sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Por que vou votar em Eduardo Paes, 15


Ainda este ano, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), surpreendeu o mundo político lançando uma chapa para a prefeitura do Rio encabeçada por Alexandre Molon, do PT, tendo como vice o chefe da Casa Civil e homem de confiança do governador, Régis Fichtner. A coligação não foi adiante (comentei sobre os motivos aqui).

Todos os principais partidos que apóiam e participam do governo Lula estão apoiando a candidatura de Eduardo Paes.

Ao lado de Fernando Gabeira estão os principais partidos de oposição ao governo Lula. Além de César Maia.

Logo, meu voto só pode ser no 15, Eduardo Paes.

Muitos dos que afirmam que vão votar no Gabeira dizem que ele seria um político diferente. Não vejo tanta diferença assim entre Gabeira e os demais políticos.

Gabeira deixou (e cultivou) que se criasse em torno de seu nome a imagem romântica do ex-guerrilheiro que foi para o exílio e voltou com a cabeça arejada pela nova onda da ecologia.

Gabeira teria pegado em armas contra a ditadura, participado ativamente do seqüestro do embaixador americano e era o mítico autor da tão famosa carta do seqüestro.

Depois descobriu-se que a história não era bem essa, a participação de Gabeira no seqüestro foi episódica, nem a tal carta fora escrita por ele, mas pelo atual comandante da Secretaria de Comunicação de Lula, jornalista Franklin Martins. Ou seja, G abeira foi uma espécie de Sassá Mutema da guerrilha.

Quando lhe perguntaram por que aceitara durante tanto tempo passar-se por autor da carta, Gabeira respondeu apenas que nunca disse que não a havia escrito simplesmente porque nunca lhe perguntaram...

Agora, o Sassá Mutema foi flagrado pedindo a bênção ao Clube Militar do Rio de Janeiro, último reduto de todos os defensores da ditadura, traindo a memória de todos aqueles que foram torturados e assassinados durante o regime militar.

Falam do episódio de Gabeira com o Severino, sem citar que o próprio Gabeira muito provavelmente votou no Severino para presidente da Câmara – e todos sabiam de quem se tratava Severino Cavalcanti já naquele momento do voto.

Gabeira criticou também aquilo que tem sido chamado pela mídia corporativa de bolsa ditadura. Quando seu atual aliado César Maia flagrou-o em contradição, acusando-o de haver entrado com um pedido para que os anos de exílio contassem para sua aposentadoria, Gabeira voltou atrás, disse que havia se esquecido do tal pedido e que o retiraria.

Mas, ainda que Gabeira tivesse todas as qualidades pessoais que lhe são atribuídas, não votaria nele, porque permanece bem viva na minha memória a lembrança de um outro candidato, vendido como um político diferente dos demais, que iria acabar com aquela velha política do compadrio, das troquinhas de favor, um político novo, que denunciava os corruptos e os marajás...

Preciso citar o nome dele e como acabou seu governo?

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Justo, é um pais livre e vc vota em quem acha que deve. Juntei umas boas leituras que recomendo:
    Leituras para 26 de Outubro
    Vamos aos comentarios de fato.

    Acho que vc se engana quando fala que a base de Lula esta com Paes. Primeiro vale ler o artigo Noblat: Rebola Paes Rebola nele Paes fala o que acha do Lula. Ele é o maior opositor de Lula. Varios lideres do PT como Suplicy, Jaques Wagner, Marina Silva entre outros estão com Gaberia, acho que quem foi para o lado do Paes é por causa da maquina nada ligado a ideologia, afinal Paes era do PSDB ate out/2007.

    Nao consigo votar de forma alguma no PMDB de Garotinho, Jerominho, Alvaro Lins, Picciani e etc. Não aprovo Sergio Cabral. Não aprovo o loteamento de cargos que Paes vai fazer.

    Acho que Gabeira é sim diferente. Paes promete MUITO mais coisa do que vai fazer, Gabeira pensa, fala que não vai dar para fazer, que vai ser dificil. Exemplo pratico: ele fala que no primeiro ano de governo vai licitir e implementar bilhete unico. Para licitar vc leva algo como 18 meses. Não tem como. É demorado complicado. Gabeira é verdadeiro e fala que vai fazer, estudar, pensar e fazer no tempo que der para fazer.

    Nesse ultima semana Sergio Cabral abriu 3 UPAs, quer coisa mais eleitoreira que isso? Não é isso que quero para o Rio.

    Quero o homem que derrubou Severino e foi contra Renan, não quero quem ajudou ele e se eleger novamente e que é do partido do Renan.

    Dia 26 sou Gabeira!

    ResponderExcluir
  2. Muller,
    os partidos da base de Lula PMDB, PDT, PSB, PC do B e PT estão com Paes.
    Os de oposição a Lula, PSDB e DEM, com Gabeira. César Maia com Gabeira.
    Gabeira não tirou o Severino de lá. Provavelmente ajudou a colocá-lo lá. Severino renunciou para não ser cassado, por causa do jabá que recebia do restaurante da Câmara.
    Gabeira é adversário político do governo do presidente Lula. Se eleito, vai dar um palanque em nossa cidade para o mais perigoso político da atualidade, o governador de SP, José Serra.

    ResponderExcluir
  3. aqui o Gabeira hoje,
    uma imagem vale mais do que mil palavras

    http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=9537

    ResponderExcluir
  4. Paes está com os BABUs, os Piccianes e mais de quadrilheiros da pesada. O Rio não merece mais 4 anos de maus políticos. Eu quero o novo.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Chaffin24.10.08

    Antônio, você sabe gosto muito do seu blog e acompanho de perto seus comentários... Sempre fui simpatizante e sempre votei no PT, e não me arrependo. A única vez que não votei no PT foi justamente porque o PT não tinha concorrente participando diretamente e apoiou outro partido para o segundo turno. Triste sina... tenho de levar comigo o voto que dei ao GAROTINHO (ahhhh!). Não preciso dizer o quanto me arrependo disso! Concordo que o Gabeira não é o que vende, mas votar no Paes é pedir muito.... O cara é um oportunista que está sempre do lado do poder, é um tremendo arroz de festa, que com aquela cara de bom moço me lembra aquele politico diferente que voce citou.
    Não teremos uma boa prefeitura nos próximos anos, na verdade vamos continuar não tendo uma boa prefeitura....
    estamos entre um Gabeira que não sabe trabalhar em equipe e quer se tranformar em "Pop-Star" e o Paes que vai utilizar do cargo para trampolim para algum outro cargo que esteja do lado do poder.
    um grande abraço,
    Marcelo Chaffin

    ResponderExcluir
  6. Não adianta olhar apenas o passado dos candidatos. É preciso ver o que eles representam hoje também. Os dois candidatos são vira-casaca.
    Paes virou para o lado certo (a partir do referencial da esquerda, time de Lula).
    Gabeira virou para o lado errado (time do Serra).
    Mesmo, na política local, tente montar na imaginação um secretariado de Gabeira: eu vejo recheado de "gestores" de César Maia e Tucanos, gente privatista e com políticas elitizadas.
    Tente fazer o mesmo com Paes: muita gente do PMDB, mas alguns do PT, PSB e do PCdoB (quem sabe na secretaria de saúde).
    Se Paes leva o contencioso de adeptos de Picciani, Gabeira leva junto a turma do César Maia, Marcelo Alencar (que privatizou o Rio e se envolveu em diversos escândalos da corrupção) e Ronaldo Cezar Coelho.
    Não tenho escolha: entre dois picaretas, melhor o Paes.

    ResponderExcluir
  7. Mello

    Ótimo post. Eu não entendo muito bem como a politica funciona no Rio,é muito confuso como o carioca vota.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo24.10.08

    Como estou em São Paulo, tenho uma opção de voto mais interessante, sem precisar recorrer a analises e justificativas elaboradas.

    A Marta aparentemente caminha para a derrota, mas pelo menos o meu voto será com convicção e não por eliminação.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo24.10.08

    Excelente matéria para discussão, embora eu ache que não há mesmo o que discutir. O voto neste segundo turno deve levar em conta aquilo que a direita tem em mente, ao defender a candidatura de Gabeira:impedir que Lula eleja seu sucessor e reconduzir à presidencia aqueles que afundaram o Brasil. Hoje eles teriam muuuuuito mais para roubar e entregar ao seu patrão:os USA. Ninguém mais fala do Gabeira votando a favor das privatizações e da quebra do monopólio da Petrobrás, do voto comprovadamente a favor da eleição do Severino, que fingiu condenar (depois que ele já havia renunciado, naturalmente), da moção contra Cuba quando, oportunisticamente, estava no PT, da participação do seu PV nos 16 anos de Cesar Maia mais Conde (por que nunca criticou a aprovação automática e outras mazelas deste governo, além da inútil e superfaturada Cidade da Música, cuja construção está sendo tocada pelo "verdesóseforderaiva" Sirkis? Além da escandalosa declaração à imprensa de que, se eleito, ele não iria governar e sim o seu vice, que não por acaso é do famigerado PSDB, que afundou o país e cuja sigla ele escondeu em sua campanha no primeiro turno. Fingiu ser guerrilheiro, teve participação pífia no episódio do embaixador americano e não desmentiu a história de que não era o verdadeiro autor da carta sobre o seqüestro do mesmo. Entre dois direitorosos, fico com o que representa o perigo menor para o futuro do pais.
    Abraços,
    Lia.

    ResponderExcluir
  10. Mello, concordo com você. Não simpatizo com o Paes, mas entre o Paes e o Gabeira certamente prefiro o Paes. O Gabeira é uma fraude!

    ResponderExcluir
  11. Pois eu nunca votaria no Paes, se no Rio estivesse.

    Não confio nele, de jeito nenhum. Não consigo esquecer da CPI do mensalão. E da forma como ele se referia a Lula.

    Agora vem posar de companheiro?
    Dá licença.
    Basta de hipocrisia.

    Gabeira nele.

    ResponderExcluir
  12. Vera,
    Ué, não entendi. O Gabeira não fez a mesma coisa?
    Pelo seu raciocínio você teria que anular o voto.
    Se não quisesse anulá-lo, teria que olhar o entorno. A quem interessa a eleição de Paes? A quem a de Gabeira?
    Como já disse aqui, a eleição do Sassá Mutema verde vai dar um palanque em nossa cidade para o mais perigoso político da atualidade, o governador de SP, José Serra.

    ResponderExcluir
  13. Mello,

    nunca ouvi o Gabeira chamando o Lula de quadrilheiro.
    O Gabeira saiu do PV, foi para o PT e voltou para o PV.

    E o Paes?

    até pouco tempo era do partido do Serra.

    quem garante que em 2010 ele não volta pro PSDB?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...