segunda-feira, 23 de março de 2009

Perguntas para Gilmar Mendes na sabatina da Folha


  • Ministro Gilmar Mendes, o senhor solicitou ou sugeriu – diretamente ou através de assessores - a retirada do programa Comitê de Imprensa, que contou com a participação dos jornalistas Leandro Fortes e Jaílton de Carvalho, do site da TV Câmara?
    Se sim, não acha que isso é censura?
    Se não, a que atribui tal informação? O senhor teve algum contato com o presidente da Câmara na semana passada?
  • Ministro Gilmar, o senhor repreendeu o jornalista Altino Machado e lhe disse: “O senhor tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta”.
    O que quis dizer com isso? Por que ele deveria tomar cuidado? Que ameaça está contida em sua advertência?

Além destas, escolhi mais algumas que pincei de uma relação feita pelo Idelber Avelar em seu blog, quando da infausta entrevista de Gilmar Mendes no falecido - embora digam que ainda vivo - Roda Viva.

  • Quantos contratos sem licitação recebeu o Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual o sr. é [fundador e] acionista, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso?
  • O sr. considera ética a sanção, em primeiro de abril de 2002, de lei que autorizava a prefeitura de Diamantino a reverter o dinheiro pago em tributos pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino, da qual o sr. é um dos donos, em descontos para os alunos?
  • Qual a resposta do sr. à objeção de que o seu tratamento do caso Dantas contraria claramente a súmula 691 do próprio STF?
  • É verdade que o sr., quando era Advogado-Geral da União, depois de derrotado no Judiciário na questão da demarcação das terras indígenas, recomendou aos órgãos da administração que não cumprissem as decisões judiciais?
  • É correta a informação publicada pela Revista Época no dia 22/04/2002, na página 40, de que a chefia da então Advocacia Geral da União, ou seja, o sr., pagou R$ 32.400 ao Instituto Brasiliense de Direito Público - do qual o sr. mesmo é um dos proprietários - para que seus subordinados lá fizessem cursos? O sr. considera isso ético?
  • O sr. mantém a afirmação de que o sistema judiciário brasileiro é um “manicômio”? [acrescento eu, Mello] - Se sim, como presidente de um manicômio, o senhor se considera um moderno Simão Bacamarte?

Qualquer pergunta destas feita amanhã vale ao perguntador o Prêmio Sapatadabrás.

Escreva aí nos comentários a pergunta que você gostaria que fizessem ao ministro. Participe.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Arnaldo23.3.09

    Faltou

    "Senhor Gilmar, há quanto tempo você e Daniel Dantas são amigos?"

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23.3.09

    As perguntas tem que ser bem formuladas e não devem conter afirmações subreptícias, senão parecerão levianas e ele se esquivará da resposta.

    [b][i]Se sim, não acha que isso é censura?
    Que ameaça está contida em sua advertência?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23.3.09

    Eu fui me inscrever e disseram que estava lotado. Gozado que liguei de manhã e a pessoa pediu para ligar as 14h para dizer que estava lotado.

    Fiquei com a impressão que a FOLHA está selecionando quem vai estar no Teatro para que ninguém faça essas perguntas.

    ResponderExcluir
  4. Caro Mello: Eu dei uma sugestão ao Eduardo Guimarães, mas ele disse que não dá para ele. Eu acho que seria oportuno um protesto lá no lugar onde vai ser a sabatina contra o Gilmar Dantas. Seria oportuno mostrar o descontentamento com suas ilações mentirosas e preconceituosas. É que eu não moro em São Paulo e moro no interior, mas se estivesse lá, com certeza iria sozinho levar uma faixa e tacar um ovo ou uma torta nesse cara, que é o maior inimigo do Brasil hj em dia. Precisamos agir.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.