terça-feira, 21 de outubro de 2008

Para Globo, assassinato de Eloá teve final feliz



Conforme afirmei ontem aqui, na Globo o show da alegria com os órgãos da menina Eloá já começou. O Brasil não viu, mas passou no SPTV, segunda edição, essa matéria incrível do repórter Márcio Canuto, diretamente do bairro Paraíso (será coincidência?), numa euforia total com a família da jovem que recebeu o coração de Eloá. Tudo isso no mesmo dia do velório e enterro do corpo da jovem [Atualização: O enterro aconteceu apenas na manhã desta terça, o que torna ainda pior a eufórica reportagem], seqüestrada e assassinada pelo ex-namorado, com o auxílio cúmplice da incompetência da polícia de Serra. Ou seja, o infeliz desfecho do seqüestro de Santo André está se transformando num show com final feliz (o que é dito, com todas as palavras, no final da reportagem).

Para quem não tem uma conexão boa, vai aí a transcrição da matéria (e o trecho do final feliz em negrito), feita pelo próprio site do SPTV. Mas nada se compara a assistir à eufórica reportagem.

O que não falta é motivo para esta família comemorar. Maria Edileusa, irmã, e Geanne, sobrinha, festejam o sucesso do transplante de coração em Maria Augusta. Era o fim de uma espera que já durava 16 anos. “Tô emocionada... muito emocionada”, diz a irmã.

“Ela não podia fazer esforço, uma coisa simples, subir uma escada ela não conseguia. Não conseguia, tinha que ajudar ela, levava ela nos braços”, diz Estênio Garcia Alves de Lima, namorado de Maria Augusta.

Para a família não poderia ter uma recompensa maior, depois de tantos anos de expectativa e angústia. Maria Augusta ganha um coração novo, um presente no dia do seu aniversário.

"Quando ligaram pra ela e falaram vem pra cá. É o coração que Deus tá me dando", diz Geane Teixeira Rodrigues, sobrinha de Maria Augusta.

Maria Augusta tinha uma cardiopatia congênita e só um transplante poderia salvá-la. Ela, de 39 anos, nascida no Pará, herdou o coração da adolescente Eloá, nascida em Alagoas. O destino uniu as duas em São Paulo. Uma salvou a outra.

“Eu queria agradecer muito eles tá, pela solidariedade né?”, diz Maria Edileusa Teixeira Rodrigues, irmã de Maria Augusta.

De coração novo, novos planos para Maria Augusta, novos planos para Estênio Garcia que é seu noivo.

“O que você está pensando, agora? Você é responsável por um coração novo”, diz o repórter. "Com certeza, agora nossos planos é se casar. Final feliz já começou a ter. Um final feliz, né”, diz ele.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Oi Melo, eu escrevo aqui de BH um blog falando sobre mídia e política local e nacional. Acredito que a alguns dias atrás fiz uma postagem com um link para um post do seu blog. Acho que assunto ainda era este.

    Neste espetáculo em busca de audiência, eu, que sou ateu, fico pensando de como um crente, seja lá de que credo for, consegue imaginar um Deus capaz de ceifar de um prá dar para outros 6 ou 8 sei-lá. Será que isto é uma política de redistribuição de vida?

    A cada dia me espanto mais com a capacidade desta mídia moldar o pensamento das pessoas. Não há nada que me deixe mais indignado do que isto.

    O interessante é que, esta mesma gente, que adora dizer que o problema do país é de educação nada faz por esta causa, muito ao contrário.

    Acredito que o tipo de educação a que eles se referem é o treinamento. Sim, aquela que habilita o homem para servir ao trabalho e não a que acredito, a que liberta o homem para servir ao desenvolvimento do homem.

    Há três dias atrás fiz uma postagem, inspirado no Eduardo Guimarães, http://linguadetrapo.blogspot.com/2008/10/reajamos-brasileiros.html - em que falo sobre este assunto. Não dá mais para tolerar este abestalhamento que nos é posto goela abaixo.

    Estou há pouco mais de um mês escrevendo este blog pois, como possuo um trauma pessoal com psicólogos e, tenho uma enorme necessidade de me expressar mas, é difícil fazê-lo em público sem encontrar interlocutor adequado, achei na blogosfera esta alternativa, barata, sem precisar sair de casa ou do trabalho e dá prá falar o quanto quiser.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Mello, a idéia da globo é essa: não respingar a incompetência da polícia no governador José Serra e nem no candidato a prefeito Kassab e afastar a negatividade do crime. Para isso é necessário "dar" um final feliz na história.

    ResponderExcluir
  3. Pai de Eloá é identificado em Alagoas e acusado de integrar ‘gangue fardada‘

    A Secretaria de Defesa Social de Alagoas deve pedir a prisão do pai de Eloá Cristina Pimentel da Silva, 15 anos, enterrada nesta terça-feira em São Paulo. Ele não compareceu nesta manhã ao enterro da filha, em Santo André.

    Olha mello, já tão mudando o foco.. QUE LIXO DE PROFISSÃO.. E DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Angela Liuti21.10.08

    Enviado para Rede Record e rede Globo
    “Em relação ao caso Eloá, as redes televisivas que mantém os monopólios e tem programas diretamente para manter o povo na sua ignorância estão deliberadamente desviando o foco das discussões sobre a série e erros que seguiram ao trágico desfecho, inclusive com a participação destas tvs que entraram em contato com o sequestrador. O FOCO das discussões não é a doação de órgãos, o foco é que esta menina estaria ainda viva se não fossem tantas interferências e pressões externas. Ela estaria VIVA. Por isto, eu que sou doadora de órgãos declarada, digo que se fosse minha filha e morta nestas condições, não doaria os órgãos. É um ato de violência para com esta família, que só concordou porque vcs imprensa, substimam a capacidade de sentimento das pessoas. Esta família foi violentada duas vezes, com a morte da filha e com a pressão para ser altruísta num momento de emoção intensa. É com a ingenuidade do povo brasileiro que a televisão brasileira de baixo nível colabora para para que não se dê um salto para a cidadania plena. A cidadania plena é o ser humano estar pleno de sua integridade de dizer sim ou não, mesmo quando a mediocridade diz sim, sim você pode ser violentado, pode ter um filho assassinado na frente das câmeras, por uma série de erros, pela ordem mal dada, por motivos politicos , quem sabe, e a imprensa cujo papel é questionar, não o faz , está preocupada com o IBOP, e agora continua vampirizando esta moça com esta história de doação de órgãos. Chega de hipocrisia, a questão da pauta não é a doação de órgãos, a pauta é: Porque Eloá morreu, quem puchou o gatilho? O sequestrador, também adolescente desvairado, a policia autoritária treinada para reprimir a qualquer custo ou o clamor do IBOP, para que a história tivesse um desfecho? Quem é que gosta de sangue? haja vista a quantidade de programas em que verte sangue na TV. A Fomentação da violência vai até quando meu Deus. Espero que vocês reporteres, chefias , diretores e donos de empresas de comunicação façam um ato de reflexão consciente ao menos uma vez na vida. Nota Zero para os programas ensandecidos que exploram a violência e a boa vontade do povo . Vamos construir cidadania meus senhores?”

    ResponderExcluir
  5. Eu diria que não tem final feliz nessa história. Tem um fim trágico de uma pessoa e um recomeço para outras pessoas. Suponhamos que os órgãos não viessem da vítima e, sim, do assassino - se este houvesse se suicidado após o crime contra Eloá Cristina -, haveria essa espetacularização do fato? Talvez, um espetáculo mórbido.

    ResponderExcluir
  6. Sérgio Borges Paim Pamplona21.10.08

    Mello, você acertou em cheio, cantou a pedra certinho. É de dar nojo essa proteção midiática que se dá aos aliados do momento. Serra deveria envergonhar-se, se fosse gente. Mas, ambicioso que é, de olho na presidência, passa por cima de quem for, sem nem olhar para trás, quanto mais para si. Um horror.

    ResponderExcluir
  7. José Damião Vasconcelos21.10.08

    Mello,
    Parabéns pelo blog, ainda, não conhecia, entretanto, já coloquei entre os "sites" favoritos. Quero dizer que também fiquei assustado com tamanha "felicidade" do Repórter Márcio Canuto (Globo/SP). A morte da garota Eloá tem sido utilizado pela imprensa para ganhar audiência, em sua grande maioria não tendo o menor respeito à família.
    Agora debater sobre concessão pública de TV e Rádio (Globo, Band e Record estão vencidas) nunca é colocado na pauta do dia.

    ResponderExcluir
  8. É de dar nojo mesmo esse PIG!!!!Mas isso vai mudar, a internet está aí prá isso..e parece que não demora muito!!!!

    ResponderExcluir
  9. Que nojo desse PIG!!Mas isso tudo vai mudar, e a internet esta aí prá isso e parece que não vai demorar muito!!!

    ResponderExcluir
  10. Como já comentado, existe um claro esforço da grande imprensa em blindar o governo às vésperas das eleições. Isso fica muito evidente, afinal aquele monte de questionamentos acerca da ação policial já "sumiram".

    Não é "teoria da conspiração" não e nem sou partidário disso ou daquilo. Mas que tá na cara essa intenção de poupar o Serra, tá ( afinal, duas grandes crises na segurança pública em menos de 1 semana abala qualquer governo. Menos em SP, ao que parece).

    Gostei do blog. Acho que voltarei mais vezes...:D

    ResponderExcluir
  11. Prezado Rodrigo.

    Finalmente vejo alguém de PEITO para comentar a relação da imprensa com o PSDB (e também com o DEM), venho repetindo isso desde Covas e ninguém me dá atenção, acham que sou paranóico.

    Lancei domingo uma campanha em nossa revista em luto pelo ocorrido. Pela garota assassinada, pela outra ferida, pela palhaçada da imprensa que nos envergonha, pela incompetência do governo que dias antes - após forçar uma situação por meses até a explosão dos ânimos - conseguiu atingir o objetivo que era fazer uma acusação eleitoreira.

    Quem discordar que fale com policiais, com o sindicato, que vá checar as fontes como eu fui.

    Texto: "Estamos de Luto" no título "A cara do Editor"

    Abs.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo23.10.08

    POBRE BRASIL POBRE POVO QUE VOTA CONTRA QUEM LHES DÁ OPORTUNIDADE DE TER TRES REFEIÇÕES POR DIA. POBRE POVO QUE VOTA CONTRA QUEM LHE DÁ EXPECTATIVA DE UM FUTURO MELHOR. POBRE POVO QUE ACEITA PASSIVAMENTE O QUE A REDE GLOBO MOSTRA.

    ResponderExcluir
  13. É meu caro... Existem muito mais coisas entre o céu e a terra do que se pode imaginar...Vai saber até onde vai a ignorancia das pessoas?...
    O problema, na minha opinião (e de outros milhões de pessoas) foi a demora que levou para ocorrer o desfecho do caso. A polícia pode ter tido os motivos dela, mas que a demora foi decisiva para o que aconteceu, isso foi.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...