Deu no New York Times: ‘Deve ser pago um tributo ao extraordinário jovem Fidel Castro’

Calma, isso foi há 50 anos, conforme publicado na coluna de O Globo que reproduz o jornalão dos Marinho daquela época. O comentário era sobre a vitória dos guerrilheiros em Cuba, na revolução que completa 50 anos neste 2009.

Em sua edição de hoje, o "New York Times" publicou o editorial "Cai um ditador cubano", dizendo: "Outro ditador, o general Fulgêncio Batista, de Cuba, foi deposto em boa hora. Neste momento de triunfo, é necessário pensar, em primeiro lugar, em Cuba e nos cubanos, que sofreram a humilhação, a angústia e a glória de quase sete anos de revolução. Devemos manter a esperança de que seja possível evitar um banho de sangue e que Cuba inicie este novo ano com tolerância e justiça, e não com vinganças".

Mais adiante, o jornal afirma que "o poder deve ser ocupado apenas pelos elementos que lutaram pela liberdade e pela dignidade da nação cubana. Deve ser pago um tributo ao extraordinário jovem Fidel Castro, que, com enorme tenacidade, valentia e inteligência, lutou contra todas as desvantagens, desde que desembarcou na Província de Oriente, a 2 de dezembro de 1956, com seu pequeno grupo de jovens. Sobre seus ombros repousa uma carga pesada, maior ainda do que a da luta pela liberdade, recém-terminada".

Isso foi há 50 anos. Desde lá, eles transformaram o jovem tenaz, valente e inteligente (segundo o editorial) no maior inimigo dos EUA. Tudo isso porque Fidel usou essas qualidades em favor do povo cubano e não dos interesses americanos.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail