Ainda que sem querer, Cabral pode ter livrado Dilma de ser alvo do primeiro escândalo do PIG em seu governo

O governador do Rio Sérgio Cabral espalhou pelos quatro cantos que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, havia escalado seu secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, para o ministério da Saúde.

A grita foi geral no PMDB. Diziam que o governador havia atropelado a equipe de transição.

Aí a tal indicação (se é que um dia houve) subiu no telhado. Mas não apenas subiu. Desceu e de modo espalhafatoso, quebrando vidraças a cada andar que descia, até se espatifar na mesa de negociação do PMDB.

Se Dilma estava ou não decidida por Côrtes, não sei. Mas tenho certeza de que se livrou de boa com o "vazamento" de Cabral.

Nem bem o nome do secretário foi anunciado como ministro, o Globo Online disparou uma série de acusações contra ele - o que nunca havia feito, nem durante a campanha eleitoral.

Não são acusações vazias, mas do Ministério Público. Em seguida, veio o jornal Extra, também das Organizações Globo, e colocou o nome de Côrtes ainda mais na roda. Juntou-se a eles o ex-prefeito do Rio César Maia, que em seu ex-blog disparou uma saraivada contra o secretário, citando documentos do Diário Oficial, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Com imagens.

Acusações: nepotismo, compra de imóvel de R$ 3,5 milhões sem renda para isso, corrupção etc.

Não é pouca coisa. É muita. E você pode conferir aqui, no Globo Online, no Extra e no Blog do jornalista Dácio Malta, que publicou o ex-blog do César Maia.

Já imaginaram se Côrtes é condenado por uma das coisas de que é acusado, logo no início do governo Dilma? O PIG ia cair em cima dela.

Começou bem nossa presidenta. Com sorte. Porque sem sorte, como dizia Nelson Rodrigues, o sujeito não consegue atravessar a rua sem ser atropelado por um carrinho de Chica-Bom.

.