sexta-feira, 27 de março de 2009

Quem são os De Olhos Azuis: Blue Eyed, Jane Elliott


Desde ontem, nos sites de nossa grande mídia, mais à noite nos telejornais e continua hoje nos jornalões o comentário sobre uma suposta gafe do presidente Lula ao colocar a culpa da crise que vivemos “na gente branca de olhos azuis”, diante do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que, diga-se de passagem, não tem olhos azuis.

É de uma hipocrisia sem tamanho, pois todos sabemos muito bem do que Lula estava falando e o que estava dizendo com aquelas precisas palavras. A crise internacional foi criada pelos grandes centros, mas, especialmente, pelo mercado americano. Está sendo exportada para o mundo todo, graças à queda em parafuso da economia americana, e agora querem nos vender a idéia de que a crise é um pouco culpa de todos nós e que temos de fazer não apenas os mesmos esforços para sairmos dela, mas irmos além e darmos uma cota a mais de sacrifícios pelos “brancos e de olhos azuis”.

Isso me lembrou um documentário que assisti na TV, com a professora Jane Elliott, chamado “Olhos azuis”. Foi a repetição, muitos anos depois, da experiência que Elliott havia feito na escola que lecionava, em 1968, e que se transformou no longa "The Eye of the Storm".

A professora e socióloga Jane Elliott ganhou um Emmy pelo documentário de 1968 "The Eye of the Storm", em que aplicou um exercício de discriminação em uma sala de aula da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças.

Hoje aposentada, aplica workshops sobre racismo para adultos.

"Olhos Azuis" é a documentação de um desses workshops em que o exercício de discriminação pela cor dos olhos também foi aplicado.

O objetivo do exercício é colocar pessoas de olhos azuis na pele de uma pessoa negra por um dia.

Para isso, ela rotula essas pessoas, baseando-se apenas na cor dos olhos, com todos rótulos negativos usados contra mulheres, pessoas negras, homossexuais, pessoas com deficiências físicas e todas outras que sejam diferentes fisicamente.
Numa palestra com um auditório lotado, ela pergunta: "Se algum branco gostaria de receber o mesmo tratamento dados aos cidadãos negros em nossa sociedade, levante-se. (...) Ninguém se levantou. Isso deixa claro que vocês sabem o que está acontecendo. Vocês não querem isso para vocês. Quero saber por que, então, aceitam isso e permitem que aconteça com os outros." [texto do site Iluminattis]

A seguir, veja um pequeno trecho de um desses workshops, com legenda em português. Fica mais fácil – para os que ainda não entenderam – perceber o que o presidente quis dizer com olhos azuis.



Para quem entende bem inglês, há essa reportagem completa sobre o documentário da professora Elliott.



Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Carlos Cunha27.3.09

    Mello,
    Você e nosso presidentes são e foram preconceituosos. Ao generalizar algo pela cor dos olhos estão fazendo exatamente o que outros - esta darei de lambuja - fazem com cores de pele ou qualquer outra característica que permita diferenciar o outro.
    Nosso presidente foi muito infeliz e nem só nesta parte da declaração. Não seria muito mais elegante e direto dizer que a culpa é de quem ganhou rios de dinheiro com este esquema e agora quer socializar a crise. Não importa a cor dos olhos. Mas ao falar dela, nosso presidente esqueceu que para sociedades mais evoluída isso é racismo.
    Há uma imagem do Brown que mostra uma pessoa constrangida. E ele não apoia o Serra, lhe garanto.
    Deixemos de catalogar as pessoas pelos seus olhos, sua pele.
    Carlos Cunha

    ResponderExcluir
  2. Cara!!!!!

    Um super post, Antonio! Ja tinha ouvido falar, mas essa professora eh uma ferona!!!!!

    Excelente post!

    ResponderExcluir
  3. O Lula mais uma vez demonstra ser uma pessoa preconceituosa e além de tudo ignorante quanto à crise.
    Que ele disse,numa de suas verborrogias passadas,ser uma marolinha...
    Deveria medir as palavras quando fala,mas tem essa verborrogia exacerbada,digna de pessoas nada sabem .
    O mercado financeiro internacional não é só formado por loiros de olhos azuis,é formado por olhos castanhos,verdes e pretos. Os asiáticos quase dominam o capitalismo mundial.Sendo a China e o Japão dois dos maiores países do mundo em matéria econômica,sendo que o Brasil ,governado por esse senhor,infelizmente,não faz face aos dois.
    Mas,o preconceituoso lula não surgiu com essa frase,fruto de sua verborrogia,frise-se.
    Há uns tempos, menoscabou os homossexuais e não satisfeito também uma cidade do Rio Grande do Sul.
    E,muito me admira homossexuais ainda terem votado para ele.
    Nunca votei para esse senhor!
    Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  4. Claudio Sarmento27.3.09

    Comentário perfeito do Carlos Cunha; Frase totalmente infeliz no nosso presidente, mesmo que nosso quisesse dizer... Transmitiu a sua ideia pela pior vertente possível.

    ResponderExcluir
  5. Jeca Tatu27.3.09

    Mello, é incrível as voltas que as pessoas dão para tentar justificar que não são preconceituosas, até entendem tudo literalmente quando se faz necessário oara acreditar naquilo que dizem, que não têm preconceitos. Apenas os outros são, "nós" não, inclusive você Mello. Mas aposto que ninguém entre eles gostaria de ser tratado como nordestino(a), preto(a), boliviano(a), etc. Sugiro que assistam uma aulinha com o prof. Kabengele Munanga (USP), que leia um livro como "The bluest Eyes" (Os olhos mais azuis) escrito pela escritora negra Toni Morrison. O problema nesse caso do livro é que poderão não sacar o que a autora diz. Poderiam ler também o poeta e dramaturgo Amiri Baraka, sugiro como ponto de partida "Dutchman" uma peça de 1964. Aposto que vão dizer que ele prega o racismo às avessas.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27.3.09

    Mello, vc me parece tão fanfarrão quanto o nosso Exmo. Sr.Presidente, eleito constitucionalmente e no poder por essa constituição que ele mesmo desrespeitou e a todos os Brasileiros, vc demagogicamente diz, que supostamente ou vc não entende as coisas direito ou é igual aos que critica, moço o Presidente falou abertamente e não ha suposição nisso. Tenha dó,
    Marcondes Tenório Rocha.

    ResponderExcluir
  7. Pois Marcondes,
    eu é que não sei se você não entendeu o que escrevi, o que o presidente disse, ou as duas coisas.

    ResponderExcluir
  8. Daniel2727.3.09

    Ora, pessoal! Eu sou branco, de olhos azuis e era louro, agora já grisalho............ E daí? Adorei a referência do Presidente: é hipócrita quem acha isso preconceito. O valor da mensagem é claro: não foi no 2do e 3ro mundo que a crise foi gerada. Eu continuo branco e de olhos azuis, sem algum problema, pois não compartilho da turma (não uso a expressão neo-liberal, pois implicaria reconhecer algum liberalismo nas idéias deles). Liberalismo é legalismo tb, mas a tchurma esqueceu disso

    ResponderExcluir
  9. biatriz27.3.09

    Entendi o que Lula quis dizer, trazendo para a nossa realidade, a crise foi parida na CASAGRANDE e, não, na SENZALA. Assim vamos ver se brasileiro entende....principalmente o eleitor daquele que chamou aposentado brasileiro de vagabun...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo27.3.09

    Eu acho que a culpa é do Serra e o doi PIG... foi o Serra que forçou o Lula a dizer isso, foi o Serra que gerou a fome na Africa, foi o serra que iniciou o Holocausto... em compensação, foi o Lula que inventou a luz, a roda e tudo de importante na história da humanidade...ah, e o Lula é como o Papa, não erra jamais... Gustavo

    ResponderExcluir
  11. Gustavo,
    você diz:
    "o Lula é como o Papa, não erra jamais...".
    Enganou-se. O papa erra. Veja o caso da camisinha na África.

    ResponderExcluir
  12. Jonas28.3.09

    Mello, é inacreditável algumas pessoas aqui não terem compreendido o que o Presidente Lula disse! É evidente que ele falou de modo figurado, querendo se referir aos países do chamado Primeiro Mundo. Há alguém aqui que discorda que essa grande crise internacional foi causada essencialmente pela total ausência de regulamentação no sistema financeiro principalmente dos Estados Unidos, mas também da Europa e do Japão? Concordo totalmente com o que o Presidente Lula disse. Onde está o preconceito no que ele disse?!

    ResponderExcluir
  13. Mello,

    Segundo o IBGE, temos cerca de 43% de ANALFABETOS FUNCIONAIS em todos os estamentos. Isso independe da profissão, do peso do bolso, da cor, da religião, da profissão ou das cidades e estados nos quais 1) nasceram e 2) passaram a viver.

    Logo, não é de se estranhar a falta de capacidade de interpretar texto de vários comentadores que fizeram comentários tão-somente baseados no senso comum propagado pelo PIG através da sua agenda do pensamento único.

    Posso parecer arrogante, provocador e ofensivo dizendo isso. Mas trabalho com tecnologias da informação e da comunicação, redes sociais e cidadania.

    Aos pobres e aos incultos que sofrem quaisquer tipos de preconceito, meu objetivo é empoderá-los. Aos idosos e aos PNEs, idem.

    Mas aos privilegiados da classe mérdia e aos ricos, embora o oportunismo seja uma característica marcante do comportamento de quem entendeu o que o presidente Lula quis dizer mas pretende tirar alguma vantagem disso (nem que tenha que fazer papel de trouxa puxando o saco de quem está acima de si na pirâmide do capitalismo), no que depender de mim, lavo as mãos para a sua ignorância.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  14. Anônimo28.3.09

    Mello
    10.mundo? civilizações "mais evoluídas? O pobrezinho do Sr. Brown constrangido? (constrangido com o quê? Será que ele também se considera inatingível no poder e não se indentifica com o sistema que ele sustenta e que não assume na crise?) Que coisa! Como é que pessoas tão "articuladas"e evoluídas estão fazendo, até hoje no Brasil, o papel do 'bom selvagem'?
    Eis Mello o tamanho do problema que 'eles' cosntruíram nesses séculos de imperialismos e falsas promessas messiânicas. Imperialismos que geram reações tão preconceituosas quanto é negar-se a própria cor dos nossos olhos (e das nossas culturas)repetindo como mantras as lições que a civilização dos evoluídos pregaram pelo mundo!
    Rogério

    ResponderExcluir
  15. Anônimo28.3.09

    Não é que as pessoas pensem que o Lula foi racista. Ninguém em sã consciência pensaria assim de um grande humanista como é o Lula. A verdade é que algumas pessoas ficam esperando qualquer "deixa" do presidente pra meterem o pau. Ele gosta de usar figuras de linguagem, poderia ter dito que a crise foi gerada na sala de estar, e não pela cozinha, na casa grande e não na senzala, se estivesse em São Paulo, que foi criada no Morumbi... mas o interlocutor era britânico e ele precisava se fazer entender, só isto. O resto é puro preconceito com o próprio Presidente, por que não tem estudo, é um fanfarrão, bla, blá, blá... saudações, Mello. João.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo28.3.09

    Mello, eu estava me referindo à "infalibilidade papal", um dogma da igreja. Para os defensores do lulo-petismo, o atual presidente é um objeto de culto, está acima do bem e do mal, não erra jamais... como o papa para os católicos... Ah sim, estou longe de defender o papa e a igreja e não acho que ele não erre...apenas comparei o pensamento de duas religiões: o cristãos católicos e os lulo-petistas... Gustavo

    ResponderExcluir
  17. Mello, quem nao entendeu o que o Lula disse e' pq nao quiz ou achou conveniente nao entender pra poder meter a paulada nele. Dessa vez ele mandou muito bem, esses ingleses ja tinham que ter ouvido isso ha muito tempo.

    ResponderExcluir
  18. Sergio28.3.09

    Mello,

    Esse pessoal que está acusando o Lula de preconceituoso deve ser o mesmo que achou normal e até achou graça quando o "Estadista" FHC afirmou, tempos atrás, que tinha um "pé na cozinha"...

    ResponderExcluir
  19. Colunista do NYTimes, muito mais ponderada que nossos fantásticos jornalistas...

    http://www.nytimes.com/2009/03/29/opinion/29dowd.html?th&emc=th

    ResponderExcluir
  20. Melo, vc diz isso pq teve a sorte de não nascer com olhos azuis! Vc não imagina o que sofre um branco de olhos azuis! Eu fui discriminado a minha vida inteira! Toda vez que vou visitar um amigo, o porteiro (que não tem olhos azuis) me manda subir pelo elevador de serviço)! Na época da escola, os colegas zombavam de mim e me espancavam no recreio, só pq eu tinha olhos azuis! Fui humilhado até no meu MBA, em Nova York! Vc não sabe as humilhações que sofro nas reuniões de diretoria da minha empresa, por causa dos olhos azuis! Toda vez que vou pra Europa, a aeromoça me bota na classe executiva! Quando vou fazer compras na Daslu, sou obrigado a entrar pela porta dos fundos! A vida toda me botaram os apelidos mais feios, me chamavam de "Frank Sinatra", de "Chico Buarque" e outros nomes terríveis! Existe racismo no Brasil, sim! O presidente Lula, só pq tem olhos normais, acha que pode zombar dos pobres coitados de olhos azuis! Chega! Cansei!

    ResponderExcluir
  21. Lula cobra Brown e vice dos EUA pela crise
    No Chile, presidente usa metáfora para responsabilizar nações ricas
    Ariel Palacios, VIÑA DEL MARTamanho do texto? A A A A
    "Locomotivas têm mais responsabilidades que os vagões." A metáfora foi usada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da Cúpula de Governos Progressistas, no balneário chileno Viña del Mar, para atribuir aos países desenvolvidos a culpa pela crise econômica internacional.

    Mirando o vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden - a quem chamou de "caro" -, e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown - ao qual se dirigiu como "meu amigo" -, Lula declarou: "Lamentavelmente, vocês têm mais responsabilidade do que nós, pois sempre as locomotivas têm mais responsabilidades que os vagões."

    Em meio aos chefes de governo e intelectuais de centro-esquerda reunidos no Chile, o presidente também criticou os jovens economistas e suas análises sobre as economias dos países em desenvolvimento. "Jovens yuppies de 30 anos viviam dando palpites sobre nossas economias. Houve um seminário em Londres, onde juntaram esses jovens para debater comigo. Eles davam palpites sobre a Bolívia e nem sequer sabiam onde era a Bolívia", alfinetou.

    Duas horas depois do discurso, já na base aeronaval de Viña del Mar, próximo do avião que o levaria de volta para o Brasil, o presidente tentou minimizar a polêmica gerada por suas recentes declarações, como a de que a crise internacional havia sido causada pela irracionalidade de "gente branca de olhos azuis". Na ocasião, ele frisara que os negros, os índios e os pobres seriam as maiores vítimas de uma turbulência que não provocaram.

    Lula explicou que, ao fazer o comentário, pretendeu expressar os graves problemas que os imigrantes latino-americanos enfrentam para manter seus empregos nos países do Hemisfério Norte. "Não é possível que eles, que nada têm a ver com a crise, paguem por ela."

    ResponderExcluir
  22. Valeu, Hélio. O seu comentário foi dez. O Lula realmente tem que tomar cuidado com o que fala porque a maioria não entende mesmo, ou por falta de vontade de entender (pura implicância) ou por inaptidão textual.

    ResponderExcluir
  23. Caro carlos cunha, favor ler o texto ate o final antes de postar sua revolta.
    É impossível que tu não tenha compreendido o texto! Seu portugues e bom, tenho certeza que tu nao estudou em escola publica. faça uma forcinha, não custa nada ler de novo ;)
    E quanto as declarações do nosso presidente, penso que muitos entenderam muito bem o que ele quis dizer. Só se fazem de ignorantes para adicionar comentários maldosos sobre ele, porque aprenderam isso no jornal da globo, ou lendo a revista veja na coluna do Diogo Mainardi

    ResponderExcluir
  24. Anônimo31.3.09

    Caso fosse o Presidente Obama que tivesse feito esse comentário o enfoque seria: nossa! ele é genial! é uma intelectual com uma postura autocrítica, globalizada, pé no chão, descentrado... Ou se fosse o próprio FHC: ah! que semiótica! que metáfora! que sentido figurado mais próprio! TUDO ISSO (ESSE ESCARCÉU) REFLETE COMO SOMOS AINDA INSEGUROS DIANTE DOS GRANDES, COMO NOSSA AUTOESTIMA É PEQUENA. E POR MEDO E SERMOS CRITICADOS LÁ FORA, MESMO ANTES DE DIGERIR O CONTEÚDO, SEM AO MENOS COMPREENDER, PELO SIMPLES FATO DE SE MENCIONAR A COR DOS OLHOS, JÁ "VIMOS" ALÍ (SIMPLORIAMENTE)UMA CONOTAÇÃO RACISTA. ENTÃO, COMEÇAMOS O RECHAÇO PRIMEIRO PARA DEPOIS DIZERMOS: É A OPINIÃO DELE! NÃO NÃO PENSAMOS ASSIM. INCLUSIVE JÁ O ESTAMOS PUNINDO PARA QUE VÓS, DE OLHOS AZUIS, NÃO NOS PUNAN!

    GENTIL

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.