sábado, 3 de janeiro de 2009

O Globo dá uma de Chacrinha no genocídio cometido por Israel


Para os desavisados parece estar havendo um grande embate interno entre a cúpula de O Globo e a redação, ou o jornalão da família Marinho surtou e está completamente esquizofrênico. Como dizia Cazuza, suas idéias (no caso, manchetes e matérias) não correspondem aos fatos (no caso, às fotos).

Veja por exemplo esta reprodução da primeira página de sábado do jornalão. Sob uma grande imagem colorida de um cortejo em que milhares de palestinos carregam os corpos de seus mártires, vem a seguinte manchete e a chamada para a matéria:

Israel em alerta redobra segurança

Governo põe 12 mil homens em Jerusalém e ataca 30 alvos do Hamas

Num dia de fúria palestina (sic), convocado pelo Hamas em protesto contra a ofensiva militar em Gaza, o governo entrou em alerta máximo e reforçou as ruas de Jerusalém com 12 mil homens.

A segurança não impediu protestos e confrontos de palestinos contra a polícia. Na Cisjordânia, as fronteiras foram fechadas. A força aérea israelense bombardeou 30 alvos do Hamas, visando principalmente às residências de seus dirigentes.

Três crianças palestinas morreram e já há mais de cem civis mortos desde o início dos ataques, no sábado passado. Páginas 22 e 23

Se você resolve ir às páginas 22 e 23 indicadas pela chamada constata que as tais “três crianças palestinas” que morreram estão retratadas na reportagem (porque há três crianças de uma mesma família mortas na foto). Todas da família do xeque Nizar Rayan, que foi assassinado junto com 13 outros membros de sua família num ataque da aviação israelense na quinta-feira. No entanto, as agências internacionais, que também são pró-Israel, dão conta da morte de inúmeras crianças, jovens e adultos civis em Gaza, atingidos pelo exército de Israel.

As outras imagens da reportagem mostram sapatos e pedras (sic) atirados pelos civis palestinos (sic) contra soldados (sic) israelenses. Essa deve ser a tal “fúria palestina”, que fez Israel entrar em estado de alerta e atacar 30 alvos palestinos em Gaza...

As imagens contradizem as reportagens e a manchete do jornalão. Mas a esquizofrenia de O Globo só engana os desavisados. O objetivo do jornalão (e de todos os jornalões brasileiros) foi definido numa célebre frase do Chacrinha:

- Eu não vim aqui para explicar, eu vim para confundir.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Marcus Vinicius4.1.09

    Mello

    Moro nos EUA e aqui a CNN nao eh pro Israel muito menos os principais jornais ,tais como : NYT,WP
    na europa o sentimento anti semita eh maior ainda a BBC odeia Israel.Discordo de seu ponto de vista q a imprensa eh pro Israel
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Crica4.1.09

    Vc voltou!!! E de roupa nova???
    Sucesso em 2009!


    Israel é a ponta de lança do capital financeiro internacional, com centro nos EUA e na Europa, no Oriente Médio.
    Fora a Arábia, que é menos confiável, claro...
    Como já disseram: siga o dinheiro!
    Todos pagando seu tributo aos donos da grana e do poder no mundo.
    E haja explicações, teorias, para desconhecer o principal.
    O resto é pendurricalho...

    ResponderExcluir
  3. David [Will] da Silva Junior4.1.09

    Os jornalões (como sempre) não informam, mas deformam os acontecimentos em Gaza. Daí vem a necessidade de criarmos alternativas à grande imprensa, seguindo o exemplo da famosa e tão festejada imprensa nanica dos anos de chumbo, como Pasquim, Movimento, Opinião e tantos outros. Os blogs parecem estar aí para brigar contar a nova ditadura que nos afasta não só de qualquer forma de poder, mas também do simples e necessário direito à voz.
    Já que citei a importância dos blogs, não posso deixar de notar o novo visual do teu, que agora lembra um jornal, ou melhor, um ante jornal, com as cores invertidas (o preto de fundo e as letras vazadas). Parabéns, idéia muito boa.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  4. David [Will],
    você pegou o espírito da coisa. O objetivo foi esse mesmo que você sacou, o de um jornal invertido, do avesso, de acordo com o lema do blog desde seu início: direto do Rio, remando contra a maré.

    ResponderExcluir
  5. Claudio Kirsten4.1.09

    Boa noite.
    Eu acredito que a atual ofensiva de israel (minúsculo, de propósito, pois não merece meu respeito) tem por objetivo acabar com todas as lideranças palestinas, aplicando o assassinato seletivo para tal intento. Só que dessa vez estão indo longe demais, querendo assassinar todas as lideranças de uma só vez, na certeza de que dias difíceis estão por vir, com a chegada da era Obama. E por que não aproveitar e também matar muitas crianças, que serão os líderes de amanhã. A ofensiva terrestre está aí para isso.

    ResponderExcluir
  6. E aqui esta a bagunca mais uma vez, dessa vez aas maos de um estrangeiro como eu, Mello:

    "na europa o sentimento anti semita eh maior ainda a BBC odeia Israel"

    Ser anti semita eh detestar israelis ou detestar judaismo? Essa eh a confusao intencional que Israel nunca perde uma chance de reiterar nas cabecas das pessoas.

    Mas todo mundo ja descobriu que ninguem esta nem ai pra religiao deles.

    E que Israel eh um estado terrorista. Tipo Sao Paulo.

    ResponderExcluir
  7. joao5.1.09

    Sei não mas com esse fundo preto é muito ruim para ler. É muito bom o teu blog mas assim é necessário forçar a vista para conseguir ler.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o último comentário do João; é sacrificante ler fontes brancas contra fundo preto, se houvesse um mecanismo (comando?) que permitisse ao leitor escolher, seria ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Marcelo Freitas5.1.09

    Respeitosamente, como deve ser toda e qualquer discussão, devo discordar do IAMoraes, pois a comparação que ele faz entre o Estado-Nação Israel e SP não possui o menor cabimento, chega a ser ofensivo, dado o surgimento de cada um deles, para começar. Se a idéia é dizer que é um estado opressor, não deixe de citar que TODOS, sem excessão o são!!!
    Agradeço o espaço,
    Marcelo Freitas

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6.1.09

    Sr. Mello,
    Ponta do capital ou não. Os israelitas estão sendo atacados. O Hamas de um modo covarde se esconde numa área densamente povoada por inocentes, assim como os traficantes se escondem entre casebres de trabalhadores humildas nas favelas e metem tiro na policia.
    Os judeus foram expulsos da palestina pelos romanos e querem sua terra, como qualquer pessoa. É melhor isso do que ser judeu na terra dos outros. Quem criou as duas superpotencias (americanos e russos) e dividiu o mundo? Hitler e Hiroito com sua sede de poder.
    Hoje a pacifica Alemanha e o inocente Japão assistem de camarote.
    *Sou brasuca, neto de nordestino analfabeto e de uma india que mascava fumo.

    ResponderExcluir
  11. O primeiro comentário do Marcus Vinicius, que diz morar nos EUA (eu tb moro) e que a imprensa daqui não é pro Israel, me parece estranho, pois o que eu vejo é exatamente ao contrário. Fox news por exemplo é o mesmo pastelão da tv globo, ou seja, Israel é a grande nação democrática do oriente médio e os palestinos os terroristas que atiram mísseis.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.