sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Roda Viva: Gilmar Mendes será entrevistado por seu assessor de imprensa, Márcio Chaer


Li no Blog do Nassif a informação de que o ministro e presidente do STF, Gilmar Mendes, será o entrevistado do programa Roda Viva, na próxima segunda-feira. A lista dos entrevistadores é hilária e está gerando uma chuva de protestos: Reinaldo Azevedo, Eliane Cantanhêde e até o assessor de imprensa do ministro, Márcio Chaer. Embora seja diretor do site Consultor Jurídico, Chaer esmera-se em defender Mendes, como mostro a seguir:

Em seu blog, o jornalista Frederico Vasconcelos fez um comentário sobre declaração do ministro Gilmar Mendes, quando este assumiu também a presidência do Conselho Nacional de Justiça. Na área de comentários do blog, quem apareceu para defender o ministro Gilmar?

Márcio Chaer (www.conjur.com.br) (S.Paulo/SP) - “Fred, o ministro Gilmar não deu essa entrevista. Você mesmo registrou: ‘Tenho a impressão de que o CNJ tem um papel importante de coordenação de planejamento das atividades administrativas do Poder Judiciário. Não o entendo como um órgão repressivo máximo. Não penso que deva ser essa sua função essencial’. Do jeito que está a proposição, fica parecendo aquelas denúncias do MP que citam documentos ou reportagens que nunca existiram.”.
RESPOSTA: “A declaração do ministro Gilmar Mendes foi extraída de noticiário do próprio STF (reproduzo abaixo, com o trecho citado no Blog). Por sinal, o futuro presidente do CNJ tem recebido elogios por essa avaliação. O post ‘Juízo do Leitor – 8’, no qual Chaer faz o comentário, pode ter sido impreciso, mas tem link para a notícia completa, que deu origem aos comentários dos leitores. Abs, Fred”.

Notícias STF - Quarta-feira, 12 de Março de 2008
Ministro Gilmar Mendes afirma que vai dar continuidade à reforma do Judiciário

Durante o intervalo da sessão Plenária desta quarta-feira (12), logo após ser eleito por seus pares para presidir o Supremo Tribunal Federal (STF) no biênio 2008-2010, o ministro Gilmar Mendes conversou com os jornalistas. (...) Papel do CNJ: "Tenho a impressão de que o CNJ tem um papel importante de coordenação de planejamento das atividades administrativas do poder Judiciário. Não o entendo como um órgão repressivo máximo. Não penso que deva ser essa sua função essencial".

Márcio Chaer - “Fred, desculpe: não estou vendo a palavra ‘corrupção’ que você atribuiu ao ministro. Estou enganado ou o enunciado do ‘Juízo do Leitor 8’ está induzindo para uma opinião pessoal?”.
RESPOSTA: “Caro Chaer, Não se trata de opinião pessoal. Sobre a entrevista, a Folha publicou: Mendes afirmou que o CNJ não deve priorizar as investigações contra juízes acusados de corrupção ou negligência e só deve agir quando as corregedorias dos tribunais forem omissas. Disse que o órgão deve ser mais seletivo. ‘Não imagino que tenhamos um muro de lamentações apto a responder a todas as demandas. Se o órgão se embrenha por esse caminho, corre o risco de não dar respostas satisfatórias’. Repito: o enunciado pode ter sido impreciso, mas não se trata de opinião pessoal. Quem mais opina no Blog são os leitores, como vc.”

Márcio Chaer - “Agradeço a informação. Agora ficou mais claro. Mas acho importante esclarecer que na edição do dia seguinte houve um ‘Erramos’ a esse respeito”.
RESPOSTA: “Caro Chaer: Mais uma vez, vc. comete equívoco. O ‘Erramos’, publicado em 13/3, na Folha, trata de outro aspecto. Reproduzo: Na reportagem ‘Eleito no Supremo, Mendes quer CNJ seletivo’, o subtítulo diz, de maneira incompleta que, para o ministro, ‘ investigar corrupção de juízes não é prioridade’, sem mencionar que ele se referia especificamente às atribuições do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”.

Com esse time de entrevistadores o Roda Viva com Gilmar Mendes é o tipo de programa que a gente não pode deixar de perder.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Izaltino Fonseca Costa Lima12.12.08

    Hilário também é o comentário do Nassif "UM BELO FEITO JORNALÍSTICO DO PAULO MARKUM. GARANTO QUE A BANCADA COLOCARÁ A PROVA TODO SABER JURÍDICO DO PRESIDENTE DO STF E FARÁ TODOS OS QUESTIONAMENTOS QUE PRECISAREM SER FEITOS A ELE, TUDO AQUILO QUE OS TELESPECTADORES GOSTARIAM DE PERGUNTAR" não é mesmo hilário este comentário. Será que o Nassif acredita mesmo no que ele escreveu?

    ResponderExcluir
  2. Essa história da entrevista do Gilmar Mendes no Roda-Viva está realmente gerando muitos protestos. O e-mail do ombudsman da TV Cultura já deve estar lotado (http://www3.tvcultura.com.br/ombudsman/) e, em todos os blogs, há gente indignada. Acho que esse será um episódio importante na desconstrução da imagem de democrata do Serra. Ao menos na Internet. Vamos ver se a produção do programa terá culhões para fazer perguntas dos telespectadores. Desde já duvido.

    ResponderExcluir
  3. Bem, com esta informação, passei a conhecer o sabatinador que eu ainda não conhecia, e ele só piora o quadro todo da seleção entrevistadores.

    ResponderExcluir
  4. Que eh golpe nao resta duvida, resta saber qual suas implicacoes juridicas mais tarde. Ja sabemos que gilmar dantas tem impunidade juridicamente garantida. E ao resto dos "entrevistadores"? Ela ja foi garantida tambem? EH GOLPE, GENTE, desenhado para ter implicacoes juridicas em casos correntes, ainda abertos, e vai ser tudo muito bem ensaiado: a entrevista eh golpe.

    ResponderExcluir
  5. Luís Henrique13.12.08

    Vai ser uma babação-de-ovo PIOR do que aquela "entrevista" com o ACM que o programa fez há anos atrás.

    ResponderExcluir
  6. Assine o manifesto pela libertação da artesã Caroline Pivetta da Mota, preso por ter feito uma intervenção no espaço vazio da 28a. Bienal de SP, um espaço que inclusive surgeria intervenção desta ordem. No meu blog. Abs,

    www.josecarloslima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não bastasse terem chamado o acessor de imprensa, também chamaram um fã de carteirinha, Reinaldo Azevedo.

    Alguns posts recentes de Reinaldo Azevedo sobre o Presidente do STF:

    "Gilmar Mendes é o cara!" (2008/05)

    "Viva Gilmar Mendes! Ainda há pensamento vivo no Supremo!" (2008/06)

    "Parabéns, ministro Gilmar Mendes. Ainda há juízes em Brasília!" (2008/07)

    Não, eu não inventei estas citações. Elas são reais, foram publicadas no blog. Procurem no Google.

    E alguns dos elogios maiores foram na época em que ocorreu a promoção dos factóides dos grampos -- estratégia de Dantas/Mendes/Veja para tirar de foco os habeas corpus e atacar os investigadores.

    ResponderExcluir
  8. Alfredo13.12.08

    Tentei enviar sugestões de perguntas para o ombusdman da TV Cultura e não consigo. Será que desativaram? Tentem ( http://www3.tvcultura.com.br/ombudsman/).

    Certamente na segunda nos divertiremos muito aqui em casa.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo14.12.08

    Ao "Izaltino Fonseca Costa Lima":

    Você conhece a figura de linguagem chamada ironia? O Nassif está sendo irônico, meu caro. Isto é claro para os leitores habituais dele.

    abraço, Kleber

    ResponderExcluir
  10. Mello
    Um dia se voce for achagado por um policial descontrolado,e um juiz de primeira instancia te condenar a 10 anos por tentativa de corrupção voce vai ver como e bom ter juizes em Brasilia que são isentos e imparciais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...