terça-feira, 24 de junho de 2008

O novo fuso do Acre e o poder das Organizações Globo


Hoje, o Acre (e também cidades do Amazonas e do Pará) teve seu fuso horário alterado, em estrita obediência de políticos locais (à frente o senador petista Tião Vianna) e do presidente Lula a um reclamo da Rede Globo de Televisão, conforme postagem que fiz aqui em 28 de abril e reproduzo a seguir.

Mas, antes, ainda a respeito do novo fuso horário, encontrei esta foto, indicada pelo Altino, no Blog Ambiente Acreano, de Evandro Ferreira. Foi tirada hoje às 6h30 da manhã, no novo fuso. Não é à toa que o governo do Acre (segundo está no Portal da Globo e confessa o próprio Jornal Nacional hoje) liberou as escolas para alterarem os horários à vontade. As crianças, professores, os pais, o estado, que se ajeitem, quem não pode ficar mal é a Rede Globo.

O poder das Organizações Globo é um risco para a democracia no Brasil (III)

A Rede Globo consegue mudar até o fuso horário do Brasil.

O Brasil inteiro dormia e acordava inocente da necessidade premente de o Acre, o Pará e mais algumas dezenas de municípios do Amazonas mudarem seu fuso horário. Mas foi só as emissoras de TV (à frente a hegemônica Rede Globo) terem que adequar sua programação aos fusos horários do país, respeitando a classificação indicativa, para que a necessidade de uma mudança geral acontecesse.

Veja bem, esse fuso horário foi adotado em 1913, mas só agora, quase cem anos depois, após ameaças da Rede Globo de apenas transmitir em VT os jogos de futebol para aqueles estados da região Norte, descobre-se que ele prejudica atividades econômicas, tem mau hálito e chulé.

O presidente Lula sancionou na última quinta-feira o projeto de lei do senador petista Tião Viana, lá do Acre, que diminui em uma hora o fuso daquela região, em relação a Brasília. Com isso, descobrimos que há quase cem anos eles são prejudicados, pois agora o novo fuso lhes vai proporcionar economia de energia, integração de transportes e facilitará as transações econômicas com os demais estados. Parece piada.

O Altino Machado, nosso blogueiro acreano, postou uma foto da capital, Rio Branco, no novo horário em que as crianças sairão para as escolas e os trabalhadores para o trabalho. Clique aqui para vê-la. É um breu. Mesmo assim o presidente assinou o projeto que entrará em vigor daqui a 60 dias, para alegria da Globo.

A democracia em risco

As Organizações Globo têm um peso descomunal no Brasil. Esse peso descomunal deve ser discutido no Congresso. É necessário que se criem mecanismos regulatórios para garantir a liberdade de expressão. E a liberdade só pode existir se for plural, se não houver uma instância - como as Organizações Globo - com o poder de influenciar mais de 70% da população. Mecanismos que proibissem – como acontece em outros países, inclusive os EUA - a concentração de veículos de comunicação nas mãos de um só grupo, numa mesma cidade ou estado. Aqui no Rio, por exemplo, as Organizações Globo têm a TV Globo (RGTV), os jornais mais vendidos - O Globo e Extra -, estações de rádio - Globo, CBN... - além da revista Época, do portal de notícias etc., etc.

(...)... Até quando se vai permitir a concentração de poder que as Organizações Globo têm no país? Isso não faz bem para a informação livre, muito menos para a democracia. Ao contrário: não permite uma e ameaça a outra.

Agora, imagine se vier a ser confirmada a compra do Estadão pelas Organizações Globo. A democracia resiste?

Leia e assista também:

» 'Além do Cidadão Kane': Assista na íntegra o vídeo proibido pela Rede Globo

» Baixe o vídeo proibido pela Globo para seu computador

» Vídeo: Brizola detona Globo em 50 segundos

» Vale a pena ver de novo: Cid Moreira lê direito de resposta de Brizola no Jornal Nacional

» Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia

» Demitido, repórter da TV Globo acusa emissora e Ali Kamel de manipularem cobertura política

» Aniversário do Rio: O Globo chora lágrimas de crocodilo pela cidade

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. ATENÇÃO, COMENTARISTA:

    Toda opinião que não seja ofensiva é bem-vinda.
    Se não quiser revelar sua identidade, utilize a opção "Nome/URL". Digite um nome qualquer. Não é necessário preencher o campo URL.
    NÃO UTILIZE A OPÇÃO "ANÔNIMO". Comentários como "Anônimo" não serão mais considerados.
    SE TIVER UM BLOG, OU QUISER INDICAR UM, faça-o após o comentário.
    Um abraço,
    Antônio Mello

    ResponderExcluir
  2. alexandre25.6.08

    Eu vi essa notícia no rádio e não entendi. Na hora pensei:como?por que?
    Por falar em rede globo,a exploração política da morte de Ruth cardoso foi estarrecedora.Tanto no bom dia brasil qto no jornal hoje, o grande feito dela foi assinar um abaixo assinado"anti-racista"que combatia as cotas para negros.Sem falar na ressurreição do dossiê anti FHc.Essa questão das cotas é mais importante do q eu imaginava.Inclusive eu mesmo era contra e achava discriminatórias.Mas chamar quem pensa diferente de racista ,abertamente,no meio de uma reportagem foi malandragem de linguagem.E a partir de agora sou a favor das cotas.E agora essa do fuso horário...é o horror.A oposição podia bater no Lula por isso mas a oposição não bate na Globo.Nem o lula.Se bem que ultimamente ele já tá ficando mais cascudinho.

    ResponderExcluir
  3. Ivan Moraes27.6.08

    "As crianças, professores, os pais, o estado, que se ajeitem, quem não pode ficar mal é a Rede Globo": PUTA! PUTA! PUTA! PUTA! PUTA! PUTA! PUTA! SETE VEZES PUTA!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que esse monopólio da Rede Globo tem q acabar o mais rápido possível, não só pelo monopólio dela mas tb para acabar com essa programação ridícula q nós temos hj na tv aberta no Brasil. Quem aguenta à noite ligar a TV e ter q assistir ou novela ou jornal, eu não aguento mais ver novelas na programação da Globo e outras emissoras.
    Meu deus do céu alguém acabe com essas porcarias e esse monopólio.......
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.