A caixa de Pandora do governo Yeda Crusius

Em junho do ano passado escrevi aqui Governo tucano de Yeda Crusius no RS acabou:

Envolto em corrupção e cercado de denúncias por todos os lados, morreu nesta sexta o governo da tucana Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul.

Se não renunciar, a governadora será apenas um ectoplasma, depois que seu chefe da Casa Civil procurou o Vice-Governador para que este parasse de fazer as denúncias que vinha fazendo. Ofereceu-lhe possibilidades reais. Muito reai$, se me entende. Só que tudo foi gravado. E a gravação veio à tona. Daí que o choque de gestão aplicado pela governadora pode acabar na delegacia.

De lá para cá o ectoplasma só faz arrastar corrente pelo Palácio Piratini. Caem secretários, separa-se do marido, um corpo bóia no lago Paranoá em Brasília. Ela vê o mundo ruir à sua volta, enquanto espera que a luz do sol da realidade venha e coloque um ponto final em seu governo. O que só não ocorreu ainda porque o escândalo que envolve o governo Yeda atinge muita gente. E muitos partidos.

A caixa de Pandora está no Ministério Público Federal. Lideranças do Psol gaúcho denunciaram que tiveram acesso a uma parte da farta documentação (fotos, áudio, vídeos) dessa caixa. O vereador de Porto Alegre e advogado nacional do Psol Pedro Ruas já declarou que só aguarda ser processado por algum dos acusados para pedir “exceção de verdade”, ter acesso oficial às provas e divulgá-las. Mas ninguém o processa. Por quê?

Leio agora à noite que a PF vai entrar no caso. Mas a entrada da PF é o que Hitchcock chamava de MacGuffin. A parte mais importante da reportagem estava no final:

Na Assembleia Legislativa, a bancada do PT não conseguiu que o colégio de líderes aprovasse um pedido formal de acesso às provas que estariam com o Ministério Público Federal. Na reunião de hoje, os representantes do PSDB, PMDB, PP, PPS e PTB bloquearam a tentativa, enquanto os do DEM e do PDT se abstiveram. Somente o próprio PT, o PCdoB e o PSB votaram a favor.

Por que PSDB, PMDB, PP, PPS, PTB, DEM e PDT não querem ter acesso às provas?

Por tudo o que já foi dito e denunciado. Mas também pelo que pode estar oculto e poderá ser liberado, assim que for aberta a caixa de Pandora do governo Yeda.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail