sábado, 2 de outubro de 2010

Foi FHC quem botou pilha em Gilmar Mendes para que ele peitasse Lula no episódio do grampo (sem áudio)


Li numa reportagem da Piauí. Repare o seguinte trecho (a reportagem é extensa e trata do STF), especialmente o segundo parágrafo:

Outro risco de estabelecimento de um “estado policial” surgiu, segundo Mendes, quando a revista Veja publicou uma reportagem sustentando que um telefonema de Mendes com o senador Demóstenes Torres havia sido gravado ilegalmente, e apresentou como evidência a transcrição da conversa. Com a certeza de que fora grampeado por um órgão do Executivo, Mendes ligou para Fernando Henrique Cardoso. Eles são amigos. Nos tempos de Gilmar na presidência, Fernando Henrique entrava pela garagem do Supremo. “Foi só uma vez, na posse”, disse o ex-presidente.

“Eu estava numa fazenda”, contou Fernando Henrique em São Paulo. “O Gilmar estava indignado. Disse que ia reagir à altura, chamando às falas o presidente Lula. Eu o incentivei a ir em frente.” Mendes foi. “Não há mais como descer na escala da degradação institucional”, declarou ele à imprensa. “Gravar clandestinamente os telefonemas do presidente do STF é coisa de regime totalitário. É deplorável, ofensivo, indigno.” No dia seguinte, uma delegação do STF integrada por Mendes, Ayres Britto e Cezar Peluso foi ao Planalto sem ter sido convidada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva os recebeu.

Perguntei ao ex-presidente se, numa situação semelhante, receberia a comitiva. Fernando Henrique ajeitou-se na poltrona e respondeu: “Não sei se teria aceitado aqueles termos. Talvez tivesse exigido uma reparação pública antes, uma desculpa. Mas o Lula é de passar a mão na cabeça dos aloprados e de todo mundo. Ele não é de confrontar. Ele só confronta na retórica, o comportamento dele é o de um conciliador.” Lula acha que esse foi um dos momentos de seu governo em que ele foi mais adulto e mais ciente do seu papel institucional – e menos ele próprio.

Impressionante a cara de pau de FHC. Bota lenha na fogueira, provoca uma crise institucional no país, que só não foi adiante por causa da habilidade de negociação do presidente Lula, e ainda diz que ele (FHC) agiria diferente, não aceitaria as coisas naqueles termos. Com isso, deixa claro que o que ele pretendia era criar uma crise. Este é o verdadeiro caráter de FHC.

.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Verdade Mello,acreditar que o "estadista" Lula va ter a mesma reacao do "corrupto" FHC e comparar amor com odio.Lula e gente e humano e pacificador.O outro e o outro e mais nada.

    ResponderExcluir
  2. Que esse senhor se afunde cada vez mais nas trevas do ostracismo e pare de nos perturbar.
    Ainda levaremos muitos anos tentando nos esquecer de que ele existiu, porque os estragos que ele patrocinou no país foram enormes, talvez mesmo irrecuperáveis.
    Que o ódio corroa seu fígado, coração e sua alma,
    para toda a eternidade! Amém!!!

    ResponderExcluir
  3. Gilmar é o eterno garoto de recado de FHC desde quando ele era secretário do tucano, depois foi para a AGU em algu trem da alegria,
    Ministro?
    Ele não respeita o cargo, não merece, temos que tirar esse lixo de lá

    ,,,]
    ]

    Estive dando uma olhada nos portais Terra, Yahoo, Ig, etc, o que tem de troll barra-pesada postando ataques contra Dilma não está no gibi

    Não vamos deixar, vamos prá lá contrapor os ataques postando coisas propositivas para o nosso país, coisas sobre a economia, o pre-sal, as olimpiadas, a copa, etc

    ResponderExcluir
  4. Kid Prado5.10.10

    Melo
    V. termina o post dizendo "Este é o caráter de FHC."
    Qual????
    Ele não tem isto não! É totalmente desprovido...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.