terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Por que o governo da presidenta Dilma se acovardaria, professor Comparato?


O professor Fábio Konder Comparato deu uma entrevista ao Portal Vermelho, onde defendeu a regulação da mídia e falou sobre as três ações diretas de inconstitucionalidade por omissão (ADO) propostas por ele, contra o Congresso Nacional, que até hoje não regulamentou os artigos da Constituição de 1988 que tratam da comunicação.

A entrevista foi merecidamente repercutida na blogosfera. No entanto, o grande destaque, tanto no Portal Vermelho, quanto nas postagens, foi dado a um trecho da entrevista, ao meu modo de ver completamente infeliz:

Vermelho: Que expectativa o senhor tem em relação ao novo governo, no que diz respeito às comunicações?
Comparato: Eu espero que o governo da presidente Dilma Rousseff não se acovarde, nem diante do oligopólio empresarial de comunicação de massa, nem perante os chefes militares, que continuam a defender abertamente os assassinos, torturadores e estupradores de oponentes políticos, durante o regime castrense de 1964 a 1985.

A manchete do Vermelho foi “Comparato: Que o governo Dilma não se acovarde diante da mídia”. Os blogs ou a repetiram ou fizeram pequenas variações, mas sempre mantendo o “não se acovarde”.

Por que o “não se acovarde”? De um gago, a gente espera que ele não gagueje quando for falar. De um sujeito de memória ruim, que ele se recorde do discurso que vai pronunciar. De um tímido, que ele consiga se comunicar. Etc. Por que esperar de uma mulher que aos 19 anos pegou em armas contra a ditadura instalada no país que hoje, presidenta da República, seu governo não se acovarde?

A Ley de Medios tão esperada por nós pode até não sair, mas duvido que seja por covardia do governo Dilma. Quem já bateu de frente com ela sabe disso. Não é, senador Agripino Maia?



Mais uma vez: Deixem a mulher trabalhar!

.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. essa resposta da dilma sempre faz eu ter um orgulho imenso de ter votado nela.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mello
    O raciocínio do Comparato é simples. Tem dois tucanos no Governo: Palocci e Cardoso. Enquanto eles estiverem por lá NADA de regulação da mídia e NADA diminuição da taxa SELIC.
    Não se pode governar com tucanos impunemente.
    Abraço
    Castor

    ResponderExcluir
  3. Caro Melo
    Entendo que a reserva do jurista deve-se ao fato de que além de ter traíras no governo, como o ministro Jobim, é bom lembrar que o governo Dilma foi gerado a partir do governo Lula, que, sabemos, não enfrentou a mídia corporativa no sentido de impor restrições que garantissem um reforço na liberdade de expressão, na democratização das comunicações.
    Abç

    ResponderExcluir
  4. Valéria Moraes11.1.11

    Bons políticos calculam cada ação em termos da força política que acumulam/desacumulam com ela. É preciso acumular força para continuar colocando em marcha o plano de governo. Essas são palavras de Carlos Matus, ex-ministro de Allende que se dedicou a entender e propor métodos para se governar melhor, evitando crises de força (governabilidade) como as que o próprio Allende vivenciou. Entendo que Comparato chama, implicitamtente, o Lula de covarde. É uma fala típica de quem não tem o compromisso de cumprir um projeto audacioso e que, por isso, pode exigir bravatas que um bom político sabe serem impossíveis de sustentar sem comprometer o projeto como um todo. Que o exemplo do Allende não seja esquecido. Parabéns, Lula, por sua "covardia" que permitiu mudar a cara desse país.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11.1.11

    A gente vai continuar ajudando a mulher a trabalhar, vai não, Mello?
    É a gente que não pode se acovardar, pq nem ela, nem Lula, nem ninguém faz nada sozinho.
    Começando por não dar corda a fogo amigo (claro que não de sua parte) e fazendo valer o que já foi começado, pressionando o Congresso, dando continuidade às boas iniciativas, sem esperar cair do céu.
    Tô errada?

    Abraços

    Crica

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de ver este video. Me orgulho do que ali vejo e escuto. Uma lição que Dima deu para o senador Agripino e para tantos que como ele pensam.
    http://easonfn.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Serra, o Noviço Rebelde.
    Noviço Rebelde = Inexperiente e avesso à Educação.
    Serra resolveu boicotar o ENEM (logo após o vazamento da prova do ENEM na gráfica da Folha) e com isso prejudicou o ingresso de muito pobre nordestino e até mesmo paulista, nas universidades de São Paulo.
    O que aconteceu????
    Os candidatos migraram para outras Universidades... As Federais!!!!!
    O intuito do boicote era, mais uma vez, fragilizar o governo. Mas, todas as vezes, o tiro saía pela culatra. Esta foi apenas mais uma...

    http://todeolhomalandragem.blogspot.com/2011/01/serra-o-novico-rebelde.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Mello,
    Concordo plenamente com você. Vamos deixar a Presidenta trabalhar. Posso até entender as preocupações do Prof. Comparato, em função de detrminados indivíduos infiltrados na cúpula do poder.
    Não nos enganemos com a Dilma. Ela sabemuito bem o que quer e como fazer.
    Abraço e parabéns pelo óst.
    Augusto César

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mello, meu nome é Luciano, moro em Goiânia, formado em História pela Universidade Federal de Goiás, e na época da militância estudantil eu escrevia alguns textos, e criei um blog há muito tempo a fim de postar alguns dos textos que escrevi. Agora eu resolvi reativar o blog, fazer dele um blog bem sujo, e voltar a militar novamente, depois de ter trabalhado muito pela internet durante a última campanha eleitoral para presidente, seja respondendo a e-mails mentirosos de Soninha Francine/Serra, seja no twitter. Dessa forma, informo ao senhor que estou te seguindo e peço para que coloque o link de meu blog em sua lista, fico muito agradecido e parabéns pelo seu trabalho. Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mello, acho que faltou meu link, é http://asarvoressaofaceisdeachar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Anônimo13.1.11

    Estou de acordo com a Valéria. Se Lula desse uma de doido e valentão( como muitos esperavam e vários torciam) , não tinha governado 6 meses... É fácil gente como Plínio de Arruda Sampaio, HH e até o Prof Comparato, com todo meu respeito, exigirem atitudes heróicas de quem está "lá", com toda a responsabilidade nas costas, porque se der errado... ah ! o povo vai pra rua (!!!???) , o povo vai defender o governo que ele elegeu (!!!????)... Vai, nada !! E tanto Lula como Dilma ( eu espero e confio profundamente) têm a clareza de saber até onde dá pra forçar a barra. Por mais que nós, da blogosfera tenhamos a percepção de que o PIG está afundando, acho bom não subestimar o poder de penetração destes meios que estão fazendo a cabeça deste povo há 60 anos. Vai em qualquer sala de espera de qq coisa... as revistas à disposição para ler ?? Garanto que não é Carta Capital... é Óia, é Caras, na melhor das hipóteses Isto É . Em que canal a TV está ligada ?? Todas são um lixo, mas é quase certo que será na Globo. Se for a cabo , na Globo News... Portanto, vamos na sabedoria do matuto : mingau quente se come é pela beirada !!
    Abs a todos
    Lais / São Paulo

    ResponderExcluir
  12. Andre M. Carone14.1.11

    Caro Mello,
    partilho dos temores do Professor Comparato por dois motivos:
    a) Ela tem o Sr. Nelson Jobim no Ministério da Defesa, acompanhado pelo Gen. Jose Elito;
    b) O presidente Lula nao comprou essa briga. Quem garante que a presidenta irá levá-la até o fim?
    Tenho certeza que Comparato prefere estar errado em seu prognóstico.
    abraço,
    Andre.
    abraço,
    André.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...