Otavio Ditabranda Frias vai à AMAN para a formação da 'Turma General Emílio Garrastazu Médici'? É hoje

Acontece hoje na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Sul Fluminense, a "Cerimônia de Entrega de Espadas e Declaração de Aspirantes a Oficial".

Além da entrega de espadas o que deve atrair Otávio Frias Filho é o nome do homenageado pela turma que se forma, o do ex-presidente na época da ditadura, em seu período mais sangrento, General Emílio Garrastazu Médici.

Seria uma forma de Otavinho homenagear seu falecido pai, fundador do Grupo Folha, e também aquele que mereceu um artigo de Frias pai, em que este afirmava que Brasil de Médici é ‘um país onde o ódio não viceja’.

Eis o que está escrito na página da AMAN [destaque em negrito é meu]:

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realiza, no dia 04 de dezembro 2010, a cerimônia de Declaração de Aspirantes a Oficial da Turma General Emílio Garrastazu Médici. A cerimônia é uma das mais importantes da nossa Escola e representa o cumprimento da missão, que é a de formar o oficial de carreira combatente, futuro líder do Exército Brasileiro.

O momento é de bastante vibração para todos os militares, mas, sobretudo, de muita expectativa e emoção para os futuros oficiais, seus familiares e amigos. Compartilham dos mesmos sentimentos os Oficiais, Praças e servidores civis da AMAN.

Recebem a espada de Oficial do Exército Brasileiro, 360 cadetes das mais distintas regiões do Brasil, sendo 11 de Resende. Esse ano, cinco formandos são, ainda, de nações amigas (dois da República Dominicana, um de Guiné Bissau, um do Paraguai e um da Venezuela).

Ao passar pelo Portão Monumental, os mais novos oficiais da Força seguirão destino para as diferentes localidades do País, disseminando novos e consolidados conceitos e colaborando, assim, para a modernização e progresso da Instituição. O "Sangue Novo" também carregará, para onde for, alegres e saudáveis recordações dos quatro anos de formação.

A ocasião nesse ano marca, ainda, o início das comemorações do Bicentenário da Academia Militar no Brasil, a ser consolidada em 23 de abril de 2011.

O que será que querem dizer com "novos e consolidados conceitos", se a turma homenageia Médici? Para mim, uma contradição em termos.

Mas para Otavinho Ditabranda deve ser um programão. Talvez ele pense até em reeditar a Folha da Tarde, aquele que foi chamado de "o jornal de maior tiragem do Brasil", pelo número de tiras (policiais) que escreviam em suas páginas.

.