domingo, 7 de junho de 2009

O tal Blog do Presidente Lula é uma farsa


Acabei de ler que o blog do presidente Lula vai ser escrito por cinco redatores que estão sendo contratados pela Secretaria de Comunicação.

Merda. Vai ser um blog corporativo, como o da Petrobras – este, aliás, muito bem criado agora para fazer frente aos vendilhões do templo de sempre.

Mas o Lula é o Lula. O Lula é o cara. E o blog é, por definição, uma página de opinião, com direito a comentários. Quem vem ao Blog do Mello quer saber o que eu tenho a dizer sobre tal assunto.

Não seria ótimo lermos o Blog do Presidente Lula escrito pelo próprio? Sentimentos, paixões, encheções, impressões de uma viagem – tudo fora de pauta, sem ter que dar opinião sobre política nacional ou internacional. Uma página pessoal do presidente, escrita por ele sobre o que lhe desse na telha e quando tivesse tempo – e sempre há tempo, quando se deseja uma coisa.

Lula é uma figura imensamente popular (dargh!! isso é óbvio), e gosta de se comunicar. Poderia falar apenas do que lhe chamou atenção nas cores das roupas das pessoas na Costa Rica, p.ex., ou na formalidade excessiva de tais e tais visitas. Uma observação, ou piada, ou notícia que chamou sua atenção num blog, ou num jornal ou programa de TV.

Blog corporativo de Lula é furada. Muito bom para a comunicação institucional. Mas, zero para a blogosfera, que gostaria de ler o que Lula tem a dizer.

Quero ler o Blog do Lula e não o dos cinco redatores. Parodiando o refrão:

- Lula, cadê você? Vou no teu blog pra te ler.

E você, o que acha?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Leu aonde, Mello? O que eu li aqui é que o blog será do Palácio do Planalto: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1094580-5601,00.html

    Isso não impede que o presidente publique algo. Concordo que blog tem pessoalidade sim, mas blog não é só isso. Se essa equipe conseguir mostrar o que acontece naquele universo da presidência, já uma ponte que eu acho bem válida num país em que muita gente não está nem aí pra fatos e contextos, e prefere justamente papo furado sobre informação fútil, como por exemplo "o que o Lula vai comer na janta". Uma coisa não exclui a outra, e blogs são geniais exatamente por isso.

    Outra coisa. Olhemos o que o Obama fez - o blog da Casa Branca não é o blog do Obama. Nada impede que o presidente Lula queira ter um blog pessoal. Vamos torcer pra que o trabalho dessa galera desperte isso nele.

    ResponderExcluir
  2. alexandre7.6.09

    salve,mellowman.
    só estou testando o google chrome,porque no mozilla é impossível mandar comentário pra vários blogs inclusive o seu.deve ter a ver com bloqueador de pop up ou coisa que o valha.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, seria muito bom se o próprio presidente produzisse o conteúdo. Nem que fosse por voz! Por foto! Por um desenho em um guardanapo escaneado! Qualquer coisa é interessante, desde que seja de sua autoria.

    ResponderExcluir
  4. Mello,

    Concordo em gênero, número e grau contigo.

    A internet só servirá como agregação para a campanha política de Lula.
    Contratar jornalistas, que no mínimo farão o papel de 'assessores de imprensa', vai dar um tom tão institucional à carreira política de Lula tal qual um panfleto de comício.

    Não sei se Lula quis seguir os passos de Obama com o uso da internet como forma de fazer política, mas, se for, já começou errado.

    Já que Lula gosta tanto de exibir seu carisma em territórios internacionais, por que não migrá-lo também para a blogosfera?

    Tiago Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Rafael Oliveira7.6.09

    Concordo plenamente.

    Uma pena que o presidente Lula não escreva o próprio blog.

    Uma "post" a cada mês seria o suficiente.

    ResponderExcluir
  6. Ao que tudo indica o blog é mesmo corporativo.
    E se for corporativo não pode entrar coisa pessoal.
    Mesmo sendo corporativo já é alguma coisa, um contra-ponto ao imprensalão.

    Se bem que se é corporativo deveria se chamar de Blog do Planalto.

    Quanto a um blog pessoal não sei se autoridades tais como governador, prefeito e presidente podem ter. Posso estar errado.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7.6.09

    Blog do Lula não, Mello. O Presidente não teria tempo para postar e responder aos leitores.
    Agora um blog institucional da Presidência da República, este sim precisa, para fazer o que o blog da PetroBRAS está fazendo: colocando os pingos nos is e desmascarando a imparcialidade e até a competência da mídia e a baixa qualificação dos seus profissionais de jornalismo.
    Será que o PiG não sabe do alto nível de qualificação dos profissionais da PetroBRAS?
    Ah,sim: o PiG vai piorar sua contabilidade: está caindo em vendas e de audiência, coitado, mas vai encarar uma despesa extra para consultoria em formulação e perguntas e revisão ortográfica.
    É humilhante para o PiG a difença qualitativa entre suas perguntas e as respostas dos técnicos da PetroBRAS...

    ResponderExcluir
  8. Você tinha razão, até que alguem chamou a atenção sobre as informações que estavam contidas lá, eu até iria mandar para outros alertando, mas quando voltei já haviam arrumado.
    Eu concordo que nós temos que vigiar o que o Lula não pode fazer, ele é um só.
    E ele precisa da população para vigiar qq coisa que se faça.
    Agora os textos são claros e representam verdades, link uma coisa a outra, precisamos ser investigadores da mídia, fuçar tudo.
    Abraços
    Gde abraço

    ResponderExcluir
  9. Blog pessoal do Lula deixa pra 2011. Já não chega o Cesar Maia que abandonou o cargo de prefeito pra virar blogueiro.

    Realmente seria mto interessante ler as reações e sentimentos do presidente, mas acho que isso pode ser feito através de uma assessoria de imprensa, que capte as impressões do presidente e as expresse, sem muita preocupação com protocolo.

    E, sim, é importantíssimo o uso de veículos ágeis como a Petrobrás está dando um show com seu blog, todo o governo tem que adotar a mesma metodologia, publicar tudo que é perguntado a ele para confrontar com o que a mídia golpista publica de fato.

    Inclusive, tendo esses blogs, pra que mídia golpista? A gente vai direto a fonte, não precisa de editor safado e comprado.

    ResponderExcluir
  10. Falsificaram o blog criado pela petrobras para esclarecer as matérias recentementes divulgadas na mídia sobre a empresa.

    Este é o link do blog verdadeiro:

    http://petrobrasfatosedados.wordpress.com


    E este é o link falso:

    http://petrobrasdadosefatos.wordpress.com


    Vejam vocês mesmos que os endereços são muito parecidos e os layaouts das páginas, idem. Mas não se deixem enganar!

    Favor divulgar amplamente este fato para alertar os internautas.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8.6.09

    pORRA!
    o MELO VOLTOU...

    KARAI!

    vALEU!

    tA VENDO... SE TIVESSE CONTRATADO CINCO JORNALISTAS, NÃO SAÍA DO AR!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9.6.09

    O cara é Presidente da República! Tem direito a ter um blog, inclusive com assessoria! Aliás, sem assessoria, ele não teria um blog!
    Paulo Franco

    ResponderExcluir
  13. Mello, calma ai mano,
    deixa rolar alguma coisa uns poste, sei lá, quanta
    um pouco, depois se não tiver geito desse o porrete mas dá um tempo.

    ResponderExcluir
  14. Neli9.6.09

    Enquanto se contrata jornalistas,os pacientes pobres que tem a desventura dupla de terem câncer e serem atendidos pelo SUS,então ao deus-dará.
    Começo a acreditar em reencarnação e todos desse governico pagarão.
    Aliás,um governico que tem dois pacientes com câncer,tratam os pobres pacientes do SUS com menoscabo abissal.
    E,a popularidade do lula é fácil apontar o motivo:todas as noites,sem contraponto da oposição,o cara tá lá no jornml nacional.
    Meu menoscabo a esse governico e a todos os políticos da oposição e da situação.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo11.6.09

    Ainda assim, numa opinião pessoal, acho que sendo escrito por terceiros, evitaríamos os erros de português.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.