sexta-feira, 3 de abril de 2009

Paraísos fiscais, uma reportagem


Agora que os líderes do G-20 anunciam um cerco aos paraísos fiscais (vamos ver se é pra valer mesmo), é um boa oportunidade para dar uma conferida neste vídeo que trata do tema, uma produção da TV Espanhola, exibido por lá no último dia 31 de março.

“Paraísos fiscais, a Grande Evasão” conta como tudo começou, em 1934, na Suíça, até chegar aos dias de hoje, quando Gana está pensando em se transformar em mais um.

Para que se tenha uma idéia da proliferação dessa praga, alimentada por sonegação, corrupção, tráfico de drogas, armas, seres humanos, dinheiro ilícito de tudo quanto é origem, basta ter em mente que eram apenas sete os paraísos fiscais em 1960. Hoje são 72.

Além da informação, repare na qualidade da produção, na preocupação com o roteiro (até na criação de gracinhas, de que eu particularmente não gosto), no investimento em levar a equipe em viagens e na oportunidade de se lançar o documentário às vésperas da reunião do G-20, quando era grande a expectativa do tratamento que seria dado ao tema - que se confirmou.

Você viu algo parecido por aqui?



Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Tem mais: http://www.guardian.co.uk/business/2009/feb/13/tax-gap-cayman-islands

    Da uma olhadinha no google: http://www.google.com/search?q=%22Rudolf+Elmer%22%3A++brazil&sourceid=navclient-ff&ie=UTF-8&rlz=1B3GGGL_enUS309US309

    Quem o "Brazilian politician" eh ja esta clarissimo no wikileaks. Tem links interessantissimos mas sao mais de 2 mil hits e eu nao conheco a maioria dos nomes brasileiros.

    Abracao, Antonio.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...