal democracia?

    ResponderExcluir
  6. Eliezer14.9.08

    Uma vergonha! uma rede de tv mudar fuso-horário,manipular horario de verão, como fica a imagem do Brasil lá fora?

    ResponderExcluir
  7. COMO ACABAR COM O PIG

    Em outubro de 2008 os Policiais Civis do Estado de São Paulo estavam em greve. O blog FLIT PARALISANTE (http://flitparasilante.blogspot.com) tinha se tornado um importante - se não o principal - meio de comunicação entre os grevistas. Debates eram travados, notícias divulgadas, rumos traçados.
    No dia 23 de outubro o Juiz DAVI CAPELATTO, do Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária - DIPO, determinou que a GOOGLE tirasse do ar aquele blog. O mandado foi cumprido no dia 31 de outubro, quando descobriram a inversão nas sílabas na URL do blog - flitparaSILAnte, ao invés de flitparaLISAnte, e o blog saiu do ar. Este mesmo mandado determina que a GOOGLE providencie, “DE MODO PEREMPTÓRIO” que o blog não atue mais nos seus domínios.”
    Com a ajuda de diversos leitores e fãs, o Dr. Guerra reconstruiu o FLIT PARALISANTE na url http://flit-paralisante.blogspot.com. A greve terminou, mas o FLIT continuou sendo o norte de muitos colegas, que, inconformados com os desmandos da administração e com a corrupção instalada na instituição POLICIAL CIVIL, lá debatiam, entre outros, esses dois temas.
    No dia 09 de janeiro de 2009, o mesmo Juiz DAVI CAPELATTO retorna à carga, intimando novamente a GOOGLE para que fornecesse os dados do responsável pelo FLIT PARALISANTE. Desta vez a origem do mandado foi inquérito policial movido por JOSÉ SERRA e outros. A GOOGLE, de imediato, tirou o blog do ar.
    Como o FLIT é fênix (plagiando o Ligeirinho), foi novamente disponibilizado em outro endereço (http://flitparalisante.wordpress.com).
    Está aí o caminho das pedras para acabarmos com o PIG. Vamos detonar um por vez.
    Peguemos o integrante do PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA escolhido - por exemplo, a GLOBO - escolhamos uma matéria qualquer e representemos, na 4ª Delegacia da DIG/DEIC, por crime contra a honra. Se entrarmos com umas 100 representações, é provável que pelo menos um dos inquéritos policiais seja distribuído para o Dr. DAVI CAPELATTO.
    Partindo do princípio que “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”, é claro que o Dr. Capellato, agindo em coerência com as convicções demonstradas no caso do FLIT PARALISANTE, de imediato determinará que, preventivamente, a emissora saia do ar… mesmo que o processo esteja, ainda, na fase do inquérito policial. Mesmo que as partes não tenham sido ouvidas. Mesmo que a reclamação seja quanto a uma matéria específica, não se referindo ao todo da programação. Mesmo que o sagrado direito à defesa não tenha sido concedido ao acusado. Determinará, ainda, DE MODO PEREMPTÓRIO, que a emissora NUNCA MAIS atue no território nacional.
    Repitamos o procedimento com a Folha, o Estadão, a Veja, etc., etc., etc.
    E pronto. Estamos salvos.

    Abraços,
    Flávio Lapa Claro
    Investigador de Polícia

    ResponderExcluir
  8. Nossa, era bem esse tema que eu tava pensando ontem. O poder de manipulacao que a Globo tem sobre a populacao brasileira é demaaais. Meu namorado sempre le Globo(ponto)com. Mas até onde aquilo que é publicado no site e falado nos jornais realmente retrata o que se passa no país? hm... é de se pensar...

    ResponderExcluir
  9. DANILO.PORTO VELHO-RO danilo.oliveira.pvh@hotmail.com
    BOA TARDE OU BOA NOITE.
    VIM DISSERTAR SOBRE ESSA TAL REDE FUSO QUE A PLIM-PLIM INVENTOU:ELA PREJUDICA OS ESTADOS COM UMA HORA DE DIFERENÇA EM RELAÇÃO À BRASÍLIA. AS GRANDES REDES(RECORD, SBT, REDETV, BANDEIRANTES,...) FIZERAM A MESMA COISA , AUMENTANDO O NOSSO DRAMA. DEVEM HAVER DUAS SOLUÇÕES PARA ISSO, MESMO QUE A REDE FUSO NÃO SEJA EXTINTA. SÃO ELAS: O FIM DO HORÁRIO DE VERÃO E A UNIFICAÇÃO DO HORÁRIO DE BRASÍLIA. O HORÁRIO DE VERÃO, QUE AUMENTA O FUSO PARA DUAS HORAS,PREJUDICA OS NEGÓCIOS E AS TRANSAÇÕES COMERCIAIS; O BRASIL POSSUI TRÊS FUSOS HORÁRIOS E ESTÁ NA HORA DOS POLÍTICOS FAZEREM PRESSÃO. ESTÁ NA HORA DE UNIFICAR O HORÁRIO. ASSIM OS BRASILEIROS PODERÃO ASSISTIR TELEVISÃO EM PAZ.
    SOU MAIOR DE IDADE , MAS NÃO GOSTO DE VER CERTAS CENAS. MEUS IRMÃOS, QUE SÃO MENORES DEVERIAM ESTAR DORMINDO.ESSA PLIM-PLIM DEVERIA FAZER ADAPTAÇÕES À PROGRAMAÇÃO E NÃO ADOTAR UMA GRADE A MAIS E COM ISSO AUMENTANDO O DRAMA DE QUEM VIVE NO ACRE, AMAZONAS, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, RONDÔNIA E RORAIMA . ESTÁ NA HORA DE PRESSIONAR OS POLÍTICS E DIZER:BASTA DE HORÁRIO DE VERÃO, SIM PELA UNIFICAÇÃO. OBRIGADO. BOA NOITE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...