terça-feira, 20 de maio de 2008

Fernando Henrique ganha o prêmio ‘Tucano de Pirita’


A política tem suas armadilhas. Arma uma teia, como as aranhas, e depois que o sujeito cai nela não tem como escapar. Aconteceu com o ex-presidente FHC. Para se reeleger, ele moveu mundos e fundos (inicialmente fundos e depois o mundo). Agora não tem como fugir da armadilha em que se enveredou. Por isso, age como se vivesse em uma realidade alternativa. Já não repete o “esqueçam o que falei”, mas em várias de suas entrevistas a informação principal está menos naquilo que ele diz do que naquilo que cala.

Mas dessa vez ele se superou. Em entrevista ao jornalista Ricardo Kotscho, Fernando Henrique deu uma declaração que fez jus ao “Tucano de Pirita”, um prêmio criado e outorgado pelo Blog do Mello, no instante mesmo da leitura da entrevista.

Não sei se é assim no Brasil todo, mas aqui no Rio tucano não é apenas a ave, nem o partido, mas também quem tem um nariz grande, que, desde Pinocchio, identifica os mentirosos. E a pirita é conhecida como o “ouro dos tolos”.

Logo, o prêmio “Tucano de Pirita” só pode ser concedido a uma grande mentira. Exatamente como a que Fernando Henrique teve a coragem de contar, na entrevista. Respondendo a uma pergunta do jornalista, FHC teve a cara de pau de dizer que não segurou a paridade real-dólar em 1998 por causa da reeleição.

FHC: A eleição foi em outubro de 1998, mas não foi por isso. Nós não fizemos porque tivemos medo da volta da inflação. Depois, ficou provado - engenharia de obra feita é mais fácil, né? – que a inflação não voltaria, como não voltou. A gente poderia ter feito a mudança cambial antes que não voltaria a inflação. De má fé, as pessoas, e inclusive o Delfim Netto repete sempre isso, disseram que era populismo cambial. É mentira, não foi para ganhar a eleição que adiamos a mudança.

É ou não é dele o “Tucano de Pirita”?

Leia também:

» FHC entregou o petróleo aos ban...queiros

» ‘Dossiê FHC’: o que se explica e o que falta explicar

» Retrato do governo FHC, por ele próprio

» Aloysio Biondi e a manipulação da mídia a favor de FHC

» Quebra do Banespa foi cascata de FHC, Malan, Loyola, Franco e Serra

» Itamar Franco denuncia fraude de FHC com o Real

» Receita Federal servia de adega para FHC

» Lula fala em pé-frio e FHC coloca a meia

» Fim da dívida externa, fim da era FHC

» FHC: ‘Esqueçam o que eu disse’... Depois paguem para lembrar

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Anônimo20.5.08

    Sempre que o assunto é o roubatizador lesa-pátria fhcorrupto, lembro a observação perfeita do PHA – "O presidente do México, Carlos Salina de Gortari, vendeu a telefonia do México para uma pessoa, que é o Carlos Slim, hoje o homem mais rico do mundo. Salinas de Gortari teve que fugir do México para a Irlanda porque nem em Miami ele podia ficar. O Fujimori, que fez a privatização no Peru, está preso. O Carlos Menem, que fez a privatização na Argentina, tem vários ministros na cadeia e não pode ver um juiz ou policial que sai correndo, pode ser preso a qualquer momento. Aqui no Brasil o Fernando Henrique Cardoso cobra US$ 60 mil por palestra e sai no PIG toda hora. E as pessoas levam o Fernando Henrique a sério, é o herói de uma parcela da população brasileira."

    ResponderExcluir
  2. zztavares20.5.08

    burro ou mentiroso? ele parece preferir burro. será verdade? de qualquer forma o rombo foi enorme. houve roubo? xi. múltipla escolha.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o melhor que o fhc pode fazer para salvar a cara seria trocar o "esqueçam o que falei", para "Esqueçam que governei"

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21.5.08

    Oi Mello, acabo de conhecer agora seu blog.

    Não moro mais aqui no Brasil faz um tempo, então não estou envolvido e nem quero estar com este país.

    Mas me diga, você acha de verdade que o governo FHc foi uma tremenda porcaria? Você acha o governo Lula muito bom?
    eu acho o atual governo bom e considero que estamos num longo mandado de FHC até agora e por mais alguns anos.

    Pois o Lula é o FHC. Assim como Regina Duarte também tive medo na primeira eleição do Lula, não por mim, pois nunca fui propriamente eleitor no Brasil, nunca votei aqui. Tive medo por todos que prezo e vivem aqui.

    Mas meu amigo é ser bem sacana e cara de pau dizer:

    "É a melhor resposta que o governo Lula dá a todos aqueles que na campanha de 2002 tinham medo, muito medo do operário na condução do país."

    De quem você está falando? Não há nenhum opererário no planalto.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22.5.08

    O filhote anônimo que fique onde está, fora do braZil, e nos poupe de aguentar tamanhas estultices! Ass. Francis

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1.6.08

    Rapaz, ainda estou aqui no Brazil, me emprego me trouxe pra cá. Brasileiros ainda são os melhores em Arquitetura.
    Mas eu não tenho preferência política aqui não, não precisa ser reacionário comigo. Só disse que acho que desde o começo do plano Real vicemos um único governo e que no planalto não tem nenhum operário, o presidente não é o mesmo que fez campanha em 2001. E isso amigos Petistas vocês não podem negar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...