quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não faltava mais nada: Líderes do tráfico no Alemão podem ter fugido num caveirão - veículo blindado da PM


Li a notícia acima numa twitada do ex-deputado, jornalista e membro da executiva do Psol no Rio Milton Temer (@miltontemer).

Fui ao link e lá estava: Caveirão pode ter sido usado em fuga de chefões do CV.

A Corregedoria da Polícia Militar está investigando os policiais lotados no 16º BPM (Olaria) que estavam de serviço no blindado da unidade – popularmente conhecido como “caveirão” – no último domingo. Do início da noite do dia 28 de novembro até às 5h da manhã do dia seguinte, o veículo foi flagrado realizando viagens do Complexo do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, até o Morro do Chapadão, na Pavuna, também na Zona Norte.

Como os PMs não tinham autorização para percorrer esse trajeto e as viagens foram feitas de forma consecutiva, há a desconfiança de que eles estivessem transportando criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV) que controlam a venda de drogas na região para o morro vizinho, que pertence à mesma facção.

Caso seja comprovado que eles auxiliaram na fuga de bandidos, como os dois traficantes mais procurados atualmente no Estado do Rio – Fabiano Atanásio da Silva, o FB, 33 anos, e Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, 31 – todos podem ser expulsos da corporação.

Esta não é a única investigação contra policiais envolvidos na megaoperação que tem sido realizada no Complexo do Alemão – que possui acessos pelos bairros Penha, Bonsucesso, Ramos, Olaria e Inhaúma e é composto pelos morros do Alemão, da Baiana, do Adeus e dos Mineiros e pelas favelas Vila Cruzeiro, Alvorada, Matinha, Nova Brasília, Pedra do Sapo, Palmeiras, Fazendinha, Grota, Chatuba, Areal e Chuveirinho.

Além de facilitação de fuga, há denúncias – não só contra PMs, mas também contra policiais civis e até mesmo federais – de que muitos estariam saqueando casas de traficantes e também de trabalhadores que moram na região.

“O Complexo do Alemão está sendo chamado de “Serra Pelada”. Tem colega pegando até porta de alumínio de imóvel. Na casa do traficante Gão, tentaram carregar uma televisão de LCD. A maioria de nós se envergonha dessas cenas”, revelou um policial que pediu para não ter sua identidade publicada. [leia a íntegra aqui].

Fico imaginando o que vai acontecer com os dois mil soldados do Exército que vão ficar por sete meses no Complexo.

Da última vez em que soldados do Exército ocuparam uma favela (a Providência) houve acusações de violências, roubos, corrupção e até a entrega covarde de três jovens para serem executados por facção rival. A R$ 20 mil por cabeça.

Quero acreditar (eu e todo cidadão carioca) que a ação da polícia é séria. Mas eles mesmo não deixam.

.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Anônimo2.12.10

    ...tá na cara...as imagens no caso não mentem: o "jeito" que ficou a tal da casa do chefinho do tráfego...tal de Luciano....não sobrou nada!É assim que o Estado age, independente de quem fôr o patrimônio!? Policial que é policial faz coisa desses gênero? A violência sempre prevalece...inteligência "zero" Acreditar como!? Como diz o jurista argentino Zaffaroni, o bandido e polícia são amigos de infância...provêm do mesmo meio. Querê o quê!

    ResponderExcluir
  2. Azarias5.12.10

    Meu amigos, creiam ou não creiam, o Mercado Imobiliário dos Condomínios Fechados vai tomar conta dos morros e aí sim; os colarinhos brancos, que financiam a importação/exportação das drogas, terão belas paisagens para contemplarem; possivelmente morarão ali também os altos executivos dos tres maiores bancos privados do país, onde por certo os traficantes teem seus capitais depositados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.