quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Será que o mundo todo está errado e apenas Israel e os EUA certos?


Todos os anos, a Assembleia da ONU vota uma resolução intitulada “Solução pacífica para a questão da Palestina”. E todos os anos o resultado é o mesmo: o mundo inteiro de um lado; Israel, EUA, alguns atóis dos mares do sul e a Austrália, no lado oposto. Ano passado, o resultado da votação foi 164 a 7. Todos os anos, desde 1989 (em 1989, o resultado foi 151 a 3), é sempre a mesma coisa: o mundo a favor de uma solução pacífica para a questão da Palestina; e EUA, Israel e a ilha-Estado de Dominica, contra.

A Liga Árabe, todos os 22 Estados-membros da Liga Árabe, são favoráveis a uma chamada “Solução dos Dois Estados”, com as fronteiras determinadas em junho de 1967. A Autoridade Palestina é favorável à mesma “Solução dos Dois Estados” e às mesmas fronteiras determinadas em junho de 1967. E o Hamas também é favorável à mesma “Solução dos Dois Estados” e às mesmas fronteiras demarcadas em junho de 1967. O problema é Israel, patrocinado pelos EUA. Esse é o problema.

(...) Os fatos mostram que nos últimos mais de vinte e tantos anos, toda a comunidade internacional procura um modo de resolver o conflito das fronteiras de 1967, com solução justa para a questão dos refugiados. Será que 164 Estados-membros da ONU estão sempre errados, e certos e pacifistas seriam só EUA, Israel, Nauru, Palau, Micronésia, as ilhas Marshall e a Austrália? Quem é pacifista? Quem trabalha contra a paz?

Leia o artigo completo de Norman Finkelstein, no Counterpunch, ou a tradução de Caia Fittipaldi, no Amálgama.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. "certos e pacifistas seriam só EUA, Israel, Nauru, Palau, Micronésia, as ilhas Marshall e a Austrália?"": Mello, minha irma mora na Australia ha quase 40 anos.

    *****Garanto***** que o povo australiano sempre esteve perplexo com o suporte total dos EUA a Israel e que nao tolera israelenses -minha irma ja nos informava disso ha decadas atraz, nao eh facil esconder algo assim, muito menos uma populacao toda esconder lo.

    Eh infiltracao. O povo da Australia NAO esta atraz disso.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15.1.09

    http://video.globo.com/Videos/ Pl...LAN+PAPPE,00.ht
    Globo News reapresentou há poucos dias, em seu programa Milênio, uma entrevista com o historiador israelense Ilan Pappe.Pappe, autor de The ethnic cleansing of Palestine, é implacável em sua desconstrução dos mitos do passado e do presente de Israel.ANA

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    conheço a entrevista, é realmente sensacional e pretendo postá-la aqui.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...