quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Tarso Genro corrige Merval: Boxeadores pediram para voltar


Três macaquinhos

Em sua coluna de hoje, Merval Pereira abre espaço para o ministro Tarso Genro corrigir informação errada de sua coluna de anteontem, e que eu havia denunciado aqui. Eis o trecho da coluna de Merval com a intervenção do ministro:

Recebi do Ministro da Justiça, Tarso Genro, a seguinte mensagem: "Lendo tua coluna de do dia 27 último, verifico comentário sobre os dois boxeadores cubanos que deixaram a delegação do Pan. Estás correto ao lembrar que um deles finalmente conseguiu viver na Alemanha. Mas equivocado quando afirmas que "entreguei" os dois atletas a Cuba. À época do Pan, ambos deixaram a delegação justamente com a promessa de viver na Alemanha. Ficaram alguns dias em uma pequena praia do Rio, sem que o empresário que os procurara fizesse qualquer contato.

"Desiludidos, pediram a um pescador local que fizesse contato com a polícia, que os levou à Polícia Federal. Lá foram ouvidos por duas vezes, com o acompanhamento de advogado representante da OAB-RJ e de um procurador do Ministério Público do Rio.

"Nos dois depoimentos, afirmaram o desejo de volta a Cuba. Foi-lhes oferecido asilo, que recusaram. Tudo está registrado em documentação da Polícia Federal. Mas quero lembrar outros dois fatos: um treinador de handball (Rafael Capote) e um ciclista (Michel Fernandez Garcia) também deixaram a delegação cubana no Pan. Pediram refúgio no Comitê Nacional para os Refugiados, o que foi concedido.

"Mais recentemente, quatro músicos de um grupo cubano que se apresentava no Brasil também pediram refúgio no Conare. Hoje vivem em Recife. Naturalmente, a Embaixada de Cuba protestou, o que não impediu que mantivéssemos a decisão. E outra informação: há 123 cubanos vivendo no Brasil, sob refúgio político.

"Portanto, não posso concordar com tua afirmação, de que o governo brasileiro adotou ‘uma atitude ignóbil, tão marcada de ideologia que não merece discussão sobre soberania brasileira’.

"Mais recentemente, já no governo Sarkozy, a França negou a extradição para a Itália da ex-brigadista Marina Petrella. Sem clamores por parte de seu país de origem. Finalmente, reitero: o que me levou a conceder refúgio a Cesare Battisti foi reconhecer que havia fundado temor de perseguição política, conforme preceitua a lei brasileira."

Merval podia aproveitar e repassar a informação para seu colega de O Globo Ancelmo Góes, que em sua coluna de hoje repete a mesma baboseira a respeito dos boxeadores cubanos.

É incrível como jornalistas de O Globo (e dos jornalões em geral) teimam em se comportar como os três macaquinhos aí de cima.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Heitor29.1.09

    Tem que avisar o Noblat e o Claudio Humberto também.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo29.1.09

    Merval Pereira é daqueles que pensam que estão acima de tudo. Ele até parece que é mais importante que o patrão dele. Sem O Globo adeus Merval.

    ResponderExcluir
  3. Beto Lima29.1.09

    Tá louco. O Merval e o Góes, provavelmente eles gostam de ser ridicularizados,.. não? o que o Genro esclareceu todo o mundo sabia, menos a mídia golpista.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo29.1.09

    Achei engraçado Jornal Nacional de ontem (28/01) falar sobre um jornal "sensacionalista" inglês. Aí logo em seguida vem a própria Globo dizer essa bobagem!

    Nessas horas ressurgem as discussões sobre não ser necessário diploma para exercicio do jornalismo.


    Renan

    ResponderExcluir
  5. O Juca Kfouri, no blog dele, tambem abusou dessa papagaiada.

    ResponderExcluir
  6. O Boechat e o Joelmir Beting, ambos da Band, também deveriam conversar com o Tarso Genro.

    ResponderExcluir
  7. Carlos Marques2.2.09

    A Carta Capital também embarcou nessa patacoada.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1.3.09

    Isso pra mim tem um nome:

    " P A T I F A R I A "

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...