Roda Viva: Gilmar Mendes será entrevistado por seu assessor de imprensa, Márcio Chaer

Li no Blog do Nassif a informação de que o ministro e presidente do STF, Gilmar Mendes, será o entrevistado do programa Roda Viva, na próxima segunda-feira. A lista dos entrevistadores é hilária e está gerando uma chuva de protestos: Reinaldo Azevedo, Eliane Cantanhêde e até o assessor de imprensa do ministro, Márcio Chaer. Embora seja diretor do site Consultor Jurídico, Chaer esmera-se em defender Mendes, como mostro a seguir:

Em seu blog, o jornalista Frederico Vasconcelos fez um comentário sobre declaração do ministro Gilmar Mendes, quando este assumiu também a presidência do Conselho Nacional de Justiça. Na área de comentários do blog, quem apareceu para defender o ministro Gilmar?

Márcio Chaer (www.conjur.com.br) (S.Paulo/SP) - “Fred, o ministro Gilmar não deu essa entrevista. Você mesmo registrou: ‘Tenho a impressão de que o CNJ tem um papel importante de coordenação de planejamento das atividades administrativas do Poder Judiciário. Não o entendo como um órgão repressivo máximo. Não penso que deva ser essa sua função essencial’. Do jeito que está a proposição, fica parecendo aquelas denúncias do MP que citam documentos ou reportagens que nunca existiram.”.
RESPOSTA: “A declaração do ministro Gilmar Mendes foi extraída de noticiário do próprio STF (reproduzo abaixo, com o trecho citado no Blog). Por sinal, o futuro presidente do CNJ tem recebido elogios por essa avaliação. O post ‘Juízo do Leitor – 8’, no qual Chaer faz o comentário, pode ter sido impreciso, mas tem link para a notícia completa, que deu origem aos comentários dos leitores. Abs, Fred”.

Notícias STF - Quarta-feira, 12 de Março de 2008
Ministro Gilmar Mendes afirma que vai dar continuidade à reforma do Judiciário

Durante o intervalo da sessão Plenária desta quarta-feira (12), logo após ser eleito por seus pares para presidir o Supremo Tribunal Federal (STF) no biênio 2008-2010, o ministro Gilmar Mendes conversou com os jornalistas. (...) Papel do CNJ: "Tenho a impressão de que o CNJ tem um papel importante de coordenação de planejamento das atividades administrativas do poder Judiciário. Não o entendo como um órgão repressivo máximo. Não penso que deva ser essa sua função essencial".

Márcio Chaer - “Fred, desculpe: não estou vendo a palavra ‘corrupção’ que você atribuiu ao ministro. Estou enganado ou o enunciado do ‘Juízo do Leitor 8’ está induzindo para uma opinião pessoal?”.
RESPOSTA: “Caro Chaer, Não se trata de opinião pessoal. Sobre a entrevista, a Folha publicou: Mendes afirmou que o CNJ não deve priorizar as investigações contra juízes acusados de corrupção ou negligência e só deve agir quando as corregedorias dos tribunais forem omissas. Disse que o órgão deve ser mais seletivo. ‘Não imagino que tenhamos um muro de lamentações apto a responder a todas as demandas. Se o órgão se embrenha por esse caminho, corre o risco de não dar respostas satisfatórias’. Repito: o enunciado pode ter sido impreciso, mas não se trata de opinião pessoal. Quem mais opina no Blog são os leitores, como vc.”

Márcio Chaer - “Agradeço a informação. Agora ficou mais claro. Mas acho importante esclarecer que na edição do dia seguinte houve um ‘Erramos’ a esse respeito”.
RESPOSTA: “Caro Chaer: Mais uma vez, vc. comete equívoco. O ‘Erramos’, publicado em 13/3, na Folha, trata de outro aspecto. Reproduzo: Na reportagem ‘Eleito no Supremo, Mendes quer CNJ seletivo’, o subtítulo diz, de maneira incompleta que, para o ministro, ‘ investigar corrupção de juízes não é prioridade’, sem mencionar que ele se referia especificamente às atribuições do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”.

Com esse time de entrevistadores o Roda Viva com Gilmar Mendes é o tipo de programa que a gente não pode deixar de perder.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail