quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sírio Possenti comenta onde está racismo na frase de Lula


Sou leitor assíduo da coluna do professor do Departamento de Linguística da Unicamp Sírio Possenti no Terra Magazine. Esta semana ele tratou do pseudocaso de racismo do presidente Lula, quando culpou o homem branco de olhos azuis pela crise.

(...) convenhamos, "brancos de olhos azuis", considerado o amplo contexto em que a expressão foi proferida, refere-se "àqueles caras lá do norte, metidos a dar lições e a decidir quando podem conferir o tal grau de investimento", tenham os indivíduos a cor que tiverem, da pele e dos olhos. Além disso, muito claramente (tem gente que vai achar que esse "claramente" é racista!!), a expressão não se refere ao povão de lá, mas aos responsáveis pelas instituições financeiras ou empresas automobilísticas e quejandos. Obama, dependendo do que fizer, será um branco de olhos azuis, mesmo sendo negro.

Leia a coluna completa, Menos, please! (que poderia chamar-se Menas, please!, como uma homenasacanagem do chamado Apedeuta – aquele que o presidente Obama diz ser “o cara”), e aproveite para ler as outras. Você só tem a ganhar em informação e estilo.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. O Lula já disse um milhão de coisas infelizes, mas essa, pode ter certeza que não foi uma delas, porém como nossa mídia é branca dos olhos azuis, ficou ofendida e tem um monte de bobo que fica repetindo isso por ae.
    Quando o Lula falou a babaquice de que 'o trabalhador não vai lucrar com a crise... que é hora do trabalhador ajudar o patrão a superar os prejuízos' a mídia não apontou como ele estava sendo idiota. Até porque o patrão nunca convidou o trabalhador a sentar na mesa para dividir o lucro, agora quer dividir o prejuízo...
    alertacomunista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Carlos Cunha2.4.09

    Mello,
    Não sei o que é mais triste: um presidente que tem falas infelizes ou os inteligentes de "esquerda revolucionária" que criam as mais belas explicações para justificar estas falas. Ele foi infeliz, aceitemos.
    Quando o FHC falava estas besteiras todo mundo se divertia e ainda mais quando algum intelectual amigo tentava explicar.
    Não acho que o Lula seja racista. Ele foi só infeliz.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Jonas3.4.09

    O presidente Lula não foi infeliz coisa nenhuma! Concordo totalmente com o que o presidente disse. É que a verdade às vezes dói quando nos deparamos com ela. Também concordo inteiramente com o que disse o professor Sírio Possenti. Alguém discorda da interpretação dada pelo mencionado professor para a fala do Lula?

    ResponderExcluir
  4. Lia Quiroga4.4.09

    Meia noite e meia, e eu rindo e chorando ao ler as diferentes matérias sobre o Lula em seu blog. Chorando de felicidade com o sucesso do Lula lá fora e com o papel protagonico que ele deu ao nosso país, depois de mais de quinhentos anos de espoliação e de oito anos de política de terra arrasada do entreguista FHC. E morrendo de rir com os comentários de seus leitores. Aliás já repassei, como sempre faço, todas as matérias para os amigos do Brasil e de fora também. Você mereceu plenamente nossos votos naquela enquete sobre o melhor blog.
    Abraços da família Quiroga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...