Paula Oliveira teria confessado. Ou não?


A revista semanal suíça Weltwoche dá o caso Paula Oliveira como encerrado. Notícia de primeira página informa que Paula teria confessado à polícia que nunca esteve grávida e que se automutilou. O partido que teve sua sigla marcada pelo corpo da brasileira, SVP, afirmou que vai processá-la. A tal confissão teria sido feita na sexta-feira, dia 13, e Paula a teria assinado.

Mas, se Paula confessou tudo na sexta, como seu pai, Paulo Oliveira, continuou dando entrevistas afirmando que acreditava na versão inicial da filha? Ele não sabia de nada, não viu/ouviu nada? Afinal, ele já estava na Suíça e é advogado, como a filha. Teria permitido que ela fosse interrogada pela polícia, no estado em que estava, sem ser assistida por um advogado? Difícil acreditar.

Se assistiu a tudo e viu a filha desmentir o que dissera anteriormente, por que continuou mantendo a história para a imprensa brasileira? Não seria melhor calar?

Essa história continua mal contada.

Quem poderia nos ter tirado ao menos algumas dessas dúvidas não o fez. Reportagem do Jornal Nacional de ontem, reproduzida acima, mostra que o repórter Marcos Losekann esteve cara a cara com o gol, era só chutar, mas ele ciscou pra lá, ciscou pra cá e não trouxe respostas a nossas dúvidas.

Diante do pai de Paula e do advogado suíço recém contratado pela família, e de posse da informação da revista, o máximo que ele conseguiu foi uma declaração claudicante do advogado suíço – não se sabe se surpreso pela notícia (como dá a entender a edição) ou pela dificuldade de se comunicar em português.

A pergunta deveria ter sido formulada ao pai de Paula. Ele sabia da tal confissão? Por que deixou a filha ser interrogada sem assistência jurídica? Etc.

Mas o jornalismo brasileiro não é um mar. Nem mesmo um rio. Em sua grande maioria é decidido no aquário das redações, onde se reúne a chefia para determinar como será feita e o que vai conter uma reportagem. O repórter é apenas o motoboy da notícia.

Enquanto essas dúvidas não forem esclarecidas, o caso continua em aberto. Ainda mais porque a informação é exclusiva da revista e esta é ligada ao governo como nossa imprensa ao Serra.

E pra você, o caso está encerrado?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail