Prêmio Sapatadabrás é do jornalista Altino Machado

Criei o Prêmio Sapatadabrás, em homenagem ao jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, que atirou seus sapatos no ex-presidente americano George Bush.

O regulamento é simples: O Prêmio Sapatadabrás será oferecido ao jornalista que encarar o alvo, pegar a pergunta que está atravessada em nossa garganta e atirar em cima dele.

O primeiro agraciado é o jornalista acreano Altino Machado, responsável pelo Blog do Altino. Mereceu o prêmio porque fez a seguinte pergunta ao ministro Gilmar Mendes, presidente do STF:

- Ministro, o senhor tem se manifestado constantemente em defesa da propriedade, contra as invasões, mas em nenhum momento o senhor se manifestou contra dezenas, centenas de assassinatos de lideranças de trabalhadores rurais. Isso decorre do fato de o senhor ser ministro ou pecuarista?

A pergunta enfureceu o ministro que ameaçou o jornalista.

- O senhor tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta.

Não importa se depois Altino se arrependeu. Ele fez a pergunta que estava atravessada em nossa garganta. Por isso é o primeiro ganhador do Prêmio Sapatadabrás.

Mas, para que o Prêmio cresça e apareça, preciso da ajuda de todos vocês. Na divulgação, no layout do troféu, na escolha dos homenageados, dos alvos e das perguntas que estão atravessadas.

E então, mãos aos sapatos?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail