Discriminação social e racial no jornalismo da Globo


Repare nos dois vídeos aqui em cima. O primeiro mostra uma reportagem do Jornal Hoje. O segundo, uma do RJTV, o jornal local do Rio de Janeiro. Uma foi feita no morro e a outra no asfalto.

A reportagem do Hoje é sobre a prisão de jovens de classe média alta, integrantes de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas e armas. Não é possível identificar nenhum dos presos, porque um efeito na edição desfoca a imagem e protege seus rostos.

A reportagem do RJTV trata de operações da polícia do Rio em dois morros. Os presos são expostos à câmera e têm seus rostos divulgados.

Por que dois pesos e duas medidas? Por que os traficantes de classe média alta têm a identidade preservada e os do morro não?

Outra curiosidade: os jovens de classe média são brancos. Há até uma loura. Os do morro, negros.

Será coincidência?

Parece que não. Em abril do ano passado fiz uma postagem aqui denunciando essa mesma discriminação, dessa vez no principal jornal impresso das Organizações Globo, O Globo.

Em uma espécie de exposição de motivos aos leitores, O Globo publicou um texto em que dizia que o jornal não publicara foto alguma do casal Nardoni (acusado de assassinar a filha), porque sem acusação formal e sem laudos técnicos que dessem base para qualquer decisão, seria precipitado expor publicamente pessoas que, se posteriormente inocentadas, já poderiam ter sido ‘julgadas’ pela imprensa e pela opinião pública”.

Na ocasião, escrevi aqui:

Lindo, comovente, não? Agiram assim com um casal de brancos, de classe média, média-alta, de um bairro de classe idem de São Paulo.

Mas, por que então publicaram na página 26 da edição de 16 de abril, quarta-feira, a foto a seguir (clique nela para ampliá-la), mostrando pobres, todos eles negros, moradores do Complexo do Alemão, favelados, amarrados como réstias de cebola ou alho, humilhados e ameaçados com fuzis para que posassem para a foto?

Aguardo os fatos para a foto.

Reprodução de foto de O Globo com presos detidos

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail