domingo, 15 de fevereiro de 2009

Globo e Serra deixam de ganhar prêmio internacional


Foto do brasileiro Luiz Vasconcelos premiada no World Press Photo 2008

Se concorressem ao World Press Photo 2008, a dupla Globo-Serra seria a maior barbada. A foto vencedora, do americano Anthony Suau, mostra um policial invadindo uma casa, cujos moradores foram desalojados pela crise mundial.

O brasileiro Luiz Vasconcelos, do jornal “A Crítica” de Manaus, foi o primeiro colocado na categoria Notícias gerais, com esta belíssima foto aí em cima, que mostra uma mulher enfrentando a polícia para evitar o despejo de vizinhos, em Manaus – segundo afirma o jornal O Globo. [Mais fotos premiadas aqui]

Como se vê, o tema da desapropriação de casas ligado à violência policial e resistência estava na ordem do dia do júri. Daí minha afirmação de que a dupla Globo-Serra teria papado o prêmio de vídeo, se houvesse a categoria no prêmio.

Olhem o vídeo abaixo, que editei em 11 de dezembro de 2007, retirado do Jornal Nacional, e vejam se eles não mereceriam o prêmio.



Reportagem de José Roberto Burnier no Jornal Nacional mostrou a Polícia Militar de São Paulo usando spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha para desocupar casas construídas na região da Favela Real Parque, na capital de São Paulo.

Entre os atingidos pela ação da PM, uma criança de colo, um bebê de apenas um mês de vida e uma mulher grávida, que entrou em trabalho de parto.

No entanto, o foco da matéria foi o imenso congestionamento que a ação de reintegração de posse causou ao trânsito na manhã paulistana.

Como o governador de São Paulo é o tucano José Serra e o prefeito da capital, o demo Kassab, o JN não fez comentário algum sobre o uso de violência pela PM.

Editei o trecho da reportagem que mostra a ação policial. Repare no spray sendo lançado contra uma senhora com uma criança pequena no colo. Em seguida, há o depoimento da mãe de um bebê de pouco mais de um mês de vida. Mais adiante, uma grávida sendo levada numa maca.

Spray de pimenta pode matar

O spray de pimenta, segundo informação da Folha Online, “causa irritação à pele, olhos e à mucosa do trato respiratório superior, gerando dor e desconforto. Pode inclusive gerar inflamações e edemas nas áreas em que entra em contato. Esses efeitos podem durar de 30 a 60 minutos”.

O médico toxologista Sérgio Graff, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entrevistado pela reportagem da Folha, afirmou que a substância liberada pelo spray não é letal, mas pode causar sérios problemas – inclusive a morte – em pessoas menos resistentes, como idosos e crianças.

"Nestes casos, a morte é causada por complicações em decorrência da inflamação das vias aéreas, em que desencadearia uma crise de bronquite e o motivo seria insuficiência respiratória ou insuficiência cardíaca."

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Mas levaram na categoria negligência junto com o Kassab: foto do mendigo-mumia.
    A cidade sob o desgoverno da dupla Pink e Cérebro está à mingua feito este mendigo abandonado.

    ResponderExcluir
  2. O "é" se refere a uma das fotos premiadas, que é de um mendigo de SP. está no link indicado na postagem.

    ResponderExcluir
  3. Aí que paixão vc tem pelo serra(minúsculo por sua capacidade administrativa),todos os dias fala nele.Meu Deus do Céu,paixão não tem cura.

    O serra só é bom administrador pq gasta o dinheiro dos paulistas em propagandas.
    Na Prefeitura criou a figura de secretário adjunto(mantido pelo kassab),só para dar empregos a tucanos desempregados pelas urnas.
    A prefeitura viveu 450 anos sem a figura INÚTIL de secretário adjunto:vem o governico serra e cria mais esse aspone.
    Ele criou a zona azul no parque do ibirapuera e até em frente ao Pacaembu.
    E,ainda chamaram a Marta De martaxa...sendo que o vereador que deu esse apelido apresentou um projeto de lei para DESAPROPRIAR uma área de uma construtora em frente ao Parque da Aclimação(a construtora comprou para construir uma torre de 14 andares mais ou menos),aí,pelo Parque e área do entorno serem tombados,ela só poderia construir 4 andares.Para a construtora não perder dinheiro o nobre vereador,tucano,apresentou o projeto de lei desapropriando a área...
    A Marta não ganhou no ano passado,pq fez uma péssima campanha:se tivesse colocado isso na campanha:teria desmascarado esse péssimo administrador.
    Parece de falar do serra:a paixão é ruim para o jornalista.

    ResponderExcluir
  4. X-MAN15.2.09

    Leio o blog diariamente e acho que vc tem que falar mais do serra, só assim poderemos saber quem ele realmente é.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog Mello.
    Estou entregando um prêmio para o melhor jornalista-purgante no meu blog, você tem alguma indicação carioca ao prêmio?
    Hasta la vitoria!

    ResponderExcluir
  6. Carlos Cunha15.2.09

    Mello,
    Concordo com sua leitora, você está ficando tarado pelo Serra!
    Reintegração de posse é decisão judicial. Se o Serra, ou melhor, se a polícia não atendesse a ordem judicial deveria ser sim motivo de foto e matéria...
    Mãe que usa criança como escudo humano deveria receber tratamento psicológico e seu filho deveria ser protegido de sua loucura.
    Mas, coitados dos excluídos sociais. O Mal é o Serra e sua polícia.
    Sabe que toda manhã eu lembro de você: a rádio do trânsito, do grupo bandeirantes (deve ser do PIG...) quando dá o índice de congestionamento repete (com certeza é do PIG...) que o parâmetro de comparação diminuiu em 20% devido às novas restrições aplicadas ao trânsito. Lembro então do seu comentário quando da vitória do Kassab... Onde anda Dona Marta?
    Abraço
    Carlos Cunha

    ResponderExcluir
  7. Cunha,
    você é feliz. Aproveite. Todo dia na rádio do trânsito, aproveitando o índice de congestionamento, e sabendo com toda certeza que os pobres que levam gás de pimenta ou entram no pau são marginais que deveriam ser protegidos de sua loucura... você é um cara feliz, graças ao Serra e ao Kassab.
    Tá bom assim pra você?

    ResponderExcluir
  8. Carlos Cunha16.2.09

    Mello, bom dia.
    Dizem que sou louco, por pensar assim... se loucura é pensar que todos devem seguir as leis - todos, os ricos, os petistas, os tucanos, os loucos - então sou louco.
    Lembra o post anterior no qual você mostra, corretamente, o tratamento diferenciado que os traficantes jovens da classe média recebem? É fruto da sua loucura, ao pensar que existem alguns acima da lei. Quando se aceita isso, cada um decide quem está acima das leis, ou abaixo dela...
    Por que é tão difícil aceitar que a oposição tem uma boa iniciativa? Se o bolsa família tem inúmeros méritos mas vem do PT, ou do Lula, deve ser combatido, destruído. Se algumas medidas reduzem o trânsito, mas vem do DEM, devem ser ignoradas. Onde está a loucura?
    Desculpe Mello, mas não há sociedade que resista a bárbaros que pensam que a lei é para os outros e que que não é do seu partido está sempre errado.
    Pode ser loucura minha, mas eu sonho com o dia no qual todos lutem por um país melhor. Simples. Com leis sendo cumpridas e pessoas que desrespeitam uma ordem judicial presas.
    Loucura. E o pior, não pareço com Alain Delon...
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. O assunto é sério, mas me permitam contar uma anedota. O meu time de futebol, o Alecrim de Natal, perdeu ontem jogando em casa. Além de seus próprios defeitos, foi vítima da estupidez policial, que disparou sprays de pimenta em direção à torcida e contra o vento - e este levou a porcaria em direção ao time, atingindo vários jogadores, que ficaram temporariamente cegos, vomitaram, etc.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo16.2.09

    Apoio o teu texto e torço para que todas as cabeças bem pensantes que têm blog ou site na internet estejam em permanente campanha contra o José Serra. A volta do governo PSDB será a desgraça total. O assassinato da esperança. O retorno às trevas do desemprego e ao FMI, a venda-doação da Petrobrás, e outras tantas e tantas desgraças como as que vivemos no 2º mandato de FHC. É um ato de patriotismo este teu.Parabéns e siga em frente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.