Itagiba vai convidar Gilmar Mendes para depor na CPI dos Grampos?

Em mais uma de suas reportagens na Carta Capital que retratam o presidente do STF, Gilmar Mendes, o repórter Leandro Fortes (na minha lista dos melhores do ano, que vou publicar em breve) entrevista o coronel da reserva do Exército Sérgio de Souza Cirillo. Citado pelo juiz De Sanctis, em sua já histórica sentença condenatória de Daniel Dantas, Cirillo é aquele que teria sido infiltrado por gente de Dantas no STF. A reportagem, que, por enquanto, está apenas na revista impressa, lá pelas tantas revela uma realidade de que todos desconfiávamos, mas que o depoimento de Cirillo confirma com todas as letras. O vazamento para a Veja pode ser obra do próprio Gilmar Mendes.

Da primeira das “reportagens” (sempre entre aspas) de Veja sobre os grampos no STF, fica-se sabendo, via apuração de Leandro Fortes na Carta Capital, o seguinte:

Ao depor na CPI dos Grampos, em 14 de outubro, Queiroz [Ailton Carvalho de Queiroz, chefe da Seção de Operações Especiais, uma das cinco seções da recém criada estrutura de segurança do STF] mostrou-se visivelmente agastado com o fato de ter tido o nome estampado, isoladamente, no documento publicado pela revista. Ao deputado Itagiba (PMDB-RJ) entregou uma cópia na qual aparecem outros quatro signatários. Lá, revelou terem existido somente duas cópias do relatório da varredura, uma ficou com ele, outra, com a chefe de gabinete de [Gilmar] Mendes, Isabel Cristina Ferreira de Carvalho. Questionado pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA) sobre a origem do vazamento, Queiroz se esquivou da responsabilidade, mas deu uma pista. “Eu imagino que a própria presidência (do STF)”, afirmou.

Se foram feitas apenas duas cópias do relatório e Queiroz afirma que não vazou a sua para a Veja, o vazamento da outra cópia pode ter sido feito pelo ministro Gilmar Mendes ou por sua chefe de gabinete, Isabel Cristina Ferreira de Carvalho. Itagiba vai convocá-los para depor à CPI dos Grampos?

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail