terça-feira, 30 de junho de 2009

Airbus (ou Airbug?) sofre novo acidente


Mais um Airbus cai no mar, agora com 153 vítimas a bordo, em Moroni, capital das ilhas Comores, sudeste da África (o Blog do Mello também é cultura, 10h37, na capital da República).

Evidentemente a culpa será do mau tempo, dos pilotos, da falta de grooving, do presidente Lula, mas nunca, jamais, da Airbus, que provoca um desastre atrás do outro e depois vem com remendos e observações.

A verdade é que o sistema de controle por computadores dos aviões da Airbus tem vários bugs, daí o título da postagem.

Quem quiser saber mais, é só clicar na caixa de pesquisas aqui do blog que vai achar um monte de acidentes com um Airbug.

ATUALIZAÇÃO: Um comentarista alertou que o modelo de Airbus deste acidente específico é antigo, não usa o sistema fly-by-wire tão discutido. Portanto, a crítica, neste caso, é inválida. Nos outros, não.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Anônimo30.6.09

    Meu nome é Otaciel de Oliveira Melo

    E o governo francês mandou o submarino procurar a caixa preta do Airbus que caiu no Atlântico. Aqui para nós: se existe uma coisa que a Airbus não quer encontrar é uma caixa preta de uma de suas aeronaves sinistradas. A ordem é, portanto, "escodam as caixas pretas".

    Cada vez mais eu desconfio que existe um problema na fabricação desssas aeronaves, que está levando a tantos incidentes/acidentes. E eu vou viajar num Airbus no próximo dia 04/07. Mello, se acontecer alguma coisa comigo, reze pela minha alma ou pelo que sobrar dela, tá OK?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30.6.09

    Mello nao caia na tenteçao da grande imprença(sensacionalismo e baixa informaçao).OA310 nao pussui sistema de controles de voo computodarizados(fiy by wire).

    ResponderExcluir
  3. Anônimo30.6.09

    Tem muito "porcalista" torcendo para que cáia mais um no BRASIL.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Lima30.6.09

    Mello,

    Desculpe-me a sinceridade, com o respeito que tenho pelo seu posicionamento político, mas você continua querendo entender do que não entende: aviação.

    Este último Airbus, do Iêmen, não era dirigido por computadores (fly-by-wire). Era de uma geração mais antiga. Mesmo nos modelos mais modernos, como o 330, ainda não há nenhuma prova de que os computadores dos comandos de vôo tenham causado o acidente do Air France. De certo, por enquanto, "somente" o mau funcionamento dos três sensores (probes) de tomadas estática e de impacto. Desta maneira, o piloto estava em área de mal tempo, à noite, sem qualquer referência/indicação na cabine de comando. Ou seja, o mais provável é que os pilotos tenham se desorientado e entrado em atitude anormal, o que justificaria a desintegração do avião. Já ocorreram outros dois acidentes similares com aeronaves Boeing.

    Enfim, é preciso parar com esta mania de se especular em acidentes aeronáuticos. É sempre complexo; são sempre diversas causas (ou melhor dizendo, fatores contribuintes) e não uma causa isolada. Airbus, Boeing, Embraer, todas têm suas nuanças, características, qualidades, defeitos.

    Tema mais apropriado para se levar adiante seria a lamentável constatação de que os acidentes continuarão ocorrendo, de que é uma simples questão de matemática/estatística (assim como os acidentes rodoviários, ferroviários e marítimos também continuam acontecendo). Sobretudo, por estarem sempre, invariavelmente, ligados ao seres humanos. Como diria Shakespeare: "Errar é humano.". Triste, mas verdadeiro. Quem sabe houvesse um empenho verdadeiro e profundo da indústria aeronáutica e houvesse uma melhora nestas estatísticas? Mas sabemos que tal investimento vai de encontro aos valores do sistema capitalista. Infelizmente, as vidas perdidas custam menos no bolso dos tomadores de decisão. Já faz um bom tempo que sabemos que nós, seres humanos, temos um papel secundário neste planeta. Viva o senhor dinheiro!

    Saudações...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23.5.11

    HOJE, 23/05/2011 A CAIXA PRETA DO VOO AF447 MOSTRA QUE PROVAVELMENTE MAIS UM AIRBUG ACONTECEU.... PELO QUE MOSTRARAM AO SE CONGELAEM OS PITOT'S, O COMPUTADOR DO AIRBUG DESLIGOU OU REDUZIU A POTENCIA DOS MOTORES PROVOCANDO A QUEDA... VAMOS VER OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS, SE NAO ESCONDEREM É CLARO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...