sexta-feira, 9 de outubro de 2009

10% dos brasileiros já assistem à TV Brasil e 80% aprovam sua programação


É o que mostra pesquisa do Datafolha, com mais de 5 mil entrevistas em todo o Brasil, no final do mês de agosto, com margem de erro de 2%.

Mais importante é que isso aconteceu antes da nova programação entrar no ar, com novidades como o comentado por mim aqui e relembrado sempre em meu twitter, Nova África.

Segue a íntegra do release que recebi da TV Brasil, não sem antes reforçar que a TV Brasil é nossa, de todos os brasileiros, e a força que pudermos dar para que ela cresça e nos represente cada vez mais é sempre bem-vinda:

TV Brasil é assistida por 10% dos brasileiros e tem programação aprovada por 80% dos telespectadores

Com menos de dois anos de existência, a TV Brasil já é conhecida por um terço da população brasileira, ou 34%, dos quais 15% já assistiram ao canal e 10% o assistem regulamente. A programação é considerada ótima por 22% dos telespectadores e boa por 58%, totalizando 80% de aprovação. Entre os que costumam assistir à TV Brasil em casa, 42% sintonizam o canal por antena parabólica. Os resultados são de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha a pedido da Empresa Brasil de Comunicação – EBC.

Foram realizadas 5.192 entrevistas em todo o Brasil, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional, distribuídas em 146 municípios em todas as regiões, entre brasileiros de todas as classes econômicas, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto de 2009. Antes, portanto, do lançamento da nova programação da emissora, na segunda quinzena de Setembro.

Em consulta espontânea sobre os canais mais frequentemente assistidos, a TV Brasil foi mencionada por 1% dos entrevistados, juntamente com outros canais abertos e fechados menos conhecidos. Na consulta estimulada (pesquisador menciona o nome do canal), 15% dos entrevistados disseram já ter assistido ao canal alguma vez e 10% declararam assisti-lo atualmente.

Aprovação da Programação – Entre os telespectadores que costumam ver a TV Brasil, a programação foi considerada ótima por 22%, boa por 58%, regular por 20% e ruim ou péssima por 1% . A aprovação de 80% (soma de ótimo e bom) corresponde à nota 4, numa escala variável de 1 a 5.

Três programas destacaram-se na preferência destes telespectadores: Programa de Cinema (filmes), com 34%, o telejornal Repórter Brasil-Noite, com 31% e o programa Leda Nagle - Sem Censura, com 26%.

São preferidos ainda os Documentários (24%), Repórter Brasil-Manhã (20%), Programas Musicais (19%) e os Programas Infantis (17%). A programação infantil apresenta as maiores medidas de audiência e Share da TV Brasil, segundo medida do IBOPE. A pesquisa Datafolha, entretanto, ouviu brasileiros com 16 anos e mais, o que sem dúvida se reflete na avaliação dos programas infantis.

A Força da Parabólica - Entre os 10% de telespectadores que disseram assistir à TV Brasil atualmente, 85% sintonizam o canal em casa. Destes, 42% recebem o sinal através de antena parabólica, 36% através da TV aberta ( antena VHF ou UHF) e 22% através de TV por assinatura. Ou seja, a maior audiência da TV Brasil está nas cidades do interior, entre os que vêm TV pela chamada Banda C.

Os que não costumam assistir à TV Brasil apontaram como causa principal as dificuldades de sintonização (42%), seguida do desconhecimento (27%), do desinteresse (23%) e da falta de tempo (19%).

Perfil dos Telespectadores – Da maioria dos telespectadores que assistem à TV Brasil, 79% pertence às classes econômicas B (32%) e C (47%), é do sexo masculino (57%), tem idade média de 39 anos, grau de escolaridade médio (46%), aos quais se somam 17% com nível superior. Este telespectador, em termos de renda e escolaridade, ainda é elitizado em relação à população brasileira.

Mais da metade dos que assistem à TV Pública vive em cidades do interior (58%), onde é forte a penetração da parabólica, e 45% vivem na região Sudeste. A Região Sul apresenta o menor índice de conhecimento sobre a existência da emissora (17%) e nela o hábito de assisti-la é indicativamente menor, de 6%, inferior à média nacional de 10%. O hábito é indicativamente maior nas regiões Norte/Centro-Oeste, onde 12% declaram assistir à TV Brasil regularmente, e é de 11% nas regiões Sudeste e Nordeste.

A diretoria da Empresa Brasil de Comunicação considerou os resultados altamente satisfatórios, considerando-se o fato de que a criação da emissora ainda é recente, o desconhecimento sobre sua existência é grande, e de ela dispor de apenas quatro canais abertos (Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão), o que se agrava com o fato de o canal de São Paulo ser o 69, na banda UHF.

Por falar nisso, hoje, às 22h, não deixe de ver Nova África.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Anônimo9.10.09

    Saudades eternas Melo!!Vc desapareceu rapaz;senti sua falta!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11.10.09

    Esta pesquisa me supreendeu.
    Péssimo sinal para a RBS, Globo,,,tudo um oligopólio só

    jose carlos lima

    www.josecarloslima.blogspot.com

    Não consegui comentar com o meu login google

    ResponderExcluir
  3. Quale Mello, ta sumido, Tv Brasil ta show mesmo, minha filha de 8 anos ta assistindo direto e adora.Eu que nao perdia mais meu tempo vendo esse maldito aparelho, to assistindo algumas coisas tb.
    Realmente ta bem legal, tomara que fique ainda melhor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8.11.09

    Concordo com os elogios, mas acho que um programa pelo menos deveria acabar:o Roda Viva, com aquele ridículo do Herodoto apresentando e aqueles "jornalistas", que se expressam mal, que denotam desconhecimento de muitos assuntos abordados e que só estão ali para metralhar todo e qualquer entrevistado que tenha algo a ver com uma linha política diferente da defendida por seus patrões do PIG. A única coisa boa é que,no final, eles é que acabam encostados na parede.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...