Vídeo: Debate Lula e Collor em 1989: Finalmente as imagens na íntegra. Assista

Muito já se falou sobre aquele último debate entre Lula e Collor, nas eleições presidenciais de 1989. Agora, a Rede Globo, através de seu novo canal de comunicação, coloca à disposição do internauta a íntegra do debate. Parabéns à Rede Globo pela iniciativa.

Isso foi ontem à noite, e hoje o Blog do Mello já divulga para você as seis partes do debate.

É interessante observá-lo na íntegra e tanto depois (quase 20 anos), porque houve muita crítica à participação de Lula, à edição do debate do Jornal Nacional do dia seguinte, mas pouco ou nada se falou a respeito da participação de alguns jornalistas no debate.

No primeiro bloco, por exemplo, as duas primeiras perguntas foram feitas com o visível propósito de colocar nas cordas o candidato Lula e dar a iniciativa do debate ao candidato Collor. Transcrevo as duas, como aperitivo. Uma, do jornalista Boris “Isso é uma Vergonha” Casoy, e outra, do também jornalista Luiz Fernando Emediato.

Boris: Os países comunistas atravessam grandes transformações, sob o aspecto político e econômico. Estão optando pelo caminho da liberdade política (maioria deles) e pela eficiência do mercado na economia, inclusive no que diz respeito a salários - o que mostra que o estado-empresário está falindo naqueles países. Pediria aos senhores que se posicionassem, dessem sua opinião sobre as transformações no mundo comunista, sob o aspecto econômico, e de que maneira esses fatos, essas transformações podem ser aproveitados no Brasil como lição.

Emediato : Candidato Lula, essas aqui são umas páginas do seu programa de governo. E está claro, aqui nas páginas 13 e 15 do seu programa, que o projeto social, econômico e político do PT não consiste apenas em ganhar a eleição. Isso seria apenas o primeiro passo. Está aqui: seu sentido histórico é de fazer uma reforma radical, uma revolução socialista. O senhor sabe que isso é perigoso. O próprio PT admite aqui na página nove, que as reações podem ser brutais, porque alguém tem que perder com essa revolução. O senhor está prometendo a felicidade para quem votar no senhor. Essa felicidade pode ser comprometida. O senhor teria coragem e sinceridade de falar para os seus eleitores, aqui e agora, que se essa reação brutal acontecer o senhor terá de reprimir - quem sabe, até, pelas armas - os seus opositores, como defendem alguns de seus aliados, como os do Partido Comunista do Brasil?

A escolha da pergunta de cada um tocava numa questão que vinha sendo explorada pela campanha de Collor: a de que o PT era um partido ligado aos comunistas e que pregava a revolução. Seria o mesmo (mas com sinal trocado, já que Collor é de tradicional família de coronéis nordestinos e Lula um retirante) se Boris, em vez da pergunta que fez aos dois tivesse feito esta:

Boris: O Brasil passa por uma grave crise. Nessas horas sofre mais quem pode menos. Por isso o sofrimento é maior na região nordeste do país. A região nordeste sempre foi dominada por coronéis, empresários e políticos que usam a miséria do povo para manter o controle político da região. Por isso é a região mais atrasada do Brasil. Pediria aos senhores que se posicionassem, dessem sua opinião sobre a situação do nordeste, sob o aspecto econômico, e de que maneira esses fatos podem ser aproveitados no Brasil como lição.

Vamos ao debate, que é o que interessa. Ao final, comente.

Debate Lula-Collor 1989 - Bloco 1

Debate Lula-Collor 1989 - Bloco 2

Debate Lula-Collor 1989 - Bloco 3

Debate Lula-Collor 1989 - Bloco 4

Debate Lula-Collor 1989 - Bloco 5

Debate Lula-Collor 1989 - Último Bloco


Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail