Monsanto responde às acusações de ‘O Mundo segundo a Monsanto’ e diz que agiu sob ordem do governo dos EUA

Em nota, que pode ser lida aqui, a Monsanto se defende das acusações que lhe são feitas no documentário O Mundo segundo a Monsanto. A respeito do “agente laranja”, a nota diz o seguinte:

Agente Laranja – A antiga Monsanto Company era um dos sete fabricantes que a lei exigia que produzisse o Agent Orange, sob solicitação específica do Governo norte-americano, para uso militar. O governo decidiu que os benefícios para as tropas (privando o inimigo de cobertura vegetal) superavam em muito quaisquer riscos do spray de Agente Laranja.

Tiram da reta e põem toda a culpa no governo americano. Eles afirmam que os EUA exigiam a produção do “agente laranja”, sem se importarem com os efeitos no Vietnam e seus habitantes.

Vejam agora no documentário a seguir o crime que praticaram.


Guerra do Vietnam - Chuva Tóxica, o Agente Laranja

Documentário de 44 minutos sobre os efeitos devastadores dos 80 milhões de barris com produtos tóxicos que os americanos lançaram sobre o Vietnam durante a guerra. Entre os produtos tóxicos, o Agente Laranja. Foram mais de 70 milhões de litros.

O Agente Laranja tem entre seus componentes uma das variantes da dioxina mais poderosa. Para dar uma idéia de sua toxicidade, um cristal dessa dioxina misturado à água de uma cidade como Berlim, por exemplo, poderia eliminar todos os seus habitantes.

Os efeitos sobre a população e seus descendentes foram devastadores. Soldados americanos também foram afetados. Estes, pelo menos, receberam uma indenização total de US$ 180 milhões. Para os vietnamitas – entre os quais mais de 150 mil crianças afetadas -, nada.

Ao encontro dos objetivos do blog

Não é um documentário agradável de se ver. Mas é necessário. Para que se tenha presente o que é a estupidez de uma guerra e aonde ela nos pode levar.E também a cara de pau de uma empresa, que lava as mãos sobre um produto devastador criado por ela. Quem garante que não agirá assim futuramente, a respeito das sementes transgênicas?

Sempre faço questão de postar trabalhos desse tipo por aqui, remando contra a maré e mostrando um outro lado dos EUA que não o de Nova Iorque, da Disneylândia, das filas no consulado para conseguir um visto.

Veja também:

» Vídeo: ¡Papi, cómprame un Kalashnikov!

» Vídeo: Sargento, em quem estamos atirando?

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail