domingo, 29 de março de 2009

Globo volta a atacar Brizola


Nem depois de morto, as Organizações Globo deixam Leonel Brizola em paz. Neste domingo, o jornal O Globo vem com a seguinte manchete: “SNI: Brizola e César recebiam propina de empresa de ônibus”.

Quem não é assinante do jornal, pode ler parte da reportagem aqui: Relatórios do SNI acusam Brizola e Cesar Maia de receberem propina de empresas de ônibus.

É uma reportagem tão sem substância, um autêntico pastel de vento, que se desfaz no quarto parágrafo, onde está escrito:

Nenhuma das acusações foi provada nem originou investigação policial.

Entenderam? Eles pegam relatórios de arapongas do SNI, órgão àquela época ainda sobrevivente da ditadura, com acusações contra Brizola, publicam, e depois dizem que Nenhuma das acusações foi provada nem originou investigação policial.

Quando Brizola ainda estava vivo, ainda se compreenderia a existência da reportagem, que deveria ser mais uma encomenda de Roberto Marinho. Mas, agora, quando ambos morreram... Será que ele baixou no Ali Kamel ou no Rodolfo Fernandes (filho do jornalista Hélio Fernandes), atual Diretor de Redação e Editor responsável pelo Globo?

Roberto Marinho era inimigo de Brizola, capaz de topar qualquer acordo até com o capeta para não permitir que ele chegasse à presidência do Brasil, o que acabou conseguindo. Ou alguém tem alguma dúvida de que Brizola só não chegou lá por causa da Rede Globo, que fazia campanha diária contra o ex-governador do Rio e do Rio Grande do Sul?

A Globo tentou derrubar Brizola, com o golpe da Proconsult nas eleições de 1982. Mas a trama foi descoberta e Brizola eleito governador do Rio.

Nas eleições de 1989, ao perceber o risco de uma ida de Brizola para o segundo turno, a Globo apoiou Collor e poupou Lula, que só virou alvo de Roberto Marinho depois de derrotar Brizola por uma pequena margem no primeiro turno (Lula; 17,18%; Brizola, 16,51%).

Alguém tem alguma dúvida de quem venceria a disputa de 1989 entre Collor e Brizola? Alguém tem alguma dúvida do que aconteceria nos debates entre os dois?

Por isso, em homenagem ao velho Brizola, reproduzo aqui um dos momentos mais importantes da história da televisão brasileira: o direito de resposta que a Rede Globo teve que dar a Brizola, dentro do Jornal Nacional.

É como diz o comercial de um cartão de crédito: ver Cid Moreira, no Jornal Nacional, ler um texto de Brizola atacando Roberto Marinho e a Rede Globo não tem preço.



Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. alexandre29.3.09

    Na página da cbn tem outra reportagem anti brizola baseada em documentos militares ou do sni,seilá,que mostra que o Brizola ia fazer uma revolução comunista e que ia usar mulheres e crianças como escudo e que ia executar prisioneiros e eu nem li na íntegra,só dei uma passadinha de olho. O objetivo parece ser o de mostrar que a "ditabranda " era uma necessidade e uma delícia. acho que o ali Kamel tá botando coisa no cafezinho da redação.Essa gente só pode estar dopada. Antidoping no PIG,Já!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Paulo Miranda29.3.09

    O grande erro do Brizola foi ter se aventurado a um cargo no executivo. Ele deveria ter ido pro legislativo, mais precisamente pro Senado, pra contrabalançar os direitistas que têm por lá. Já imaginaram Brizola X ACM? A direita e a mídia brasileiras teriam uma pedra do tamanho do Everest no sapato.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo29.3.09

    O Chatô fazia isso muito bem nos diários associados. Certa vez, chegou ao grande hotel em Araxá e a suíte presidencial já estava ocupada. Diante da negativa do gerente em remover o hóspede para acomodá-lo, o inconformado Chatô brindou o hotel com uma manchete no estado de minas: "Não é verdade que se tenham encontrado baratas na cozinha GHA". Ninguém nunca tinha dito isso, em lugar algum!!!!

    ResponderExcluir
  4. Deve ter sido mensagem psicografada do Roberto Marinho e do ACM, que não satisfeitos por não terem encontrado o Brizola onde eles muito provavelmente estão agora, no inferno, resolveram fazer essa sacanagem do além.

    ResponderExcluir
  5. ana cruz29.3.09

    O GRANDE BRIZOLA foi um DEFENSOR da EDUCAÇÃO PUBLICA DE QUALIDADE EM TEMPO INTEGRAL. Defendia os CIEPS em todo o BRASIL. A Globo nunca permitiu que Brizola chegasse a presidencia. Brizola sabia o mal que a Globo fez e faz ao país. Hoje os filhos dos pobres, que deveriam estar nos CIEPS, estão sendo cooptados pelo trafico. Estão descendo os morros, as favelas e levando o terror aos lares daqueles que possuem alguma coisa.A sociedade vai pagar caro pelo abandono dos filhos na miseria e ignorancia.

    ResponderExcluir
  6. O mello ,ja vi esse video um monte de vez,mais nunca e e demias ver um video desse,pois não tem preço mesmo...
    talvewz é um dos momentos mais felizes que eu sinti vendo um video na tv que envolve pig e politica.
    E digo mais ,que saudades do pdt da época de brizola.Pena que so comecei a enteder de politica,um ano antes da morte de brizola...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse vídeo!!!!!!!
    rsrsrsrsrsrsrsrs
    Realmente tem coisas que não tem preço...

    ResponderExcluir
  8. Andre Carone31.3.09

    Fazia tempo que eu não lia uma postagem (ou reportagem; pouco importa) com mira perfeita como essa.
    abraço,
    andre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.