terça-feira, 29 de setembro de 2009

Jornal Nacional sabia desde o início que o relatório da ANP era ilegal


Eu já havia denunciado isso aqui, em 23 de abril. Releia e reveja:

Jornal Nacional faz reporcagens baseadas em relatório ilegal


Réu confesso, o JN em sua edição de ontem confirmou que todas as reportagens que vem fazendo a respeito de um suposto “escândalo dos royalties na Agência Nacional do Petróleo (ANP)” são reporcagens pois estão baseadas num relatório ilegal (veja imagem acima):

Repórter Délis Ortiz: “A reportagem foi ao ar no dia 9 de abril. Com base em informações de fontes que garantem que o relatório foi elaborado por agentes da Polícia Federal que trabalham na assessoria de inteligência da ANP. Hoje, as mesmas fontes voltaram a confirmar as informações e reafirmaram que o relatório foi feito de forma ilegal”.

Repare que o verbo usado é reafirmar, o que, evidentemente, significa que a ilegalidade do relatório já havia sido assumida anteriormente. Pelo menos para eles. Mas, se o relatório é ilegal e apócrifo, por que colocar a reporcagem no ar? Apenas testando hipóteses para ver se conseguem atingir o ministro da Comunicação do governo Lula, Franklin Martins, que é irmão do suposto (como se usa a palavra suposto hoje em dia nessas reporcagens) acusado?

Tão grave quanto isso é a edição maliciosa da reporcagem, que confunde a cabeça do telespectador. O texto diz “relatório foi elaborado por agentes da Polícia Federal que trabalham na assessoria de inteligência da ANP”, mas as imagens que o ilustram são da sede e do símbolo oficiais da Polícia Federal. Ao final do trecho reproduzido, o que ilustra a palavra “ilegal” é a placa do prédio da ANP . (Confira no vídeo acima).

Tudo isso para quê, se a reporcagem é um saco vazio que não para em pé, como demonstrou Victor Martins, que é o suposto acusado no relatório ilegal:

“Vi também, na imprensa, para ser mais exato no Jornal Nacional, que algumas das informações teriam vazado do setor de inteligência da própria ANP. O setor de inteligência é ligado ao diretor-geral, Haroldo Lima, que prontamente esclareceu que não houve nenhuma determinação nesse sentido. O responsável pelo setor também me disse que não fez nenhum trabalho nisso e me apresentou um documento de autoria do superintendente da Policia Federal do Rio de Janeiro em que ele negava que tivesse dado aquela declaração atribuindo a inteligência e dizia que estava em curso pra apurar autenticidade e veracidade daquela documentação.” [veja reporcagem completa do JN aqui]

Ou seja, a Polícia Federal passou a operar para ver há veracidade no que estava contido num relatório apócrifo realizado de forma ilegal...

Cuidado, Globo, porque a PF pode acabar chegando aí. Duvidam? Daniel Dantas também duvidava.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Aliás, é um mal q assola a imprensa brasileira em geral... testar hipóteses.
    Coisa q Arnaldo Jabor, por exemplo, adora fazer. "Testar" os fatos q é bom nada... ficam sempre no campo do possível, jogando merda no ventilador.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ah... sei q pode ser abuso da minha parte, mas gostaria de deixar meu blog aqui...rs

    http://olharglobal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo29.9.09

    Exatamente isso, Leandro Felipe...e ainda bem que tem o blog do Mello...que sempre que dá dou uma espiadinha...Parabéns Mello. Anita

    ResponderExcluir
  4. Anônimo29.9.09

    ...É isso aí L. Felipe...ainda bem que há o blog do Mello...sempre que dá dou uma espiadinha...Parabéns Mello.

    ResponderExcluir
  5. Um momentinho aí!!!ilegal ou falso mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo30.9.09

    Se essa mídia não se responsabiliza pelos boatos cagados pelos cotovelos que divulguem as fontes e essas sejam responsabilizadas! Não sou a favor de censura (isso nunca). Sou a favor da responsabilização na divulgação de notícias! Acredito que todos os jornalistas sérios o sejam.

    ResponderExcluir
  7. QUATRO MESES DESATIVADOS?
    Quem agüenta?
    Sobre as possiveis mudanças que a globo quer fazer no brasileirão utilizando o sofisma de que a copa do mundo, Libertadores, Sul Americana, são também eliminatórias: Eu digo que Copa do Mundo, Libertadores não sâo campeonatos, são torneios.

    Quanto ao brasileirão, como ficarão os clubes que vão caindo? Pagarão a fôlha com qual recurso? Mata mata dá mais lucro? Só se fôr para a globo!

    O Vasco da "goma" botou 80 mil pagantes contra o Ipatinga sem ser final!

    Os clubes terão sérios prejuizos. Alguns esfacelarão os planteis e entrarão novamente sem nenhuma base no ano seguinte, enquanto os oito finalistas, somente eles, poderão manter uma base.

    Alem do mês de DEZEMBRO (férias), e JANEIRO (pré-temporada), ainda teríamos OUTUBRO e NOVEMBRO sem jogos para os que ficarão fora do grupo dos oito finalistas.

    Será cruel para os que NÃO ficarem entre os oito, e para o torcedor que ficará QUATRO MESES sem ver jogos de seu time que provavelmente estará DESATIVADO E VENDENDO AS PROMESSAS PARA PAGAR RECISÕES.

    A Globo faz você de Bôbo!

    ResponderExcluir
  8. Eis o jornalismo democrata

    A tosca armação contra Victor Martins evidencia a importância estratégica de seu irmão. A imprensa oposicionista não engoliu a transferência de Franklin da Rede Globo para o Palácio do Planalto, onde empreende um salto de qualidade na comunicação do governo federal.
    A mídia corporativa jamais se recuperará do vergonhoso papelão que desempenha durante os anos Lula. Fico imaginando como a posteridade verá essa sucessão de falsos escândalos, inventados com triste desfaçatez pelos maiores veículos nacionais: os dólares de Cuba, a planilha de gastos do casal FHC, os grampos de Gilmar Mendes, as acusações de Lina Vieira, a ficha de Dilma no DOPS, o dossiê contra Victor e assim por diante.
    É espírito democrático para teoria conspiratória alguma botar defeito.

    ResponderExcluir
  9. Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fds
    bjs

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...