terça-feira, 8 de abril de 2008

Terceiro mandato para Lula


O que é que você acha? É a favor? Contra? Acha que esse não é o momento para se discutir o tema? É a favor da emenda que propõe um mandato de cinco anos, sem direito à reeleição?... E então? Participe.

Para votar no Blog do Mello no Ibest clique aqui

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Sofista8.4.08

    Mello!

    Olhando para o Brasil HOJE, é Lula Lá de NOVO!
    Quando as regras do jogo são modificadas?
    Somente quando a midia golpista, a elite branca "poderosa" , assim desejam/querem!
    A democracia exige participação da população.
    Eu gostaria de uma consulta popular ao povo brasileiro.
    Mas...a Constituição Brasileira não permite.
    Sonhar com a reforma política?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8.4.08

    eu acho que lula deve contibuar.
    Não se deve deixar mais pessoas aproveitadoras e que tem interesse somente em enriquecer algumas pessoas retomarem ao poder. Com lula todo mundo tem uma chance, desde que goste de trabalhar .... Nos outros governos era a lei de quewm pode mais chora meno a lei do mais forte. Com lula é na questão do bom senso.

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor porque, como postou o Eduardo Guimarãe, o PIG não permitirá que Lula apresente qualquer candidato pois o PIG fará um escarcel em cima de qualquer coisa, por exemplo um gasto de 8,00 reais na compra de uma tapioca vira um grande espetáculo. Enquanto isso, para o PIg, 100 bi que o Brasil deixou de arrecadar na Venda da Vale por FHC,,o silêncio neste caso e noutros casos é sepulcral

    Indicando seu blog no meu blog escrevi o seguinte a seu respito:
    este blog também é muito interessante.
    O Edu não deixa a mídia em paz.
    Ele é terrível.
    O povo da Folha já ameçou até enforcá-lo, atropelá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8.4.08

    De todas as opções, a sem reeleição é a melhorzinha.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8.4.08

    Mello,

    Do jeito que as coisas andam eu sou a favor do terceiro, quarto e quinto mandatos para Lula. Não posso imaginar gente desiquilibrada como tucanos e DEMgosos tomando conta do país, depois de tanta luta para melhorá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8.4.08

    Creio que essa discussão está ACIMA de quem ocupa ou não ocupa o Palácio do Planalto. É uma questão afeita à democracia brasileira, seu aperfeiçoamento e aprofundamento. A mídia restringe o debate falando em "um terceiro mandato para Lula", inclusive taxando essa hipótese como absurda, ditatorial, etc. Ou seja, uma palhaçada. A discussão séria não é essa, não é o Lula. A discussão é se a limitação à reeleição significa mais ou menos democracia. Alguém pode ser eleito e depois reeleito uma vez e... ponto final. É sabido que o limite a uma reeleição foi imposto pelos republicanos nos EUA após o grande presidente Roosevelt (democrata) ser reeleito três vezes nos anos 30/40, a partir, por sinal, de excelentes governos que tiraram aquele país das conseqüências da crise de 29. Roosevelt governou amparado nas classes trabalhadoras americanas, gerou empregos e deu um "chega-pra-lá" nos banqueiros reacionários, nos "neo-liberais" da época. Evidentemente, assim que puderam, os republicanos conservadores trataram de limitar a reeleição. A princípio acho que é mais democrático o povo poder votar à vontade em quem deseja. Se o presidente está indo bem, qual o problema? Ah, sim, eu sei qual é o problema: a nossa elite morre de medo de qualquer governante que seja muito popular... Fica difícil dela manobrar, impor sua agenda, etc etc etc....

    ResponderExcluir
  7. Rogerio Goulart8.4.08

    Sou a favor de qualquer modificação constitucional, desde que tenha o referendo popular.Acho que o plebiscito deveria ser mais utilizado no Brasil para questões como essas. Entendo porém que na atual correlação de forças é praticamente impossível emplacar essa discussão. O governo Lula precisaria estar bem mais preparado do ponto de vista da sua comunicação, pois ia sofrer um bombardeio midiático mil vezes pior do que o do mensalão. Se com essa estória de dossie já estão cortando um dobrado.....além disso Lula nunca iria aceitar, pois sabe que isso criaria um clima perigoso de instabilidade para o país, assim como seria se abrisse os arquivos secretos da ditadura e fizesse uma auditoria pra valer nas privadoações de FHC. Lula agora é conhecedor das tais forças ocultas que tanto Brizola mencionava.

    ResponderExcluir
  8. Vinícius8.4.08

    Sou à favor sim.
    Que se faça um referendo, se for aprovado democraticamente pelo povo, um abraço para o pig!

    ResponderExcluir
  9. Nonato8.4.08

    Acho cedo para essa discussão!

    ResponderExcluir
  10. Sou contra por duas razões. Primeiro pq é mudar a regra no meio do jogo, tal e qual fizeram os tucanos há pouco mais de dez anos. Segundo pq não acho saudável e benéfico a qualquer democracia a personificação do Estado em um governante. Achar que só Lula pode nos salvar. O ideal é algo como o Chile tem feito: alternar os governantes, dentro de um mesmo bloco de alianças políticas.

    ResponderExcluir
  11. Como a oposição não tem projeto de país e por isso mesmo só sabe chantagear o governo, ventilar a hipótese de um terceiro mandato a acuaria e talvez a trouxesse para os parâmetros da democracia. No entanto se for levada adiante essa proposta serei contra. Feriria as Instituições tal qual FFHH feriu em 1997 e perpetuaria no poder alguns prefeitos e governadores, voltaríamos à velha política das oligarquias. Voltaríamos ao Rio Grande do Sul de Borges de Medeiros. Imagine Aécio Neves que mantêm sobre rédea curta a imprensa mineira, se tornando governador vitalício. Sei que a base da democracia não está em limitar ou não o mandato e sim em ferramentas de controle por parte da sociedade, coisa que ainda não temos no Brasil. Não conseguimos sequer levar adiante o debate sobre democracia participativa ou direta. Sou a favor mesmo é de um mandato de 6 anos com recall a partir do terceiro ano.

    Hudson Luiz Vilas Boas
    Sociólogo
    Poços de Caldas - MG

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9.4.08

    Li os comentários abaixo e minha opinião é:

    1º - referendo popular para mudar a constinuição não é um dispositivo legal previsto na nossa carta magna. e outra coisa se a moda pegar não vai ser uma boa idéia por a grande maioria do povo brasileiro sequer já foleou a constituição brasileira. é preciso maturidade da sociedade para deixar que ela mude via plesbicito.

    2º - Meu desejo é que o PT eleja a Dilma para ficar mais forte e coerente com as aspirações democráticas do país. Manter o Lula traria muita rejeição e o partido ficaria com cara de PDT. um partido que quando o chefe morre e acaba , se esvazia, como aconteceu depois que o Brizola morreu. Ou o PT representa alguma coisa justa e real ou não serve para nada e não terá futuro.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10.4.08

    Indiscutivelmente, é cedo para essa discussão. Pelo país, eu adoraria um 3º mandato para o Lula, e fico indignada com o PIG, que tenta o compará-lo com "ditadores da América Latina", esquecendo que, aqui mesmo, o FHC comprou parlamentares para permitir a sua reeleição. Mas o Lula não quer. Não tem o apego ao poder de seu antecessor. Torço para que ele faça o sucessor, contra imprensa e oposição golpistas, como conseguiu no voto, a reeleição. Sonia Montenegro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...